F1: Bottas compara Pérez x Verstappen com fase ao lado de Hamilton na Mercedes

Finlandês passou cinco anos na equipe alemã ao lado do heptacampeão, sem nunca bater o companheiro de equipe

Sergio Perez, Red Bull Racing, with Valtteri Bottas, Alfa Romeo F1 Team

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Desde que Sergio Pérez se uniu à Red Bull na Fórmula 1 em 2021, o mexicano teve poucas ocasiões de competir de perto contra Max Verstappen. Mas, em 2023, isso ganhou outra dimensão, com Checo sequer conseguindo render no mesmo nível das outras equipes. Valtteri Bottas, hoje na Sauber, falo sobre a importância da confiança em si próprio e como isso afetou Pérez.

O finlandês sabe muito bem essa realidade. Após estrear com a Williams e se destacar no grid, Bottas foi contratado pela Mercedes para correr ao lado de Lewis Hamilton entre 2017 e 2021. Nesse período, conquistou dois vice-campeonatos, perdendo para o companheiro de equipe, o qual nunca conseguiu realmente bater de frente.

Leia também:

Falando sobre as diferenças tão grandes entre os companheiros de equipe, Bottas apontou a importância da confiança em si próprio, algo que evidentemente faltou ao mexicano recentemente.

"É preciso enfrentar cada corrida como se pudesse vencer todas", disse à Motorsport Magazin. "Você não pode passar um fim de semana dizendo a si próprio que você não consegue vencer seu companheiro de equipe porque, se fizer isso, já vai ter perdido".

"Nesse sentido, esse é um esporte na qual é preciso ter muita confiança em suas capacidades. Se você não tiver confiança em si próprio, você entra em uma espiral negativa, na qual é muito difícil de se superar, e que acaba sendo notado no cronômetro e na sua serenidade".

"Acredito que se você olhar para o que Sergio está passando agora, é possível ver que ele não tem confiança suficiente em si próprio, e isso se nota nos resultados que ele tem".

Quando questionado se foi isso que lhe havia faltado quando lutou contra Hamilton na Mercedes, Bottas não respondeu com clareza mas, de forma defensiva, disse que enfrentou "o melhor momento" de um heptacampeão.

"Não penso muito nesses anos. 2021 foi quando tive que aceitar meu papel e foi meu último com Lewis. Em nossas cinco temporadas nunca consegui terminar à frente dele. Acredito que Lewis esteve em seu melhor momento nesse período, com excelentes atuações, mas sigo pensando que se tivesse confiança e um bom dia, poderia ter vencido todas".

Podio: ganador Valtteri Bottas, Mercedes, tercer lugar Sergio Pérez, Red Bull Racing

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Podio: ganador Valtteri Bottas, Mercedes, tercer lugar Sergio Pérez, Red Bull Racing

Motorsport Business #8 – THIAGO MARQUES: A INCRÍVEL jornada da Sprint e chegada AVASSALADORA da NASCAR

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Como teria sido a temporada 2023 da F1 sem Verstappen e Red Bull no grid?
Próximo artigo Hamilton pratica paraquedismo em Dubai durante férias da F1; veja vídeo

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil