Recomendado para você

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Fórmula 1
Fórmula 1
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F1: McLaren e Honda iniciam conversas para nova parceria de motores em 2026; faz sentido?

A informação é do site inglês The Race, que ponderou: quaisquer contatos em andamento entre as partes estão em estágio inicial; veja mais detalhes do flerte

Fernando Alonso, McLaren MCL32

Confirmada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) como uma das fabricantes de unidades de potência homologadas para a disputa da temporada 2026 da Fórmula 1, quando a categoria terá um novo regulamento de motores, a Honda estaria iniciando negociações com a McLaren para substituir a Mercedes como fornecedora do time de Woking, reeditando uma parceria de altos e baixos entre as partes na elite global do esporte a motor.

A informação é do site britânico The Race, que destacou o fracasso da aliança no período entre 2015 e 2017, marcado pelas fortes críticas do espanhol Fernando Alonso, então piloto da equipe britânica, à montadora japonesa.

O editor recomenda:

De todo modo, ponderou a publicação, quaisquer conversas em andamento entre as partes estão em estágio inicial. Isso porque, de acordo com o veículo jornalística, a fabricante nipônico estaria pesando o quanto vale a pena seguir na F1 após o fim da atual parceira com a Red Bull.

Por outro lado, destaca o The Race, a escuderia inglesa, que teve motores Renault entre 2018 e 2020, ainda está decidindo se vale a pena seguir como cliente da Mercedes ou buscar outro fornecimento de unidades de potência.

O fato é que a Honda, parceira da Red Bull desde 2019 e da AlphaTauri (antiga Toro Rosso) desde 2018, decidiu, no fim de 2020, que iria deixar a F1 no fim de 2021. Naquele ano, porém, o holandês Max Verstappen foi campeão mundial com a 'RBR'.

Em 2022, a Honda chegou a um acordo com o time anglo-austríaco para seguir a parceria técnica através da Red Bull Powertrains. Depois, tal vínculo foi estendido até o fim de 2025. Entretanto, para 2026, a Ford será a nova parceira da RBR, de modo que a Honda busca uma equipe cliente.

Caso de fato opte por seguir na F1 para o ciclo de motores entre 2026 e 2030, a marca de Sakura pode se apoiar no fato de que os novos regulamentos de unidade de potência serão mais alinhados à filosofia atual da montadora, conforme pondera o The Race a seguir.

"O próximo ciclo pode ser visto como mais compatível com metas de neutralidade de carbono da Honda, uma vez que os híbridos funcionarão com combustíveis 100% sustentáveis e sintéticos e os sistemas de recuperação de energia terão aumento significativo na produção de energia elétrica."

O site também ressalta que, tendo em vista a parceria entre Red Bull e Ford, a Honda provavelmente confirmou seu interesse no novo ciclo de motores da F1 sabendo que não teria o grupo de energéticas como cliente. Além disso, a Williams também é especulada como parceira.

Neste sentido, "um acordo com a McLaren seria mais espetacular, considerando como a parceria terminou anteriormente", salienta o veículo jornalístico. Qualquer contato entre as partes, porém, não significa uma preferência por parte do CEO da McLaren, Zak Brown, conforme o The Race.

Este informa, inclusive, que o dirigente norte-americano teria visitado as instalações da Red Bull Powetrains, de modo que uma 'McLaren/Red Bull-Ford' não é uma possibilidade digna de total descarte.

A Audi, que adquirirá a Sauber e tem como CEO o ex-McLaren Andreas Seidl, também é uma opção de parceira, diz o site. Houve, inclusive, um rumor de que a marca alemã poderia comprar o time de Woking, o que teria sido recusado por Brown. E o CEO disse, em novembro de 2022, estar "muito feliz com a Mercedes", de modo que a atual aliança pode continuar para o próximo ciclo de motores da F1. 

Como a Red Bull-Ford impacta Honda, Porsche e toda a F1; veja debate

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: com 'boom' de montadoras, F1 vive melhor fase da história? 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Após fala polêmica de Ecclestone, filha de Reutemann diz que reivindicará título de 1981, de Piquet, para o pai; entenda
Próximo artigo F1: Entenda como Audi já ajuda a Sauber-Alfa Romeo em 2023

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros