F1 - Norris 'desconversa' sobre nova regra da asa traseira: "Não é para McLaren"
Federação Internacional de Automobilismo apresentou nova diretiva técnica para o GP da China deste fim de semana
Lando Norris defende que a nova diretiva técnica da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) em relação à flexão das asas traseiras não tem nada a ver com a McLaren e, sim, com outra equipe do grid da Fórmula 1.
Desde o fim da temporada anterior, o órgão estava observando mais de perto a questão da flexibilidade da asa traseira dos carros, tentando evitar que as equipes encontrassem áreas cinzentas no regulamento e obtivesse vantagens com isso.
Mesmo assim, a McLaren foi colocada sobre os holofotes acusada de estar usando um 'mini-DRS' que estaria dando uma certa vantagem em relação às rivais. Antes mesmo da corrida na Austrália, a FIA emitiu um comunicado avisando sobre o endurecimento nos testes.
"Conforme comunicado anteriormente, entre o final da temporada de 2024 e o início da temporada de 2025, a FIA exerceu a autoridade que lhe é concedida pelo Artigo 3.15.1 do Regulamento Técnico para introduzir novos testes de carga-deflexão ou tornar mais rigorosos os testes já existentes para a asa dianteira (a partir da 9ª corrida, o GP da Espanha), a asa traseira superior e a asa traseira inferior", disse o comunicado.
"Além disso, a FIA solicitou às equipes o uso de câmeras durante as sessões de Treino Livre para monitorar as deformações exibidas pelos carros durante o GP da Austrália. Após analisar as imagens das deformações da asa traseira, combinadas com as deflexões estáticas medidas dentro da garagem da FIA em Melbourne, a FIA concluiu que existem fundamentos suficientes para a introdução de um teste mais rigoroso na asa traseira superior a partir do próximo GP da China".
Para este fim de semana, a largura máxima do vão entre o plano principal e o flap da asa traseira foi reduzido de 2 mm para 0,5 mm, quando submetida a 75 kg de carga vertical.
Ao ser questionado, nesta quinta-feira de mídia na China, sobre o endurecimento das regras de flexão da asa traseira, Norris desconversou sobre a necessidade da McLaren fazer mudanças no carro por conta da nova diretiva técnica e jogou a responsabilidade para outro rival do grid.
"Não precisamos mudar nada [no carro]. Nossa asa está boa, provavelmente boa demais. Não estamos forçando os limites o suficiente, para ser honesto. Se essa diretriz técnica tivesse sido aplicada no último fim de semana, também estaríamos bem. Parece que ela não é direcionada a nós, é para outras equipes."
Rico Penteado decifra GP DA CHINA! DOMÍNIO da MCLAREN segue? A PRIMEIRA SPRINT do ano! TELEMETRIA
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #326 – Christian Fittipaldi manda real sobre estreia de Bortoleto, Hamilton “apago” e McLaren favorita
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.