F1 - Brundle critica atitude de Verstappen na Arábia Saudita: "Desta vez ele apostou e perdeu"
Ex-piloto da F1 criticou a atitude do holandês e de sua equipe na disputa contra Oscar Piastri, da McLaren

Martin Brundle, ex-piloto de Fórmula 1, criticou Max Verstappen após sua penalidade de tempo na primeira volta em Jeddah. De acordo com o britânico, o tetracampeão exagerou no duelo com Oscar Piastri, da McLaren, que acabou vencendo a corrida.
Na largada, Piastri saiu de forma excelente do P2 e estava ao lado de Max Verstappen por dentro quando ele entrou na curva 1. As diretrizes de 2025 exigem que um piloto que esteja "suficientemente próximo" possa reivindicar a curva, sem a obrigação de deixar espaço do lado de fora.
Brundle explica em sua coluna na Sky Sports F1: "Isso foi introduzido para evitar que o piloto do lado de fora simplesmente solte o freio, ou até mesmo acelere, saia da pista e depois afirme que estava à frente e que não havia recebido espaço - e, assim, facilmente leve o piloto do lado de dentro a uma penalidade. Exatamente o que Max tentou no domingo à noite".
Verstappen seguiu em frente e manteve a liderança. O controle de corrida impôs uma penalidade de cinco segundos por isso. Brundle disse que a infração foi clara: "Às vezes, você pode olhar para os incidentes de diferentes ângulos, discutir o cenário e questionar suas impressões iniciais, mas acelerar na área de escape com relativamente pouco ângulo de direção claramente deu a Max uma vantagem injusta e a liderança".
"Se houvesse um muro, uma barreira de proteção ou cascalho do lado de fora da curva 1, Max teria cedido e se colocado atrás da McLaren de Piastri". Brundle acha que Verstappen avaliou mal o momento: "Ninguém brinca com os regulamentos de forma tão sofisticada quanto Max, mas desta vez ele apostou - e perdeu".
"A Red Bull interpretou mal a situação"
Na Red Bull, houve frustração. Verstappen achava que a penalidade era injustificada, e o chefe da equipe, Christian Horner, o apoiou publicamente.
Brundle foi critico: "Entendo que eles estão programados para serem extremamente competitivos e sempre convencidos de que estão certos e todos os outros estão errados. É por isso que eles dominaram tantas temporadas, mas, desta vez, eles interpretaram mal a situação e foram prejudicados".
Brundle questiona se Verstappen teria se saído melhor se tivesse devolvido a posição imediatamente. "Talvez ele tivesse vencido se a equipe tivesse dito diretamente a ele para devolver a posição. Por outro lado, ele agora estava pilotando com ar livre, o que o ajudou a proteger os pneus e a superaquecer os freios e o motor".
"Como resultado, ele teve um ritmo forte durante todo o primeiro stint. Talvez tenha valido a pena esses cinco segundos por essa vantagem", conclui.
MAIOR ARREPENDIMENTO de Márquez: lição para MARTÍN? Chance de Bagnaia, ACOSTA 'na' Honda e pré-JEREZ
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Márquez DOMINA, Bagnaia MEDIANO, Martín QUEBRA COSTELAS e VIÑALES PUNIDO: o CAOS da MotoGP no Catar
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.