F1: Hamilton e Ocon largam do pitlane no GP do Azerbaijão após trocas nos motores
Junto com a desclassificação de Gasly, Norris se beneficia das mudanças e sobe de 17º para 14º no grid
Mudanças no grid de largada para o GP do Azerbaijão de Fórmula 1 deste domingo em Baku. Lewis Hamilton e Esteban Ocon sairão do pitlane após a Mercedes e a Alpine trocarem componentes das unidades de potência dos pilotos sob regime de parque fechado.
Hamilton, que estava programado para largar em sétimo lugar na corrida de Baku, já está com seu quinto motor de combustão interna da temporada - um a mais do que o permitido. A Mercedes também trocou o turbocompressor e os MGU-H e MGU-K do carro.
A mudança era algo que a Mercedes esperava fazer há muito tempo, já que a falha no motor de Hamilton no GP da Austrália, no início da temporada, o deixou no limite para o restante do ano a partir daquele momento.
O problema que afetou o motor australiano de Hamilton foi posteriormente atribuído a uma falha inexplicável na extremidade inferior.
Segundo apurado pelo Motorsport.com, a Mercedes estava avaliando qual corrida seria a melhor para fazer a mudança e causar a penalidade de grid, dado o desafio de ultrapassagem em várias pistas restantes no calendário de 2024.
Baku - com as longas retas e os requisitos de gerenciamento de pneus da corrida de domingo - fez com que a Mercedes decidisse aplicar a penalidade aqui, depois de sua decepcionante classificação no sábado no Azerbaijão.
Hamilton se classificou em sétimo lugar depois de não conseguir fazer com que seus pneus funcionassem bem no início de sua última volta no Q3, depois de ter sido instruído a diminuir a velocidade no final de sua volta de aquecimento devido ao fato de a Williams de Alex Albon ter ficado temporariamente presa na saída do pitlane com o ventilador de resfriamento ainda preso à caixa de ar.
O atraso na aceleração para iniciar sua última tentativa fez com que os pneus de Hamilton "não funcionassem" - algo que o chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff, disse que também afetou George Russell no outro W15, já que o britânico estava logo à frente de seu companheiro de equipe.
Esteban Ocon, Equipe Alpine F1
Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Hamilton terá a companhia no pitlane do piloto da Alpine, Esteban Ocon, que teve um fim de semana desastroso em Baku. Assim como o heptacampeão, Ocon adotou seu quinto motor de combustão interna, turbo e MGU-H da temporada.
Ocon já estava programado para largar na última fila do grid depois de um encontro com o muro no Q1, o que o deixou com o tempo mais lento.
O francês teve que ficar de fora do TL1 com um problema no motor e parou no TL3 com um problema na bomba de combustível. Portanto, ele já estava comprometido para a classificação, tendo perdido tempo crucial ao longo do fim de semana.
Já seu companheiro de equipe, Pierre Gasly, foi desclassificado por exceder o fluxo máximo de combustível em sua última volta no quali, o que significa que as duas Alpines vão largar na parte de trás do grid.
As sanções aplicadas a Hamilton, Ocon e Gasly fazem com que Lando Norris suba de 17º para 14º no grid da prova de logo mais, após uma sessão de classificação ruim.
LECLERC DESTRÓI em BAKU e GARANTE POLE, VERSTAPPEN É 6º e NORRIS LARGA SÓ EM 17º
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
MOLINA NA LATA: Bortoleto PERTO DA AUDI, Drugo e NEWEY na Aston, POR QUE RED BULL CAIU, F1 na Band
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.