F1: Equipe de Bortoleto em 2026, Audi opina sobre motores: "O futuro é elétrico"
CEO da marca alemã reforçou seu compromisso com a F1 e com unidades de potência eletrificadas

Audi and BP logo
Foto de: Audi
Há duas semanas, os fabricantes de motores da Fórmula 1 se reuniram no Bahrein para discutir o futuro dos motores. De qualquer forma, está claro que nem todas as partes querem seguir na mesma direção, com algumas vozes a favor do V10 e outras pela manutenção da unidade de potência híbrida. O CEO da Audi, Gernot Döllner, está confiante de que a F1 será elétrica - e não retornará aos aspirados.
A Audi não é a favor dos motores de combustão interna e, nesse caso, está em total contraste com a Red Bull Power Trains, pois o chefe da equipe, Christian Horner, é a favor dos V10s. Em uma entrevista ao Süddeutsche Zeitung, Döllner não esconde o fato de que acredita que a eletrificação é o futuro.
"Basta olhar para o que aconteceu nos últimos dois anos. Primeiro, a mobilidade elétrica não conseguia avançar rápido o suficiente, e agora, de repente, as pessoas estão dizendo que não é nada", disse o alemão em uma entrevista ao jornal. "Mas essas são apenas flutuações em um longo caminho que estamos percorrendo. O futuro será definitivamente elétrico".
O que é importante para o contexto da história é que Döllner está falando aqui sobre a direção geral da Audi como fabricante de carros, mas está claro que a Fórmula 1 está envolvida. Ele diz que as discussões sobre o V10 poderiam, portanto, ser encerradas, porque um motor de combustão interna convencional na equipe de fábrica seria impensável na Audi.
O CEO diz que as emoções envolvidas na eliminação gradual dos motores de combustão interna não são apropriadas para a era atual. "Infelizmente, esquecemos qual é o objetivo disso: combater a mudança climática", explica.
"Temos que evitar que um dia olhemos para trás e percebamos que estamos atrasados em nossa meta de neutralidade de CO2. Estamos trabalhando consistentemente para tornar todos os nossos carros totalmente elétricos. O futuro da Audi é elétrico. Os clientes decidem e se envolvem emocionalmente quando se trata de eletrificação".
Choques financeiros
A Audi está enfrentando outros problemas envolvendo uma posição financeira difícil. A marca anunciou recentemente que cortará 7.500 empregos até o final de 2029. Isso significaria uma economia de 1 bilhão de euros no médio prazo.
"A Audi precisa se tornar mais rápida, mais ágil e mais eficiente. Uma coisa é clara: isso não pode ser alcançado sem mudanças na força de trabalho", disse Döllner na época.
A interrupção do projeto da F1 potencialmente traria mais dinheiro, mas isso não é um problema no momento. Especialmente após o envolvimento do fundo de investimento do Catar, uma mudança para a categoria rainha não é mais considerada arriscada. "O investimento ressalta o compromisso da Audi com a Fórmula 1", concluiu.
GUERRA FRIA na McLaren, MAX NO AUGE e Hamilton ABALADO pré-Miami | THIAGO FAGNANI, repórter da BAND
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Versão áudio: GUERRA FRIA na McLaren, MAX NO AUGE e Hamilton ABALADO pré-Miami | THIAGO FAGNANI, repórter da BAND
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.