Fórmula 1 GP da Grã-Bretanha

F1: Leclerc cobra revisão completa da estratégia da Ferrari em Silverstone

Monegasco não foi chamado para os boxes quando o SC entrou na pista e por isso, quer entender algumas escolhas da equipe

Charles Leclerc, Ferrari, in Parc Ferme

Após mais uma corrida decepcionante, tendo seu resultado comprometido por um erro da Ferrari, Charles Leclerc prometeu que revisará as estratégias delimitadas pelo time italiano durante o GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1.

Quando o safety car surgiu no final da corrida, a Ferrari manteve o líder Leclerc na pista com pneus duros, mas colocou compostos macios em Carlos Sainz — uma decisão tomada por quase todos os outros no pelotão.

Leia também:

O chefe de equipe, Mattia Binotto, confirmou depois que a equipe não queria fazer uma parada dupla e optou por deixar Leclerc na pista para manter a sua posição e por ter pneus mais novos do que Sainz.

Leclerc, que estava com danos na asa dianteira desde o começo da corrida, ficou exposto com os pneus duros na relargada. Apesar de um esforço grandioso para se defender, ele perdeu posições para Sainz, Sergio Pérez e Lewis Hamilton, caindo para o quarto lugar.

Depois de descer do carro no parque fechado, Leclerc teve uma conversa com Binotto antes de se encontrar com a imprensa.

“Eu não quero falar agora, eu quero discutir isso e ter uma visão completa com a equipe por qual razão isso aconteceu”, ele disse a respeito da decisão de não parar o seu carro durante o SC.

“Pessoalmente eu senti que estava bem forte na primeira parte da corrida e depois (senti) que perdi um pouco de tempo. Se isso teria mudado o resultado final da corrida? Acho que não, mas para o futuro, precisamos checar tudo isso.”

Questionado se havia dito algo no rádio, ele respondeu: “Não, porque obviamente já era tarde e depois eles me disseram para ficar fora. Eu não posso entrar se não estivermos alinhados para isso e foi o que aconteceu.”

Charles Leclerc, Ferrari F1-75, battles with Sergio Perez, Red Bull Racing RB18

Charles Leclerc, Ferrari F1-75, battles with Sergio Perez, Red Bull Racing RB18

Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Leclerc disse que sua conversa com Binotto após o fim da corrida foi “apenas para tentar me animar”. Ele adicionou: “Ele tentou, mas claro, a decepção é grande para mim. Foi uma montanha russa essa corrida. Na primeira volta, eu quebrei minha asa dianteira e depois eu pensei que tudo estava acabado, estava saindo muito de frente”

“Depois, consegui ajustar com os botões (do volante) e ter uma frente um pouco mais forte e depois o ritmo voltou e estávamos muito fortes”

“E depois, vencer estava se tornando cada vez mais e mais possível. Porém, veio o safety car e foi o que aconteceu. É frustrante.”

Leclerc disse que gostou da briga no final para manter sua posição, especialmente sua luta com Hamilton.

“Não sei o quanto você viu, mas estava bem no limite,” ele disse quando foi perguntado pelo Motorsport.com o quão difícil foi se defender usando os pneus duros.

“Eu tinha que estar no limite para tentar manter a minha posição e foi o que fiz. Eu não acho que poderia ter feito muito melhor do que isso. Foi divertido, mas por outro lado, eu estava muito frustrado.”

“Eu estava no limite, mas novamente, eu precisava. Estava com pneus usados e tudo isso é muito complicado, então, tive que usar tudo que era possível. Estava sempre verificando se Lewis estava um pouco atrás na linha. Tentei me lembrar da regra e brincar com elas. Eu tentei fazer o meu melhor.”

“Ainda acho que fiz tudo que era possível e dei o meu máximo até o fim. Não foi o suficiente, mas mesmo sabendo que seria muito, muito difícil, eu acreditei até a última volta.”

Leclerc enfatizou que, apesar da sua própria frustração, ficou feliz com a primeira vitória do seu companheiro de equipe, Sainz.

“Claro, e acho que esse é um ponto importante. Apesar de estar desapontado, não acho que isso deva ser uma manchete no lugar da incrível vitória de Carlos.

“É um sonho se tornando realidade, eu acredito. Desde quando você é criança, você sonha com esse momento, especialmente com a Ferrari, então ele precisa aproveitar. É o dia dele. Espero que da próxima vez seja o meu dia.”

PÓDIO: ESPETÁCULO em Silverstone! Sainz VENCE corrida com final ALUCINANTE; acompanhe DEBATE

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #184 - Felipe Kieling, da Band, revela como foi substituir Mariana Becker na cobertura da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

In this article
Adam Cooper
Fórmula 1
Charles Leclerc
Scuderia Ferrari
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Verstappen teve GP em Silverstone comprometido por detritos da AlphaTauri
Próximo artigo F1: Alfa Romeo vê destruição do santantônio como foco da investigação sobre acidente de Zhou

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros