F1: Engenheiro explica por que Leclerc não teve performance comprometida na China mesmo com asa quebrada

Piloto monegasco foi tocado por Lewis Hamilton ainda primeira volta da corrida e perdeu um pedaço da asa dianteira; quebra, no entanto, não influenciou ritmo do ferrarista

Charles Leclerc, Ferrari

Charles Leclerc, Ferrari

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Charles Leclerc foi desclassificado do GP da China de Fórmula 1 por estar com o carro abaixo do peso mínimo obrigatório, contudo, não foi apenas o pós-corrida do monegasco da Ferrari que causou confusão e levantou algumas questões intrigantes. 

Leia também:

Ainda durante a primeira volta da prova em Xangai, Lewis Hamilton - companheiro de Leclerc - acabou acertando a asa dianteira de Charles. Na teoria, o piloto de Monte Carlo teria seu desempenho prejudicado devido à peça quebrada, porém, o contrário aconteceu. 

No meio da corrida, Hamilton foi até o rádio para sugerir uma troca de posições entre eles, uma vez que Leclerc apresentava um ritmo melhor que o dele e conseguiria chegar até George Russell, terceiro colocado naquele momento. A Ferrari também optou por não fazer a troca da peça quando o piloto foi para os boxes trocar os pneus.

A performance do monegasco surpreendeu e levantou o questionamento: por que ele era mais rápido que o companheiro mesmo estando com a asa dianteira quebrada?  O Motorsport.com foi atrás de respostas e consultou o ex-chefe de motores da Renault na F1, Rico Penteado, para entender. 

"Bem diferente do caso do [Yuki] Tsunoda, que perdeu uma parte da asa que cria downforce, no caso do [Charles] Leclerc o que ele perdeu foi o end plate, a parte vertical que está ali mais para condicionar o ar, empurrar o ar para fora do pneu e tentar melhorar o arrasto do carro. Não tem muito efeito vertical neste caso", iniciou. 

"Claro que ele perde aerodinâmica, porém, pelo fato da asa dele ser bem flexível, ela colou no chão e acabou criando um efeito difusor, criou uma ventosa com a asa o que acabou compensando, dando balanço e equilíbrio para ele na parte dianteira. Ele perdeu rendimento? Sim, mas uma parte foi compensada por conta desse efeito de ventosa que foi criado."

RISCO da RBR perder Max, CRÍTICAS a Bortoleto, HAMILTON e Ferrari, Piastri x Norris, Lawson | MOLINA

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Impacto da crise da RBR em Max, críticas a Bortoleto, Hamilton e Piastri x Norris | Com Ricardo Molina

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo! 

In this article
Isa Fernandes
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1: "Verstappen está secretamente se despedindo da Red Bull", dispara ex-piloto

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros