F1 ajusta sistema de punição para pilotos no grid em 2019
Para incentivar maior participação na classificação, categoria aplicará as punições de acordo com a tabela de tempos
A FIA ajustou a aplicação de punições no grid da F1 em 2019 na tentativa de encorajar aqueles que perderão posições no grid a participar da classificação.
Uma regra foi introduzida em 2018 para colocar qualquer piloto que sofrer mais de 15 posições de punição automaticamente no fundo do grid.
Quando mais de um piloto era afetado, a ordem de largada era dada de acordo com a ordem da punição, como, por exemplo, na ordem de uso das novas peças na pista.
Isso fez com que situações bizarras surgissem, como pilotos que deixavam suas garagens bem antes do início de uma sessão e estacionando ao fim do pitlane, com o motor desligado, o que dava uma vantagem em relação ao outro piloto que estava atrás na fila.
Para evitar que isso aconteça em 2019, os pilotos punidos serão alinhados na ordem em que eles aparecerem na classificação, o que representará um incentivo para que eles marquem tempos em vez de apenas marcarem presença.
A FIA também esclareceu que qualquer piloto que estiver fora dos 107% e que for autorizado a largar será posicionado atrás daqueles que, por ventura, tenham sofrido punições por troca de peças no motor.
Outros ajustes menores foram feitos ao regulamento técnico, como a confirmação dos detalhes da nova asa dianteira, além de ter 3 kg a mais ao peso mínimo do carro, indo de 740 a 743 kg. Neste caso, as equipes se queixaram à FIA de que havia grande dificuldade para chegar aos 740, então a entidade permitiu um peso a mais.
Charles Leclerc, Ferrari SF71H
Photo by: Mark Sutton / Sutton Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.