Fórmula 1 GP da França

F1: Ferrari faz ajuste em embreagem visando melhorias na largada

Equipes clientes da escuderia também estão sofrendo com o mesmo problema ao longo ano

Charles Leclerc, Ferrari F1-75, Carlos Sainz, Ferrari F1-75, George Russell, Mercedes W13, Sergio Perez, Red Bull Racing RB18, the remainder of the field at the start

As largadas foram um problema particular para a Alfa Romeo este ano, assim como para a Ferrari. Por isso, a equipe de Maranello chega ao GP da França de Fórmula 1 com mudanças para alterar esse cenário.

Um porta-voz da equipe disse ao Motorsport.com que a embreagem não era literalmente nova, mas apresentava "apenas um detalhe técnico que atualizamos". A escuderia não quis comentar sobre quais carros movidos a Ferrari podem testá-lo neste fim de semana.

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No entanto, Carlos Sainz confirmou que a equipe de fábrica teve alguns problemas de embreagem nesta temporada. 

"Identificamos um problema em nosso carro este ano que não nos permite realizar as largadas que estávamos fazendo no ano passado", disse o espanhol. "E provavelmente está afetando nossos companheiros de equipe de motores.

"Mas sabemos onde está o problema - estamos mantendo isso muito privado e não falamos muito sobre isso, porque não é em todas as largas que estamos tendo muitos problemas ou coisas do tipo.

“Provavelmente não são as melhores largadas que podemos obter com este carro e espero que continuemos melhorando ao longo do ano e na próxima temporada”.

Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, espera que a atualização resolva as oscilações da embreagem que tornaram mais difícil para ele sair da linha de forma limpa nesta temporada.

Além disso, Bottas admitiu que levou algum tempo para se ajustar ao arranjo de embreagem da equipe suíça, após deixar a Mercedes.

"Temos uma nova embreagem aqui, finalmente!", disse Bottas. “Vamos testar nos treinos pela primeira vez, mas é algo em que a Ferrari vem trabalhando há algum tempo.

Valtteri Bottas, Alfa Romeo C42

Valtteri Bottas, Alfa Romeo C42

Photo by: Xavi Bonilla / DPPI

"E agora, finalmente, temos alguns novos bits para a embreagem que devem evitar as oscilações que estamos tendo.

"Tem sido um grande compromisso. Em média, nós tendemos a perder posições na largada, e isso não é ótimo, porque o meio-campo é tão apertado que uma vez que você fica atrás de alguém, você fica preso por 20 voltas. "Faça sua vida mais fácil." Então, sim, espero que agora esteja tudo bem."

Solicitado a detalhar os problemas que está enfrentando, Bottas disse que largar de forma limpa era um problema maior em pistas de baixa aderência.

"Eu diria que a principal fraqueza está na oscilação", disse ele.

"Especialmente em pistas com baixa aderência, quando você não gosta de ir muito fundo com a embreagem, quando você precisa deslizar mais a embreagem, há mais oscilações. E então isso dá inconsistência.

"Em pistas com mais aderência, isso tem sido um problema menor, porque você pode ir um pouco mais fundo com a embreagem. Há menos oscilações por algum motivo.

"A forma da embreagem, tudo era bem diferente do que eu estava acostumado na Mercedes, então tivemos que trabalhar um pouco nisso. Mas agora a consistência em termos de hardware está chegando lá.

"A oscilação vem da própria embreagem. E então a forma como o torque vai para as rodas traseiras não é consistente.

"No final, vem dos pneus traseiros que não giram suavemente. Provavelmente você pode ver, mas  definitivamente você pode sentir."

Perguntado se o procedimento de partida era diferente entre Mercedes e Alfa, ele minimizou quaisquer problemas.

"Em poucas palavras, há apenas uma diferença: eu tenho que pressionar um botão diferente do que eu tinha que fazer com a Mercedes, então é isso. Caso contrário, é bastante semelhante.

"Você precisa ter certeza de que está no modo correto após a volta de apresentação. Você precisa estar no modo de corrida, precisa estar com o viés de freio correto para a primeira curva. E você precisa estar no modo início de corrida."

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