Recomendado para você

MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Geral
Geral
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

IMSA
IMSA
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos
Galid Osman disputa título da NASCAR Brasil

Galid Osman disputa título da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Galid Osman disputa título da NASCAR Brasil
Após pódio na etapa anterior, Valdeno Brito disputa título da Special Edition da NASCAR Brasil em Interlagos

Após pódio na etapa anterior, Valdeno Brito disputa título da Special Edition da NASCAR Brasil em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Após pódio na etapa anterior, Valdeno Brito disputa título da Special Edition da NASCAR Brasil em Interlagos

F1: Engenheiro explica por que Leclerc não teve performance comprometida na China mesmo com asa quebrada

Piloto monegasco foi tocado por Lewis Hamilton ainda primeira volta da corrida e perdeu um pedaço da asa dianteira; quebra, no entanto, não influenciou ritmo do ferrarista

Charles Leclerc, Ferrari

Charles Leclerc, Ferrari

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Charles Leclerc foi desclassificado do GP da China de Fórmula 1 por estar com o carro abaixo do peso mínimo obrigatório, contudo, não foi apenas o pós-corrida do monegasco da Ferrari que causou confusão e levantou algumas questões intrigantes. 

Leia também:

Ainda durante a primeira volta da prova em Xangai, Lewis Hamilton - companheiro de Leclerc - acabou acertando a asa dianteira de Charles. Na teoria, o piloto de Monte Carlo teria seu desempenho prejudicado devido à peça quebrada, porém, o contrário aconteceu. 

No meio da corrida, Hamilton foi até o rádio para sugerir uma troca de posições entre eles, uma vez que Leclerc apresentava um ritmo melhor que o dele e conseguiria chegar até George Russell, terceiro colocado naquele momento. A Ferrari também optou por não fazer a troca da peça quando o piloto foi para os boxes trocar os pneus.

A performance do monegasco surpreendeu e levantou o questionamento: por que ele era mais rápido que o companheiro mesmo estando com a asa dianteira quebrada?  O Motorsport.com foi atrás de respostas e consultou o ex-chefe de motores da Renault na F1, Rico Penteado, para entender. 

"Bem diferente do caso do [Yuki] Tsunoda, que perdeu uma parte da asa que cria downforce, no caso do [Charles] Leclerc o que ele perdeu foi o end plate, a parte vertical que está ali mais para condicionar o ar, empurrar o ar para fora do pneu e tentar melhorar o arrasto do carro. Não tem muito efeito vertical neste caso", iniciou. 

"Claro que ele perde aerodinâmica, porém, pelo fato da asa dele ser bem flexível, ela colou no chão e acabou criando um efeito difusor, criou uma ventosa com a asa o que acabou compensando, dando balanço e equilíbrio para ele na parte dianteira. Ele perdeu rendimento? Sim, mas uma parte foi compensada por conta desse efeito de ventosa que foi criado."

RISCO da RBR perder Max, CRÍTICAS a Bortoleto, HAMILTON e Ferrari, Piastri x Norris, Lawson | MOLINA

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Impacto da crise da RBR em Max, críticas a Bortoleto, Hamilton e Piastri x Norris | Com Ricardo Molina

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo! 

Artigo anterior F1: "Verstappen está secretamente se despedindo da Red Bull", dispara ex-piloto
Próximo artigo F1: Mario Andretti admite que Pérez é opção para Cadillac

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros