F1 - Hamilton cita final de Interlagos-2008 'judicializada' por Massa e relembra o pós-título: "Me senti o inimigo público nº1"

Heptacampeão disputou campeonato daquele ano com o brasileiro, que começou empreitada jurídica em busca da taça após surgirem fatos novos sobre o 'Crashgate'

Felipe Massa, Ferrari and Lewis Hamilton, McLaren

Foto de: Sutton Motorsport Images

Após 15 anos da polêmica temporada 2008 da Fórmula 1, que teve Lewis Hamilton e Felipe Massa no centro da briga pelo título, as discussões sobre aquele campeonato perduram até hoje, principalmente após a empreitada jurídica do brasileiro contra a categoria e a Federação Internacional de Automobilismo em busca de reconhecimento como campeão daquele ano, depois de fatos novos sobre o 'Crashgate' virem à tona.

Leia também:

No começo de 2023, uma 'bomba' explodiu em relação aos bastidores da controversa corrida de 2008 em Singapura, onde o brasileiro Nelsinho Piquet jogou o carro contra o muro propositalmente para beneficiar seu companheiro de Renault Fernando Alonso, no escândalo também conhecido como 'Singapuragate'. O espanhol venceu por causa da corrupção orquestrada por seu chefe Flavio Briatore e Massa acabou prejudicado.

Inicialmente, acreditava-se que F1 e FIA souberam do caso só em 2009, mas o ex-chefão da categoria, Bernie Ecclestone, 'deixou escapar' recentemente que tanto ele quanto o então presidente da Federação, Max Mosley, descobriram o esquema antes mesmo da final daquele campeonato, disputada justamente em Interlagos, no GP do Brasil.

No fim, a vitória daquele ano em São Paulo ficou com Massa, mas a taça foi conquistada por Hamilton, que se sagrou campeão pela primeira vez. Depois de 15 anos, e com provas 'irrefutáveis' do conhecimento do alto escalão da F1 em relação ao acontecido em Marina Bay, Felipe decidiu entrar com um processo contra a elite global do esporte a motor.

Como consequência, o brasileiro teve seu cargo de embaixador da F1 'suspenso' e foi orientado a não comparecer no GP da Itália deste ano, com sua presença no GP de São Paulo também sendo dúvida.

Falando com os jornalistas brasileiros nessa quarta-feira, Hamilton foi relembrado do campeonato e de tudo que envolveu a disputa daquele ano. O heptacampeão mundial alegou que, na época, sentiu como se fosse um oponente do Brasil inteiro. 

"Lutar contra um brasileiro e ganhar um campeonato contra ele... eu me senti como se fosse o inimigo público número um na época. Eu sei que aquele fim de semana não foi fácil, mas antes dele, foi uma grande batalha [pelo título]."

Confira os horários da Fórmula 1 em Interlagos:

Fórmula 1

Dia Horário (Brasília) Transmissão
Treino Livre Sexta-feira 11h30 Bandsports
Classificação (Para o GP de domingo) Sexta-feira 15h Bandsports
Classificação Sprint Sábado 11h Bandsports
Corrida Sprint Sábado 15h30 Band e Bandsports
GP de São Paulo Domingo 14h Band

Programas no YouTube do Motorsport.com

Dia Horário
TELEMETRIA Quarta-feira 16h
DIRETO DO PADDOCK Quinta-feira 19h
SEXTA-LIVRE Sexta-feira Após a classificação
Q4 Sábado Após a sprint
PÓDIO Domingo Após a corrida
RETA FINAL Segunda-feira 18h45

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #254 – O que esperar do GP de São Paulo, em Interlagos?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Vitória ou P2 no campeonato? Hamilton traça meta para corrida em Interlagos e reta final da temporada
Próximo artigo F1: Quem pode se dar bem no GP de São Paulo, no Brasil?

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil