F1: Ferrari está a "quilômetros de distância" de estrutura perfeita, diz Vasseur

Chefe da escuderia italiana admite dificuldade em deixar equipe no mesmo nível das rivais

Frederic Vasseur, Team Principal and General Manager, Scuderia Ferrari

O chefe da Ferrari na Fórmula 1, Frederic Vasseur, disse que a equipe italiana está “a quilômetros de distância” de ter a estrutura perfeita e a busca por uma envolverá uma “evolução permanente”.

Ex-chefe da Alfa Romeo, Vasseur assumiu as rédeas em Maranello em janeiro, após a saída de Mattia Binotto.

Leia também:

Uma de suas principais tarefas era fortalecer a equipe com algumas contratações importantes, uma tarefa dificultada pelo tempo necessário para recrutar pessoal-chave.

O trabalho ficou ainda mais difícil com a saída de dois dos principais membros da Ferrari, como o diretor de corrida Laurent Mekies destinado à AlphaTauri e o engenheiro de design sênior David Sanchez indo para a McLaren, deixando lacunas que precisam ser preenchidas.

Vasseur já recrutou o diretor de desempenho da Mercedes, Loic Serra, embora não se espere que ele comece a trabalhar até 2025.

Questionado sobre o quão perto estava de ter a equipe que deseja, Vasseur disse que a tarefa nunca terminará.

“Estamos a quilômetros de distância porque, quando você está fazendo o meu trabalho, não precisa imaginar que existe uma estrutura perfeita”, disse ele.

“Você sempre precisa melhorar e sempre precisa mudar as coisas. Se você ficar com a mesma estrutura dois anos seguidos, você está morto, porque todos os outros vão melhorar.

“Isso significa que não tenho uma imagem clara para dizer que tenho que fazer isso, e ponto final, e vai funcionar. Seria estúpido.

“Faremos algumas mudanças nas próximas semanas, nos próximos meses, nos próximos anos, porque alguns tópicos são um pouco mais longos do que outros. Mas é uma evolução permanente e uma melhoria permanente.”

Carlos Sainz, Ferrari SF-23, Charles Leclerc, Ferrari SF-23

Carlos Sainz, Ferrari SF-23, Charles Leclerc, Ferrari SF-23

Photo by: Ferrari

Vasseur disse que a equipe está começando a entender para onde deve ir com seu carro de 2024.

“Sim, estamos começando a ter uma ideia muito melhor da situação, onde somos fracos e onde estamos em melhor forma”, disse ele.

“Mas isso eu vou guardar para mim. Desculpe. Mas com certeza, corrida após corrida, estamos começando a ter uma imagem muito melhor da situação.”

Enquanto isso, Vasseur insistiu que estava mantendo os pés no chão depois que Charles Leclerc conquistou um sólido terceiro lugar em Spa no fim de semana passado.

“Eu fico muito calmo, porque tivemos a mesma reunião [com a imprensa] uma semana atrás, e estávamos no fim do mundo, a McLaren estava voando e fomos estúpidos e assim por diante”, disse ele.

“De uma semana para a outra a McLaren está atrás, e nós estamos na frente.

“Isso significa que temos que manter a calma, ir com calma, corrida após corrida. Sabemos que o pacote é muito apertado, que por uma ou duas coisas você pode passar do P2 para o P11.

“E ainda não é o fim da temporada, temos muito o que fazer. Mas com certeza é bom terminar a primeira parte da temporada com o tom positivo. Pelo menos teremos as duas semanas de folga com uma corrida positiva em mente”.

Norris ironiza Hamilton e Pérez: passou do ponto?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se Red Bull de 2023 pode ser comparada à McLaren de 1988

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Ferrari: Leclerc vai renovar e Sainz negocia com equipe rival, diz site
Próximo artigo F1: AlphaTauri deve mudar de nome após acordo com marca de roupas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil