Fórmula 1 GP dos Estados Unidos

F1: FIA declara que polêmica envolvendo 'dispositivo' da Red Bull está encerrada

A FIA descartou qualquer investigação adicional sobre a controvérsia em torno do 'mecanismo' do 'babador' dianteiro da Red Bull

FIA streicht Bonuspunkt für schnellste Rennrunde in Formel 1

Foto de: LAT Images

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) diz que a questão envolvendo o dispositivo do 'babador' dianteiro da Red Bull está encerrada pois descarta uma investigação mais ampla.

O órgão regulador do automobilismo agiu durante o fim de semana do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 para garantir que um dispositivo de ajuste no cockpit do RB20, que pode elevar ou abaixar o 'babador' dianteiro, não possa ser usado fora dos regulamentos.

Leia também:

Isso ocorreu após suspeitas por parte de equipe rivais de que a Red Bull poderia estar alterando a altura do carro em condições de parque fechado - o que seria ilegal. Mas como a FIA realizou um exame minucioso do sistema da escuderia durante o fim de semana em Austin, ela diz estar convencida de que não houve violação das regras. 

E, embora a entidade reguladora admita que é impossível ter certeza de que a Red Bull nunca usou o dispositivo ilegalmente no passado, ela não acha prático se aprofundar ainda mais no assunto. Nikolas Tombazis, chefe de monopostos da FIA, disse: "Sinceramente, posso dizer com total certeza se houve alguma irregularidade? Não. Posso dizer que o assunto está encerrado? Sim, com certeza".

Embora a McLaren tenha solicitado à entidade que investigue mais a fundo se a Red Bull usou ou não o dispositivo no passado, Tombazis disse que não há uma maneira realista de encontrar respostas sobre o que aconteceu. E ele não vê razão para iniciar qualquer ação adicional simplesmente com base na suspeita dos concorrentes.

"É difícil provar retroativamente o que aconteceu antes e não acreditamos que tenhamos a capacidade de investigar uma situação de dois anos", disse ele. "Em geral, quando decidimos encaminhar a questão aos administradores, ao tribunal ou a qualquer outro órgão, queremos ter alguma indicação razoável - portanto, não baseada em boatos ou apenas em especulações", disse ele.

"Como o design não é ilegal, acreditamos que a ação correta é dizer: 'bem, ok, certas coisas precisam acontecer para garantir que não haja nenhum tipo de preocupação contínua'. Mas também temos que estabelecer um limite no tempo e dizer que há certas coisas que não podemos detalhar muito mais".

Tombazis disse que não era realista pensar que a análise das imagens de CCTV da garagem que a FIA captura a cada fim de semana produziria qualquer evidência de que a equipe alterou o dispositivo.

"As pessoas têm permissão para verificar coisas no carro e é uma questão de facilidade", disse ele. "Se for preciso desmontar toda a carroceria e fazer 50 coisas, é óbvio que isso seria visível na câmera. Mas em algo tão simples e rápido como isso, não acho que seja possível verificar isso de forma realista em câmeras ou imagens virtuais ou algo assim."

Embora algumas figuras importantes do paddock tenham sugerido que a FIA deveria falar formalmente com a Red Bull, ou procurar possíveis denunciantes, para ter certeza absoluta de que isso nunca foi usado no passado, Tombazis não vê isso como um caminho que valha a pena seguir.

"Precisamos sempre levar em conta que estamos lidando com seres humanos", disse ele. "Estamos lidando com seres humanos que mudam de condições: com lealdades - lealdades antigas e lealdades novas. Portanto, é preciso ter um pouco de cuidado com a forma como isso se intensifica."

"Também não queremos colocar detectores de mentiras nas pessoas e fazer interrogatórios sob luzes brilhantes ou algo assim. Não é isso que queremos fazer aqui. Obviamente, já trabalhei em equipes no passado, muitas vezes, e empreguei pessoas de outras equipes."

"Acho que, às vezes, há uma tendência de dizer: 'Bem, de onde eu vim, estávamos fazendo XYZ'. E, às vezes, é preciso interpretar esses comentários com muito cuidado. Não se pode simplesmente basear um escalonamento em alguns comentários como esse."

Verstappen DOMINA e volta a VENCER! Norris ERRA e termina em 3⁰! TUDO dá SPRINT dos EUA

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com - F1 volta: DECISÃO VERSTAPPEN x NORRIS e tretas de HAMILTON, BORTOLETO e GLOBO, com MAX WILSON! Stock Car

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Após investigação, Norris não será punido por se mover durante frenagem na Sprint
Próximo artigo F1: Honda faz pressão para Tsunoda testar carro da Red Bull

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil