Recomendado para você

Bicampeão do WRC, Rovanpera anuncia mudança para a Super Fórmula com o objetivo de chegar à F1; veja detalhes e contexto

Bicampeão do WRC, Rovanpera anuncia mudança para a Super Fórmula com o objetivo de chegar à F1; veja detalhes e contexto

Super Fórmula
Super Fórmula
Bicampeão do WRC, Rovanpera anuncia mudança para a Super Fórmula com o objetivo de chegar à F1; veja detalhes e contexto
F1: Sainz dá detalhes de 'aventura' caótica e aluguel de van com Leclerc após Baku

F1: Sainz dá detalhes de 'aventura' caótica e aluguel de van com Leclerc após Baku

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Sainz dá detalhes de 'aventura' caótica e aluguel de van com Leclerc após Baku
F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Fórmula 1
Fórmula 1
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

F1: Engenheiro explica por que Leclerc não teve performance comprometida na China mesmo com asa quebrada

Piloto monegasco foi tocado por Lewis Hamilton ainda primeira volta da corrida e perdeu um pedaço da asa dianteira; quebra, no entanto, não influenciou ritmo do ferrarista

Charles Leclerc, Ferrari

Charles Leclerc, Ferrari

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Charles Leclerc foi desclassificado do GP da China de Fórmula 1 por estar com o carro abaixo do peso mínimo obrigatório, contudo, não foi apenas o pós-corrida do monegasco da Ferrari que causou confusão e levantou algumas questões intrigantes. 

Leia também:

Ainda durante a primeira volta da prova em Xangai, Lewis Hamilton - companheiro de Leclerc - acabou acertando a asa dianteira de Charles. Na teoria, o piloto de Monte Carlo teria seu desempenho prejudicado devido à peça quebrada, porém, o contrário aconteceu. 

No meio da corrida, Hamilton foi até o rádio para sugerir uma troca de posições entre eles, uma vez que Leclerc apresentava um ritmo melhor que o dele e conseguiria chegar até George Russell, terceiro colocado naquele momento. A Ferrari também optou por não fazer a troca da peça quando o piloto foi para os boxes trocar os pneus.

A performance do monegasco surpreendeu e levantou o questionamento: por que ele era mais rápido que o companheiro mesmo estando com a asa dianteira quebrada?  O Motorsport.com foi atrás de respostas e consultou o ex-chefe de motores da Renault na F1, Rico Penteado, para entender. 

"Bem diferente do caso do [Yuki] Tsunoda, que perdeu uma parte da asa que cria downforce, no caso do [Charles] Leclerc o que ele perdeu foi o end plate, a parte vertical que está ali mais para condicionar o ar, empurrar o ar para fora do pneu e tentar melhorar o arrasto do carro. Não tem muito efeito vertical neste caso", iniciou. 

"Claro que ele perde aerodinâmica, porém, pelo fato da asa dele ser bem flexível, ela colou no chão e acabou criando um efeito difusor, criou uma ventosa com a asa o que acabou compensando, dando balanço e equilíbrio para ele na parte dianteira. Ele perdeu rendimento? Sim, mas uma parte foi compensada por conta desse efeito de ventosa que foi criado."

RISCO da RBR perder Max, CRÍTICAS a Bortoleto, HAMILTON e Ferrari, Piastri x Norris, Lawson | MOLINA

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Impacto da crise da RBR em Max, críticas a Bortoleto, Hamilton e Piastri x Norris | Com Ricardo Molina

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo! 

Artigo anterior F1: "Verstappen está secretamente se despedindo da Red Bull", dispara ex-piloto
Próximo artigo F1: Mario Andretti admite que Pérez é opção para Cadillac

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros