Recomendado para você

ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?

ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?

Fórmula 1
Fórmula 1
ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?
Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla

Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla
F1: Por que a Mercedes minimiza chances de vitória no GP de Las Vegas

F1: Por que a Mercedes minimiza chances de vitória no GP de Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Por que a Mercedes minimiza chances de vitória no GP de Las Vegas
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

F1: McLaren e Honda iniciam conversas para nova parceria de motores em 2026; faz sentido?

A informação é do site inglês The Race, que ponderou: quaisquer contatos em andamento entre as partes estão em estágio inicial; veja mais detalhes do flerte

Fernando Alonso, McLaren MCL32

Confirmada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) como uma das fabricantes de unidades de potência homologadas para a disputa da temporada 2026 da Fórmula 1, quando a categoria terá um novo regulamento de motores, a Honda estaria iniciando negociações com a McLaren para substituir a Mercedes como fornecedora do time de Woking, reeditando uma parceria de altos e baixos entre as partes na elite global do esporte a motor.

A informação é do site britânico The Race, que destacou o fracasso da aliança no período entre 2015 e 2017, marcado pelas fortes críticas do espanhol Fernando Alonso, então piloto da equipe britânica, à montadora japonesa.

O editor recomenda:

De todo modo, ponderou a publicação, quaisquer conversas em andamento entre as partes estão em estágio inicial. Isso porque, de acordo com o veículo jornalística, a fabricante nipônico estaria pesando o quanto vale a pena seguir na F1 após o fim da atual parceira com a Red Bull.

Por outro lado, destaca o The Race, a escuderia inglesa, que teve motores Renault entre 2018 e 2020, ainda está decidindo se vale a pena seguir como cliente da Mercedes ou buscar outro fornecimento de unidades de potência.

O fato é que a Honda, parceira da Red Bull desde 2019 e da AlphaTauri (antiga Toro Rosso) desde 2018, decidiu, no fim de 2020, que iria deixar a F1 no fim de 2021. Naquele ano, porém, o holandês Max Verstappen foi campeão mundial com a 'RBR'.

Em 2022, a Honda chegou a um acordo com o time anglo-austríaco para seguir a parceria técnica através da Red Bull Powertrains. Depois, tal vínculo foi estendido até o fim de 2025. Entretanto, para 2026, a Ford será a nova parceira da RBR, de modo que a Honda busca uma equipe cliente.

Caso de fato opte por seguir na F1 para o ciclo de motores entre 2026 e 2030, a marca de Sakura pode se apoiar no fato de que os novos regulamentos de unidade de potência serão mais alinhados à filosofia atual da montadora, conforme pondera o The Race a seguir.

"O próximo ciclo pode ser visto como mais compatível com metas de neutralidade de carbono da Honda, uma vez que os híbridos funcionarão com combustíveis 100% sustentáveis e sintéticos e os sistemas de recuperação de energia terão aumento significativo na produção de energia elétrica."

O site também ressalta que, tendo em vista a parceria entre Red Bull e Ford, a Honda provavelmente confirmou seu interesse no novo ciclo de motores da F1 sabendo que não teria o grupo de energéticas como cliente. Além disso, a Williams também é especulada como parceira.

Neste sentido, "um acordo com a McLaren seria mais espetacular, considerando como a parceria terminou anteriormente", salienta o veículo jornalístico. Qualquer contato entre as partes, porém, não significa uma preferência por parte do CEO da McLaren, Zak Brown, conforme o The Race.

Este informa, inclusive, que o dirigente norte-americano teria visitado as instalações da Red Bull Powetrains, de modo que uma 'McLaren/Red Bull-Ford' não é uma possibilidade digna de total descarte.

A Audi, que adquirirá a Sauber e tem como CEO o ex-McLaren Andreas Seidl, também é uma opção de parceira, diz o site. Houve, inclusive, um rumor de que a marca alemã poderia comprar o time de Woking, o que teria sido recusado por Brown. E o CEO disse, em novembro de 2022, estar "muito feliz com a Mercedes", de modo que a atual aliança pode continuar para o próximo ciclo de motores da F1. 

Como a Red Bull-Ford impacta Honda, Porsche e toda a F1; veja debate

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: com 'boom' de montadoras, F1 vive melhor fase da história? 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Após fala polêmica de Ecclestone, filha de Reutemann diz que reivindicará título de 1981, de Piquet, para o pai; entenda
Próximo artigo F1: Entenda como Audi já ajuda a Sauber-Alfa Romeo em 2023

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros