F1: Leclerc e Zhou vão à pista de Mugello para teste com pneus de chuva da Pirelli para 2026
Último dia de testes em Mugello também foi marcado pelo impacto da chuva, limitando as saídas com compostos duros, que deveriam ser o foco da sessão

A Pirelli retornou à pista de Mugello nesta sexta-feira para concluir mais uma sessão de testes para os pneus de 2026 da Fórmula 1. Mas o objetivo principal, dos compostos duros, não foi atingido, com a precipitação forte na pista da Toscana levando os técnicos da marca italiana a focarem nos modelos intermediário quanto os de chuva extrema.
O cenário foi o mesmo da quinta-feira, quando Esteban Ocon e Oliver Bearman, dupla titular da Haas, tiveram sua sessão atrapalhada pela chuva.
Pela equipe de Maranello, primeiro Charles Leclerc e depois Guanyu Zhou foram para a pista. Vale lembrar que Lewis Hamilton estava escalado para participar, mas desistiu para ficar junto de seu cachorro Roscoe, que está internado em estado grave.
O programa do dia incluiu testes comparativos entre várias opções dos compostos mais duros da linha, mas a chuva, que caiu de forma intermitente, mas também com intensidade considerável, reduziu consideravelmente o tempo disponível para o uso de pneus slicks. A Pirelli, no entanto, não desperdiçou o tempo disponível, fazendo vários stints com os pneus intermediários e também um com os pneus totalmente molhados.
Na parte da manhã, Leclerc só conseguiu completar 25 voltas, todas com pneus intermediários, com o tempo mais rápido de 01min34s914. À tarde, Zhou deu voltas com intermediários e de chuva pesada antes de encerrar com algumas corridas com slicks: o chinês completou 75 voltas, com o tempo mais rápido de 01min22s012.
"Infelizmente, as condições climáticas não nos ajudaram", comentou Mario Isola, diretor da Pirelli Motorsport. "É uma pena, porque Mugello não é apenas um circuito fascinante, mas também muito exigente para os pneus, e teria nos ajudado a conseguir rodar de forma consistente com os compostos mais duros".
"Agora teremos que terminar o trabalho de análise dos poucos dados coletados nesses dois dias e cruzá-los com os das sessões anteriores para tirar as conclusões necessárias, enquanto que para os compostos mais macios ainda temos os dois dias de testes após o GP da Cidade do México para definir as versões a serem homologadas".
"Se quisermos realmente encontrar um aspecto positivo, podemos dizer que pelo menos pudemos testar os pneus de chuva em uma pista real, coletando dados e indicações úteis para o desenvolvimento a médio e longo prazo. Por fim, gostaria de agradecer à Haas e à Scuderia Ferrari por sua cooperação durante esses dois dias de testes".
MAX CAMPEÃO ou VICE em '25? McLAREN deve PRIORIZAR PIASTRI? Ferrari, BORTOLETO e + | Com FELIPE BAPTISTA, piloto da Stock Car
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