F1- Honda nega trapaça em motor: nossa segunda unidade é a mesma que a primeira

Fabricante japonês ajudou a Red Bull a conquistar vitórias nas últimas quatro corridas

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, passes Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B, on the grid

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, passes Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B, on the grid

Andy Hone / Motorsport Images

A Honda descartou as teorias sobre ganhos de desempenho no motor na Fórmula 1, dizendo que "nossa segunda unidade de potência é a mesma que a primeira".

O fabricante japonês ajudou a Red Bull a conquistar vitórias nas últimas quatro corridas, mas tem sido particularmente forte desde o GP da França, quando a Honda apresentou sua segunda unidade de potência da temporada.

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O passo à frente colocou em foco se a Honda encontrou ou não potência extra ao fazer mudanças de confiabilidade no motor.

O chefe da equipe de Hamilton, Toto Wolff, comentou sobre o desempenho da rival na França: "Eles deram um grande passo à frente com seu motor e a introdução da nova unidade. E seu carro é bom, sem dúvida."

Também houve sugestões de que a vantagem da Honda era o resultado de ser capaz de operar a unidade de força de um modo mais agressivo, após ter sido contida no início da campanha por causa de preocupações com possíveis falhas.

No entanto, o diretor técnico da Honda na F1, Toyoharu Tanabe, negou que tenha havido qualquer mudança nas especificações do motor.

Questionado sobre os rumores de um salto de 15bhp, Tanabe disse: “Estou muito feliz se for verdade, mas não é verdade."

“De acordo com os regulamentos atuais, nenhuma atualização de desempenho pode ser aplicada durante a temporada. Como resultado, nossa segunda unidade de potência é a mesma que a primeira em termos de especificação e desempenho.”

Toyoharu Tanabe, F1 Technical Director, Honda

Toyoharu Tanabe, F1 Technical Director, Honda

Photo by: Sam Bloxham / Motorsport Images

Tanabe disse que se a Honda tivesse feito algum ajuste em seu motor para melhorar a confiabilidade, o que poderia ter ajudado a elevar o desempenho, as outras equipes teriam sido notificadas sobre isso pela FIA.

“De acordo com os regulamentos atuais de unidades de potência, precisamos apresentar quaisquer alterações”, disse ele. “[Você] só tem permissão para alterar por razões de confiabilidade, custo ou logística, e então precisamos enviar [informações] muito detalhadas para a FIA primeiro, e a FIA aprovar essas alterações."

“A FIA distribui todos os documentos para os outros fabricantes de unidades de potência, portanto, precisamos ter a aprovação dos outros fabricantes para alterar qualquer especificação de peça única."

“Temos muito cuidado para alterar o desempenho. Não é possível melhorar o desempenho durante a temporada. Essa é a minha resposta a essa suspeita. ”

Tanabe disse que qualquer progresso que outros tenham visto do motor Honda em corridas recentes é simplesmente o resultado de uma melhor implantação de seus sistemas de gerenciamento de energia para maximizar o tempo de volta.

“Temos aprendido aos poucos como usar a unidade de potência”, explicou. 

“Ajustamos nossa fraqueza e, em seguida, aumentamos nossos pontos fortes."

“Como resultado, a especificação, o desempenho, é o mesmo, mas o desempenho na pista, acredito que temos melhorado.”

Embora a rival Mercedes tenha apontado várias vezes a vantagem que a Red Bull e a Honda têm nas retas, Tanabe não acredita que a unidade de força da Honda seja a referência na F1.

“Continuamos analisando nossa posição em relação aos outros fabricantes de unidades de potência. Essa análise inclui o desempenho do chassi também, porque se você tem um bom carro, com menos downforce, às vezes você vê um bom desempenho de potência do motor. Então, é um pouco difícil de julgar”, disse ele.

“O resultado atual mostra que ainda não somos o número um. Mas, como eu disse, não podemos melhorar o desempenho puro. Então, estamos trabalhando muito para usar a unidade de potência de forma eficiente na pista. Portanto, queremos usar o hardware atual de forma mais eficiente com o engenheiro da equipe", concluiu.

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