F1: Bortoleto avalia performance "incrível" na classificação do GP da Bélgica
Brasileiro foi para o Q3 e irá largar em 10º no domingo de Spa-Francorchamps
Gabriel Bortoleto foi bem nos treinos classificatórios e conseguiu conquistar o décimo lugar para a largada do GP da Bélgica de Fórmula 1. Após a sessão definidora de grid, Bortoleto analisou o que aconteceu nas três partes do classificatório e está positivo para a corrida de domingo (26).
Em conversa com Mari Becker, repórter da Band, Bortoleto respondeu o questionamento sobre o que aconteceu no Q1, quando passou em 15º depois da exclusão da volta de Lewis Hamilton, que foi eliminado em 16º.
"Bom, algumas coisas aconteceram. Primeiro que a gente inicialmente tinha decidido somente usar dois sets [de pneus]. Então saí [com] dois pneus novos para o Q1. E aí tinha muita gente que saiu de pneu usado e acabou fazendo três saídas. Um usado e dois novos".
"Isso acabou tirando um pouquinho do que a gente estava esperando. Nico [Hulkenberg] usou três sets, então ele já era o plano dele e aquele. Mas foi difícil para a gente porque não era o nosso plano inicial. E aí quando eu saí, eu saí muito cedo com o primeiro set. E aí o balanço do carro era... Bom, a gente mudou um pouquinho o carro. Sei lá, estava um pouco diferente e estava bem difícil de pilotar".
Sobre a segunda saída no Q1, ele foi pessimista, mas, no final das contas, deu certo para o piloto brasileiro: "Eu arrumei ele para a segunda saída, mas a segunda saída era o meu último set já de pneus. A gente teve que esperar um tempo no box, porque a gente foi muito cedo com o primeiro set. E acabou que o balanço do carro não estava muito bom no Q1. Eu até fiquei em 16º".
Mesmo passando para o Q2, Bortoleto ficou chateado pela performance no Q1: "Aí Hamilton perdeu a volta e eu consegui entrar. Mas eu sabia que tinha muito potencial no carro, por isso que eu estava tão chateado naquele momento".
"Porque eu falei, 'poxa, eu acho que por alguns erros pequenos aqui que a gente teve no quali, acabou tirando uma possibilidade de outro Q3'. Mas, bom, eu já estava preparado para sair. Aí o meu engenheiro falou, 'talvez você tenha entrado, o Hamilton vai perder a volta'".
Sobre o Q2, Bortoleto disse: "Aí eu fui para o Q2, fiz a primeira volta do Q2 também mais ou menos. Aí eu fiz a segunda volta do Q2, foi incrível de novo, foi uma boa volta que conseguiu colocar a gente no Q3. E finalmente encaixou tudo".
No entanto, pelo uso de todos os pneus, o Q3 foi mais difícil: "E no Q3 a gente não tinha mais jogo de pneu para colocar, então já tinha acabado os sets novos. Então eu tive que ir com o pneu usado, por isso que a gente ficou tão longe do pessoal da frente".
"Mas, com certeza, se a gente tivesse o pneu novo, dava para lutar ali. Porque pelos tempos que eu vi, era mais ou menos ali onde dava para a gente encaixar de novo".
Ao ser questionado sobre o momento do Q2, ele disse: "É, bom, eu estava muito chateado, óbvio. Falei, 'pô, uma oportunidade perdida para largar da principal amanhã, que tem a possibilidade de chuva, com muitos spray, você largar lá atrás'".
"Eu estava puto [risos]. Aconteceu, agora eu tenho que aproveitar. Eu preciso [precisava] me concentrar de novo, tirar a frustração, colocá-la de lado e focar no que eu preciso fazer na próxima saída".
"Tanto que na hora eu falei 'pessoal, depois a gente conversa no que aconteceu no Q1, mas agora a gente precisa resolver o Q2'. E aí a gente mexeu no carro um pouco aqui e ali e encaixou um bom Q2".
Sobre o uso de pneus macios, Bortoleto disse: "Acho que está tudo usado para todo mundo. Acho que todo mundo usou 5 sets no quali, é o que a gente tem escolhido para o final de semana".
O brasileiro da Sauber também avaliou as expectativas para a corrida de domingo: "Vai depender muito do tempo, né? Eu já falei antes, eu acho que eu tive poucas oportunidades esse ano de andar na chuva. Infelizmente, a última em Silverstone eu decidi colocar um pneu errado e acabei nem completando a corrida".
"Mas se chover vai ser experiência boa de aprender um pouco e pegar o carro na chuva, porque eu andei poucas vezes com o carro de Fórmula 1 na chuva, que é uma condição que eu gosto e eu quero andar um pouquinho mais".
"Se não chover, tentar, sei lá, colocar o carro em uma boa janela para não degradar muito. E se manter ali ou até conseguir umas posições, porque tem um pessoal que dá para a gente pegar na frente. E é isso. O que vier, veio. A gente vai dar o melhor e vamos tentar entregar um bom resultado amanhã", concluiu.
Fred Sabino, da BAND, comenta ida da F1 à GLOBO, KIMI NA ALPINE (?), Max, BORTOLETO, Drugo e McLAREN
Ouça: Podcast Motorsport.com 344, com Fred Sabino, editor de F1 da Band
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.