F1: Leclerc revela táticas para vencer Verstappen no GP do Bahrein
Monegasco e holandês protagonizaram boas disputas após a primeira parada nos boxes e piloto da Ferrari levou a melhor
Charles Leclerc revelou suas táticas para manter Max Verstappen atrás durante o GP do Bahrein, onde conseguiu sua vitória na abertura da Fórmula 1 2022. O piloto monegasco, junto a Carlos Sainz, liderou a dobradinha para a Ferrari depois que o holandês da Red Bull sofreu uma falha no sistema de combustível que o forçou a se retirar da corrida no final
A dupla, que protagoniza batalhas desde o kart, trocou ultrapassagens pela liderança em três voltas consecutivas no segundo stint, com Verstappen avançando com a ajuda do DRS na curva 1, antes de Leclerc voltar à frente na corrida para a curva 4, em uma cena que se repetiu mais de uma vez.
Durante a coletiva de imprensa pós-corrida, Charles explicou como ele se certificou de manter o alcance da asa móvel freando cedo na primeira curva e garantindo que, se Max conseguisse avançar, ele poderia voltar na sequência.
A tática acabou permitindo que Leclerc também abrisse vantagem quando Verstappen travou roda e espalhou em uma ultrapassagem malsucedida na curva 1, permitindo que o piloto da Ferrari continuasse à frente e seguisse e aumentasse a liderança.
"Foi difícil, mas foi legal", disse ele depois de garantir a primeira vitória da Scuderia na F1 desde o GP de Singapura de 2019. "Estava no limite, mas sempre demos espaço um ao outro. Segui-lo na curva 2 foi um pouco mais possível do que eu esperava - ou em comparação com o que eu tinha no ano passado."
"Eu sempre tentava frear muito cedo na curva 1 para conseguir o DRS para a curva 4 e funcionou três vezes seguidas. Assim, pude manter minha liderança."
"Também foi muito complicado porque eu estava sofrendo com minha bateria e tive que gerenciá-la, mas depois fiquei em uma janela melhor e pude acelerar novamente para ter um pouco de margem."
Leclerc ultimately came out on top in his fight with Verstappen, who later retired
Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images
Leclerc conseguiu manter uma vantagem para Verstappen durante os ciclos de pit stop, com a Red Bull tentando duas vezes o undercut para tentar colocar o atual campeão na frente quando o monegasco parou.
Quando questionado sobre o que achou da batalha contra Charles, Max disse: "Foi bom, acho que no geral não tive um grande equilíbrio para atacar, mas tive duas tentativas com o DRS. Foi divertido e uma boa disputa".
Mais tarde, ele acrescentou: "Leclerc é um bom piloto, então foi muito legal".
Informação adicional de Adam Cooper
F1 2021: LECLERC lidera DOBRADINHA da FERRARI, Verstappen QUEBRA, Pérez ERRA e Hamilton é PÓDIO
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast: Saiba os pontos fortes e os pecados da quarta temporada de DRIVE TO SURVIVE
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.