Recomendado para você

F1 AO VIVO: Veja DEBATE sobre vitória do Norris no GP do MÉXICO, Bortoleto pontua

F1 AO VIVO: Veja DEBATE sobre vitória do Norris no GP do MÉXICO, Bortoleto pontua

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 AO VIVO: Veja DEBATE sobre vitória do Norris no GP do MÉXICO, Bortoleto pontua
F1: Norris vence GP do México e reassume liderança do campeonato; Bortoleto termina em 10°

F1: Norris vence GP do México e reassume liderança do campeonato; Bortoleto termina em 10°

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Norris vence GP do México e reassume liderança do campeonato; Bortoleto termina em 10°
VÍDEO F1: Lawson 'quase atropela' fiscais de pista no México; veja

VÍDEO F1: Lawson 'quase atropela' fiscais de pista no México; veja

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
VÍDEO F1: Lawson 'quase atropela' fiscais de pista no México; veja
Fraga mantém liderança; confira a classificação da Stock Car após a etapa de Campo Grande

Fraga mantém liderança; confira a classificação da Stock Car após a etapa de Campo Grande

Stock Car
Stock Car
Campo Grande
Fraga mantém liderança; confira a classificação da Stock Car após a etapa de Campo Grande
F1 - Pérez promete: "Pessoas vão se surpreender com o quão competitivo estarei" na Cadillac

F1 - Pérez promete: "Pessoas vão se surpreender com o quão competitivo estarei" na Cadillac

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Pérez promete: "Pessoas vão se surpreender com o quão competitivo estarei" na Cadillac
F1: Norris destaca ritmo da McLaren, mas apoia Piastri sobre carro "difícil de pilotar"

F1: Norris destaca ritmo da McLaren, mas apoia Piastri sobre carro "difícil de pilotar"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Norris destaca ritmo da McLaren, mas apoia Piastri sobre carro "difícil de pilotar"
F1: Alonso diz que Aston Martin "não merece pontos" no GP do México

F1: Alonso diz que Aston Martin "não merece pontos" no GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Alonso diz que Aston Martin "não merece pontos" no GP do México
Cristian Mohr disputa Porsche Endurance em Interlagos

Cristian Mohr disputa Porsche Endurance em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Cristian Mohr disputa Porsche Endurance em Interlagos

F1: Engenheiro explica por que Leclerc não teve performance comprometida na China mesmo com asa quebrada

Piloto monegasco foi tocado por Lewis Hamilton ainda primeira volta da corrida e perdeu um pedaço da asa dianteira; quebra, no entanto, não influenciou ritmo do ferrarista

Charles Leclerc, Ferrari

Charles Leclerc, Ferrari

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Charles Leclerc foi desclassificado do GP da China de Fórmula 1 por estar com o carro abaixo do peso mínimo obrigatório, contudo, não foi apenas o pós-corrida do monegasco da Ferrari que causou confusão e levantou algumas questões intrigantes. 

Leia também:

Ainda durante a primeira volta da prova em Xangai, Lewis Hamilton - companheiro de Leclerc - acabou acertando a asa dianteira de Charles. Na teoria, o piloto de Monte Carlo teria seu desempenho prejudicado devido à peça quebrada, porém, o contrário aconteceu. 

No meio da corrida, Hamilton foi até o rádio para sugerir uma troca de posições entre eles, uma vez que Leclerc apresentava um ritmo melhor que o dele e conseguiria chegar até George Russell, terceiro colocado naquele momento. A Ferrari também optou por não fazer a troca da peça quando o piloto foi para os boxes trocar os pneus.

A performance do monegasco surpreendeu e levantou o questionamento: por que ele era mais rápido que o companheiro mesmo estando com a asa dianteira quebrada?  O Motorsport.com foi atrás de respostas e consultou o ex-chefe de motores da Renault na F1, Rico Penteado, para entender. 

"Bem diferente do caso do [Yuki] Tsunoda, que perdeu uma parte da asa que cria downforce, no caso do [Charles] Leclerc o que ele perdeu foi o end plate, a parte vertical que está ali mais para condicionar o ar, empurrar o ar para fora do pneu e tentar melhorar o arrasto do carro. Não tem muito efeito vertical neste caso", iniciou. 

"Claro que ele perde aerodinâmica, porém, pelo fato da asa dele ser bem flexível, ela colou no chão e acabou criando um efeito difusor, criou uma ventosa com a asa o que acabou compensando, dando balanço e equilíbrio para ele na parte dianteira. Ele perdeu rendimento? Sim, mas uma parte foi compensada por conta desse efeito de ventosa que foi criado."

RISCO da RBR perder Max, CRÍTICAS a Bortoleto, HAMILTON e Ferrari, Piastri x Norris, Lawson | MOLINA

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Impacto da crise da RBR em Max, críticas a Bortoleto, Hamilton e Piastri x Norris | Com Ricardo Molina

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo! 

Artigo anterior F1: "Verstappen está secretamente se despedindo da Red Bull", dispara ex-piloto
Próximo artigo F1: Mario Andretti admite que Pérez é opção para Cadillac

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros