F1 - Alonso: Restrições impediram que pilotos acompanhassem desenvolvimento do carro de 2022

Espanhol e Ocon devem iniciar trabalhos no simulador com o novo carro nesta semana

Fernando Alonso, Alpine F1

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

O bicampeão da Fórmula 1 Fernando Alonso disse que não esteve muito envolvido no desenvolvimento do carro da Alpine para o próximo ano, esperando intensificar sua participação nos próximos meses, quando os testes começarão de fato.

Em 2022 a F1 promete uma revolução com um conjunto de regulamentos bem distintos, trazendo um carro novo, muito diferente do atual.

Leia também:

Apesar do adiamento, originalmente programado para 2021, as equipes não puderam desenvolver o carro ao longo de 2020 para manter os gastos sob controle, evitando também que os funcionários tivessem que se desdobrar para cobrir dois projetos simultâneos.

Alonso, que voltou à F1 neste ano, disse que as restrições fizeram com que ele não pudesse estar muito presente no processo de desenvolvimento. Questionado sobre sua participação, ele disse: "Não muito para ser honesto".

"Sendo honesto, o desenvolvimento foi acompanhado pelos projetistas, simuladores, o novo regulamento é muito restrito no começo, então haviam muitas explicações sobre o que podíamos ou não fazer".

"É um projeto novo e estranho para todos, acredito. Agora, em dezembro e janeiro iniciaremos o trabalho com o simulador e, com sorte, estaremos mais envolvidos".

Fernando Alonso, Alpine/Renault RS18 Mule

Fernando Alonso, Alpine/Renault RS18 Mule

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

O espanhol, que terminou em 10º no Mundial em seu retorno, diz ter "altas expectativas" pelo novo carro da Alpine.

"Mais potência nas retas e mais downforce nas curvas é o que queremos no próximo ano, todos os pilotos. Somos fortes em muitas áreas e precisamos apenas de um pacote competitivo vindo das fábricas de Enstone [sede da equipe] e Viry [fábrica de motores]. Estamos trabalhando há meses e agora temos altas expectativas, mas veremos em fevereiro".

Alonso e Esteban Ocon estavam programados para iniciar o trabalho no simulador nesta semana, e o francês espera que essa seja uma das intertemporadas mais movimentadas.

"O modelo estará pronto no simulador e a partir daí vamos trabalhar muito. Começando com o feedback dos testes dos pneus 18 polegadas de Abu Dhabi e, depois, teremos um inverno cheio, certamente, mais do que os passados, possivelmente".

Mari Becker revela bastidores de tretas de Hamilton x Verstappen na F1 2021

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #154 - Giaffone analisa polêmica de Abu Dhabi e ano de Verstappen e Hamilton

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Novo presidente da FIA dedicará "o tempo que for necessário" para ajudar a melhorar a F1
Próximo artigo VÍDEO: Mercedes liga pela primeira vez motor do carro da F1 2022

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil