F1: Chuva chega, mas não impede 'passeio' de Verstappen para vencer GP de Mônaco à frente de Alonso e Ocon
Holandês fez um grande trabalho com os pneus, aguentando um stint de mais de 50 voltas com os compostos médios
A chuva chegou nas 25 voltas finais, mas não impediu um verdadeiro passeio de Max Verstappen para vencer o GP de Mônaco. O bicampeão da Fórmula 1 não teve nenhum tipo de desafio dos pilotos que vinham atrás, com o holandês fazendo um longo stint de mais de 50 voltas com os pneus médios antes das condições de pista mudarem.
Fernando Alonso e Esteban Ocon ocuparam as demais posições do pódio. Completaram o top 10: Lewis Hamilton, George Russell, Charles Leclerc, Pierre Gasly, Carlos Sainz, Lando Norris e Oscar Piastri.
O grid se dividiu bem na escolha de pneus para a largada. Dos seis primeiros colocados, Verstappen, Ocon e Hamilton optaram pelos médios, enquanto Alonso, Sainz e Leclerc foram de duros. De todos, apenas Zhou arriscou com os macios.
Na largada, Verstappen saiu bem para segurar Alonso, que teve que aguentar a pressão de Ocon, enquanto Hamilton buscava atacar Sainz. Se na frente a situação era tranquila, no fundo a confusão reinava, com a parte de trás do grid se aglomerando nas curvas em busca de posições. Stroll foi quem se deu pior, com dano no carro de um furo de pneu.
Pérez, Zhou e Hulkenberg apostaram em uma estratégia diferente, parando já na primeira volta para colocar pneus duros e ir até o fim, contando com a intervenção do safety car.
Quando Verstappen abria a 10ª volta de 78, Verstappen tinha 2s8 para Alonso, enquanto Ocon já ficava a mais de 11s do holandês. O francês tinha Sainz em quarto a menos de 1s, enquanto Hamilton completava o top 5 a cerca de 2s do espanhol.
Na volta 12, Sainz tentou avançar para cima de Ocon na saída do túnel mas acabou acertando o piloto da Alpine, ficando com dano na asa dianteira. Isso permitiu a aproximação de Hamilton e Leclerc.
Alonso foi ao rádio reclamar com a equipe sobre perda de performance, achando que tinha um furo de pneu, o que foi negado pelo engenheiro.
Com isso, Verstappen já abria 8s5 na volta 20 para Alonso, que abria quase 15s para Ocon. Sainz, Hamilton, Leclerc, Gasly, Russell, Tsunoda e Norris fechavam o top 10. Já Pérez era o 16º após ele e Stroll realizarem uma ultrapassagem dupla sobre Sargeant.
Preso atrás de Stroll, Pérez se viu tomando volta do companheiro de equipe quando a prova chegava à sua metade. Neste momento, as equipes alertavam os pilotos de que a chuva poderia chegar antes da bandeira quadriculada. Verstappen abria quase 9s para Alonso, mas o tráfego ajudava o espanhol a se aproximar. Ocon ficava a mais de 17s do piloto da Aston Martin, abrindo 2s para Sainz.
Dos ponteiros, Hamilton foi o primeiro a parar, na volta 32, colocando pneus duros e voltando em oitavo. Ocon e Sainz entraram nos dois giros seguintes, com os três voltando na mesma ordem que estavam.
Quando Verstappen foi dar uma volta em Stroll, Pérez tentou se aproveitar, mergulhando junto na Nouvelle Chicane. Mas o plano deu errado. Stroll manteve sua trajetória, forçando o mexicano a sair pela chicane. Na volta, Pérez ainda acertou a Haas, ficando com dano na asa dianteira, o que o forçou a entrar novamente nos boxes, voltando em 19º.
Dos cinco primeiros colocados que ainda não haviam parado, Leclerc foi o primeiro, na volta 45, voltando quase 10s atrás de Hamilton. Pelo rádio, os pilotos eram alertados sobre a possibilidade de chuva próximo da volta 60.
As primeiras gotas de chuva chegaram antes do esperado, ainda na volta 52 de 78, quando Verstappen, Alonso e Russell ainda não haviam feito suas paradas. Mas os pilotos ainda arriscaram mais algumas voltas com os pneus slick, apesar da visível necessidade de redução de velocidade.
Enquanto Verstappen seguiu na pista com os médios desgastados, Russell Ocon e Hamilton foram os primeiros a parar pelos intermediários na volta 55, enquanto Alonso entrou junto, mas para colocar médios, precisando entrar novamente no giro seguinte devido às condições da pista.
Após todos os ponteiros pararem pelos intermediários, na volta 58, a ordem era: Verstappen, 18s à frente de Alonso. Ocon em terceiro, 8s atrás. Hamilton em quarto, colado no francês e Russell completando o top 5, a 8s. Fechando o top 10: Leclerc, Gasly, Sainz, Tsunoda e Piastri.
Russell foi punido pela direção de prova com 5s devido a um retorno inseguro à pista após escapar na Mirabeau. Ao voltar, ele foi acertado por Pérez, por conta dos problemas de visibilidade na área com a chuva.
No final, Max Verstappen não teve dificuldades para completar seu passeio pelas ruas do Principado, vencendo o GP de Mônaco com folga, enquanto Fernando Alonso e Esteban Ocon completaram o pódio. Completaram o top 10: Lewis Hamilton, George Russell, Charles Leclerc, Pierre Gasly, Carlos Sainz, Lando Norris e Oscar Piastri.
A Fórmula 1 retoma as atividades da temporada 2023 já no próximo final de semana com o GP da Espanha, sétima etapa do campeonato. No Motorsport.com você acompanha a cobertura completa da principal categoria do automobilismo mundial.
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Max Verstappen | Red Bull | Red Bull | 78 | 1:48'51.980 | 25 | |||
2 | 14 | Fernando Alonso | Aston Martin | Mercedes | 78 | 1:49'19.901 | 27.921 | 18 | ||
3 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 78 | 1:49'28.970 | 36.990 | 15 | ||
4 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 78 | 1:49'31.042 | 39.062 | 13 | ||
5 | 63 | George Russell | Mercedes | Mercedes | 78 | 1:49'48.264 | 56.284 | 10 | ||
6 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 78 | 1:49'53.870 | 1'01.890 | 8 | ||
7 | 10 | Pierre Gasly | Alpine | Renault | 78 | 1:49'54.342 | 1'02.362 | 6 | ||
8 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 78 | 1:49'55.371 | 1'03.391 | 4 | ||
9 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 77 | 1 lap | 2 | |||
10 | 81 | Oscar Piastri | McLaren | Mercedes | 77 | 1 lap | 1 | |||
11 | 77 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo | Ferrari | 77 | 1 lap | ||||
12 | 21 | Nyck de Vries | AlphaTauri | Red Bull | 77 | 1 lap | ||||
13 | 24 | Guan Yu Zhou | Alfa Romeo | Ferrari | 77 | 1 lap | ||||
14 | 23 | Alexander Albon | Williams | Mercedes | 77 | 1 lap | ||||
15 | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Red Bull | 76 | 2 laps | ||||
16 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Red Bull | 76 | 2 laps | ||||
17 | 27 | Nico Hulkenberg | Haas | Ferrari | 76 | 2 laps | ||||
18 | 2 | Logan Sargeant | Williams | Mercedes | 76 | 2 laps | ||||
dnf | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 70 | |||||
dnf | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 53 |
PÓDIO AO VIVO: O melhor debate sobre o GP de Mônaco de Fórmula 1 é aqui!
Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast: após críticas de Max e Lewis, dá para dizer que F1 está perdendo seu DNA?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.