F1 - McLaren detona penalidades da Áustria: será muito difícil correr dessa maneira
Brown disse que punição concedida a Norris no Red Bull Ring estabeleceu um péssimo precedente
O CEO da McLaren, Zak Brown disse que a Fórmula 1 abriu um péssimo precedente, onde os pilotos podem ter que "encostar" e deixar os rivais passarem se eles agora ficarem ao lado deles.
Após a penalidade concedida a Lando Norris no GP da Áustria no último fim de semana, Brown teme que tenha aberto um mundo onde as corridas difíceis não são mais permitidas.
O norte-americano teme especialmente que se Norris teve que ceder a Pérez simplesmente porque o mexicano ficou ao lado dele na entrada da curva, isso mudaria completamente as regras de combate.
Falando em uma entrevista exclusiva para o Motorsport.tv, Brown disse: “A alternativa agora é que você abriu o precedente para tudo o que você precisa fazer é ficar ao lado de alguém, e então eles têm que parar para você. E acho que será muito difícil correr dessa maneira. ”
Brown disse que ainda não entende por que Norris foi penalizado como tendo agido de maneira injusta no incidente, e disse que não encontrou muitos pilotos que concordem com a posição da FIA.
“Achei que foi um absurdo”, disse. “Acho que desde que estou no automobilismo, que faz cerca de 35 anos, quando você vai passar por fora, certamente na volta de abertura, acho que é 'fique atento'.
“Por 50 anos, as corridas de roda a roda têm sido ótimas. Mas você corre o risco de ficar sem espaço na saída."
“Achei uma corrida ótima, firme e difícil. E acho que às vezes precisamos deixar os pilotos correrem. Precisamos ter certeza de que eles estão fazendo coisas seguras e que estão guiando dentro dos limites."
Lando Norris, McLaren MCL35M
Photo by: Alessio Morgese
“Mas, de todas as pessoas com quem falei, não acho que haja um piloto de carros de corrida no mundo que não ache que isso seja apenas uma boa corrida limpa. E se você vai passar por fora, ou tentar, você corre esse risco.”
Brown acha que tem havido uma regulamentação excessiva das corridas nos últimos anos, o que não contribui em nada para aumentar o espetáculo.
“O automobilismo existe há muito tempo e não tínhamos essas penalidades até recentemente”, explicou.
"Essas penalidades de cinco segundos porque você não deu espaço suficiente a alguém não existiam 5/10/15 anos atrás, e a corrida estava ótima."
“Certamente, se alguém está fazendo algo perigoso [é justificado], mas eu certamente não considerei aquele movimento perigoso. Aquilo foi apenas uma boa disputa", concluiu.
ALERTA! SAIBA como COBERTURA olímpica vai IMPACTAR Fórmula 1 na BAND
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST: Qual é o tamanho da temporada de Norris até agora?
.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.