F1: Mercedes confirma que ainda terá atualizações para o carro, apesar da fala de Wolff

Diretor técnico James Allison confirmou que esses pacotes já estavam em desenvolvimento antes da mudança de foco

Lewis Hamilton, Mercedes W12, leaves his pit box after a stop

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Toto Wolff chamou a atenção do paddock no último domingo, após a derrota no GP da Estíria, afirmando que a Mercedes havia optado por interromper o desenvolvimento do carro de 2021 para focar em 2022. Mas a própria equipe revelou que ainda planeja trazer atualizações de aerodinâmica e no motor para as próximas corridas, em busca de diminuir a vantagem para a Red Bull na luta pelo título da Fórmula 1.

Após a fala de Wolff, a equipe confirmou que isso não significa que o desenvolvimento em torno do W12 tenha parado completamente, comprovando o ceticismo de Christian Horner, chefe da Red Bull.

O diretor técnico James Allison disse que a Mercedes ainda tem para entregar atualizações que já estavam em desenvolvimento, enquanto a montadora busca mexer na unidade de potência dentro do permitido pelo regulamento.

Leia também:

Falando ao podcast F1 Nation, uma produção da F1, Allison disse: "Temos um número razoável de coisas que tornarão nosso carro mais rápido nas próximas corridas, e esperamos que sejam suficientes".

Perguntado sobre como essa revelação contrastava com o comentário de Wolff sobre o fim das atualizações no carro atual, Allison disse: "Não acho que uma coisa cria uma contradição com a outra. E não acho que Toto chegou a dizer exatamente isso".

"O que Toto apontou é que o regulamento do próximo ano é muito complicado e eles demandam uma boa fatia de nossa atenção. Então a maior parte do foco na nossa fábrica já mudou para o próximo ano, buscando performance".

"Mas isso não significa que não existam mais coisas na cadeia de antes dessa mudança de foco. E, além disso, não engloba toda a fábrica. Ainda somos apenas uma de duas fábricas, há a de unidades de potência e há mais alguma coisa por vir delas".

"Então há mais mudanças aerodinâmicas a caminho. Um pouco a mais na unidade de potência, apenas algumas pequenas coisas que não estão tão perfeitas quanto gostaríamos, e que ainda temos a chance de colocar enquanto essa temporada ainda está viva".

Allison acrescentou que o desafio da Mercedes na busca por ganhos de performance com o carro atual ficou mais difícil devido às novas regras de assoalho, que cortaram o downforce.

"Desde que as mudanças de regulamento de aerodinâmica foram introduzidas para cuidar dos pneus, passamos por momentos difíceis para encontrar o ganho de performance que tínhamos antes dessas regras. Isso tornou nossa vida mais difícil do que gostaríamos".

James Allison, Technical Director, Mercedes AMG

James Allison, Technical Director, Mercedes AMG

Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images

Allison também revelou que a configuração "maluca", comentada pelo diretor de engenharia de pista Andrew Shovlin após o GP da Estíria, é relaciona a um aspecto mecânico que visava tornar a performance do carro melhor em classificação e nas corridas.

"Diria que foi apenas uma expressão chamativa da parte dele. É um pouco diferente do que normalmente temos no carro, mecanicamente. Aerodinamicamente falando é muito similar".

"Mas isso estava mudando a distribuição da frente para trás. Era diferente do que normalmente fazíamos, buscando um balanço melhor entre performance na classificação e nas corridas".

"Se chegamos a esse objetivo exatamente como queríamos, isso acaba ficando para a lista de perguntas sem respostas que teremos a oportunidade de responder ao voltar para a mesma pista".

"Achamos que é mais rápido, mas comprometendo algumas coisas. Então, se surgir uma ideia melhor, vamos buscar".

RETA FINAL: Será o fim da Mercedes? E a Red Bull, será campeã?

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Sequência de corridas até férias da F1 será chave para campeonato?

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 2021: Confira os horários e como acompanhar o GP da Áustria, com F3 e W Series
Próximo artigo F1: Ecclestone ganha série documental dos mesmos produtores de Senna

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil