F1: Ex-chefe da Alpine diz que impacto de Newey em outra equipe será "mínimo"
Otmar Szafnauer acredita que a chegada de Newey será positiva, mas não causará grandes mudanças em pouco tempo
Adrian Newey já confirmou que deixará a Red Bull após a temporada de 2024, mas não divulgou qual será o seu futuro na Fórmula 1, apesar de especulações que ele irá para a Ferrari ou Aston Martin.
O projetista britânico fez parte do plano que tornou a Red Bull mais competitiva e dominante na categoria, porém, o ex-chefe da Alpine e Aston Martin, Otmar Szafnauer acredita que o impacto do britânico em uma futura equipe "será mínimo".
"Adrian fez um excelente trabalho sempre que houve uma grande mudança nas regras", disse durante o podcast James Allen na F1. "Mas até abril do próximo ano, a maioria das equipes terá concluído os estudos aerodinâmicos para o ano seguinte".
"Portanto, se ele vier para uma nova equipe em abril, terá impacto mínimo no carro de 2026 do que uma atualização no meio da temporada – mas é claro que ainda terá um impacto".
Adrian Newey, Chief Technology Officer, Red Bull Racing
Fotoğraf: Alexander Trienitz
O ex-chefe de equipe explicou que, apesar da temporada de 2024 ainda não ter sido finalizada, as equipes já estão focadas no carro para 2025 e 2026, quando o regulamento da F1 sofrerá grandes mudanças.
"Até abril, a arquitetura estará definida e o projeto da caixa de câmbio estará quase concluído. Eles começarão a trabalhar nas caixas de câmbio em pouco tempo".
Ao ser questionado se poderia haver algum problema com a chegada de Newey a uma nova equipe, Szafnauer explicou que o projetista tem uma abordagem de liderança que permite que os funcionários façam seu trabalho.
"Há 1.000 pessoas trabalhando em uma equipe de Fórmula 1 atualmente, então é realmente um esforço de equipe. Com a reputação e o estilo de trabalho de Adrian, acho que qualquer equipe o receberia bem".
Otmar relembrou que nunca trabalhou com Adrian, mas a reputação do britânico é boa no paddock.
"Nunca trabalhei com ele, mas pelo que ouvi, ele é o cara mais importante. Ele também olha os detalhes do veículo, deixando outras áreas que não lhe interessam. Como eu disse, não treinei com ele, mas acho que ele será uma boa adição quando ingressar em qualquer uma dessas equipes".
DI GRASSI EXCLUSIVO: F1 atual, F-E, PREOCUPAÇÕES com AUDI e futuro de BRASILEIROS
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #293 - O que levou Sainz a optar pela Williams? Justifica Red Bull confiar em Pérez?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.