Mercedes 'ajuda', Bottas vence GP do Japão e renasce no campeonato
Finlandês venceu sua primeira corrida desde o GP de Baku, em abril, e diminuiu diferença para Hamilton na briga pelo título
Depois de 12 corridas, Valtteri Bottas voltou a sentir o gosto da vitória na Fórmula 1.
O finlandês fez uma largada espetacular e venceu o Grande Prêmio do Japão neste domingo. Sebastian Vettel chegou em segundo após segurar pressão de Lewis Hamilton, que fechou o pódio, nas voltas finais.
A vitória de Bottas veio com certa "ajuda" da Mercedes. Isso porque a equipe adotou a estratégia de deixar Hamilton na pista por mais tempo e colocar os pneus médios para fazer uma parada só.
A 10 voltas do fim, a vantagem de Hamilton era de quase 10s, mas ainda assim a Mercedes optou por pará-lo para colocar os compostos macios. Enquanto isso, o finlandês, que já havia feito suas duas paradas, aproveitou o pit stop do rival e não foi mais incomodado até o fim da prova.
Por diversas vezes durante a corrida, Hamilton reclamou da sua estratégia no rádio.
(Mais um) Drama da Ferrari
Apesar de largar na primeira fila, a largada para a Ferrari foi trágica. Primeiro porque Vettel "engasgou" logo na saída e perdeu a posição para Bottas.
O alemão foi flagrado no replay queimando a largada por milésimos, mas a direção de prova optou por não puní-lo.
Leclerc logo na primeira curva se envolveu em um incidente com Verstappen, que saiu da pista. A direção de prova investigou, mas decidiu deixar o caso para depois da corrida.
Hamilton perto do título
Com esta vitória, Bottas diminuiu a diferença para Lewis Hamilton na liderança do campeonato para 64 pontos. Com mais quatro corridas restando, o inglês pode confirmar o hexa no GP do México, daqui duas semanas.
Resultado da corrida sofre alterações:
Após o término da prova, os comissários notaram que uma falha nos painéis eletrônicos fizeram os displays exibirem a bandeira quadriculada uma volta antes do fim e, pelo regulamento, precisaram alterar o resultado, considerando a penúltima passagem como a final.
Além disso, Leclerc recebeu uma punição de 15 segundos por causar uma colisão com Verstappen e por não ter sido chamado aos boxes para reparar o carro. Isso fez o monegasco cair da sexta para a sétima posição.
Veja o resultado completo do GP do Japão de F1:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.