F1: Ferrari pode enfrentar penalidade no grid em breve; entenda

Equipe deverá trocar em breve a unidade de potência de Sainz e Leclerc, que chegou ao limite de mudanças em Austin

Carlos Sainz, Ferrari

Ferrari

A Ferrari conquistou um pódio no GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 herdado por Carlos Sainz após a desclassificação do seu companheiro de equipe Charles Leclerc e de Lewis Hamilton por apresentarem irregularidades na prancha do assoalho do carro de ambos.

Leia também:

Contudo, a equipe italiana, além de deixar o SF-23 dentro das conformidades, tem outro ponto com que se preocupar: uma possível penalidade de posição no grid por troca de unidades de potência. 

De acordo com o site italiano Formu1a.uno, os motores de Sainz e Leclerc já estavam à beira da falha no fim de semana em Austin e, portanto, não podem mais suportar muito estresse. Vale destacar que ainda restam quatro etapas para o fim da temporada 2023, com o GP de São Paulo contando com uma corrida sprint no sábado.

O regulamento esportivo da F1 diz que: "Cada piloto pode usar no máximo 4 motores (ICE), 4 unidades de gerador de energia calorífica (MGU-H), 4 turbocompressores (TC), 4 unidades de gerador de energia cinética (MGU-K) 2 armazenadores de energia/baterias (ES), 2 centrais eletrônicas (CE), e 8 exaustores/escapamentos durante uma temporada."

Em relação às punições advindas dessa troca, a regra é aplicada da seguinte maneira:
"A primeira vez que um elemento adicional é usado: Dez posições no grid. Nas próximas vezes, se um elemento adicional do mesmo tipo é usado: Cinco posições no grid. Se um piloto incorrer em uma penalidade superior a quinze posições do grid, ele deverá largar do final do grid". Vale destacar que a penalização acontece de forma cumulativa.

A punição só não acontece se a equipe - mesmo ultrapassando o limite - optar por usar uma peça antiga. Na visão da F1 isso não é considerado como vantagem e, por isso, o piloto não é penalizado.

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #253 – Desclassificação de Hamilton nos EUA 'salva pele' de Pérez na Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior ANÁLISE: Qual impacto financeiro a Andretti realmente causaria ao grid da F1?
Próximo artigo F1: Audi se movimenta no mercado em busca de uma dupla de pilotos e já indica alguns favoritos

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil