F1: Entenda as mudanças do carro da Mercedes que prejudicaram Hamilton em Mônaco

Equipe técnica de James Allison introduziu no W12 uma série de modificações projetadas especificamente para Monte Carlo

Mercedes AMG F1 W12 front suspension

Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

A Mercedes não mudou apenas o ângulo de direção do W12 para o GP de Mônaco de Fórmula 1, mas também revisou a aerodinâmica e a aderência dos freios dianteiros, atrapalhando um equilíbrio que havia sido encontrado. Valtteri Bottas se adaptou a um carro que não conseguia transferir energia para os pneus, enquanto Lewis Hamilton teve problemas como nunca antes. 

O monoposto da montadora alemã não conseguiu encontrar a afinação certa para Monte Carlo, lutando para colocar os pneus na janela correta de temperatura e, portanto, sofrendo de má dirigibilidade, como se a equipe havia voltado para o teste de pré-temporada no Bahrein.

Leia também:

Ainda assim, a equipe técnica de James Allison introduziu no W12uma série de modificações projetadas especificamente para Mônaco. O estrito regulamento técnico caracterizado pelas peças homologadas permitiu às escuderias intervir nos dois cantos dianteiros para alterar o ângulo de direção.

Muitas equipes se limitaram a aumentar o ângulo de direção, enquanto a Mercedes introduziu algumas inovações que dizem respeito à direção, suspensão e freios, tocando tanto nos aspectos mecânicos quanto aerodinâmicos.

O trabalho feito especificamente para as curvas de baixa velocidade de Monte Carlo não deve ter dado o resultado que os engenheiros esperavam e, embora Bottas tenha se adaptado à solução disponível da melhor maneira que pôde, Hamilton parece ter sofrido mais com seu estilo de pilotagem. 

O W12 foi incapaz de transmitir a energia necessária aos pneus dianteiros. Mas, mesmo se quisessem, não seria possível voltar para a solução padrão, então efeitos cascata foram acionados, que mostraram uma Mercedes e Hamilton menos brilhantes do que o normal.

Il braccio dello sterzo della Mercedes W12 di Monaco a confronto con quello standard

Il braccio dello sterzo della Mercedes W12 di Monaco a confronto con quello standard

Photo by: Giorgio Piola

Nos desenhos de Giorgio Piola podemos observar em detalhes as mudanças que afetaram a equipe de Toto Wolff em Monte Carlo e, olhando para as modificações, a importante intervenção que foi feita é evidente.

De fato, visto de cima, não se pode esquecer que a barra de direção foi totalmente redesenhada com um ponto de fixação ao suporte do cubo mais saliente para a frente: a solução com um perfil de asa aumentado tinha uma função dupla. 

La sospensione anteriore della Mercedes AMG F1 W12 con la modifica al braccio dello sterzo e alla presa dei freni

La sospensione anteriore della Mercedes AMG F1 W12 con la modifica al braccio dello sterzo e alla presa dei freni

Photo by: Giorgio Piola

Obviamente, as inovações mecânicas projetadas para melhorar a capacidade de manobra em baixa velocidade do W12 também tiveram uma influência direta no design da entrada do freio porque a cobertura de carbono da nova barra de direção era consideravelmente mais volumosa, limitando assim o fluxo de ar para resfriar os freios e para gerar os fluxos úteis para a aerodinâmica.

Não foi por acaso, portanto, que a entrada de ar foi administrada de forma diferente da usual: a distribuição das aberturas destinadas aos freios e aquelas que, por outro lado, deveriam ter sido úteis para gerar a carga mudou. Em suma, era sabido que pouco poderia ter sido feito para mudar uma situação que já parecia comprometida após os treinos livres de quinta-feira.

Os técnicos tiveram de intervir nos ângulos característicos da suspensão na esperança de encontrar uma afinação que casasse com o asfalto de Monte Carlo. Bottas encontrou ajustes que o levaram a tirar o máximo proveito disponível, enquanto Hamilton, com modificações semelhantes, ficou perdido - um sinal de que as mudanças feitas gradualmente não lhe permitiram extrair do carro o potencial que poderia estar ali.

Christian Fittipaldi REVELA detalhes DESCONHECIDOS do dia da MORTE de SENNA

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: O que a liderança inédita de Verstappen representa na F1?

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: GP da Holanda espera receber mais de 100 mil fãs por dia
Próximo artigo F1: Reutemann volta a ser internado na Argentina com desidratação

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil