F1: Norris domina 'caótico' GP de São Paulo com recuperação de Verstappen; Bortoleto abandona
Kimi Antonelli e Max Verstappen, em uma impressionante corrida de recuperação, completaram o pódio da corrida de Interlagos
Lando Norris dominou o caótico GP de São Paulo de Fórmula 1, com Kimi Antonelli e Max Verstappen, em uma impressionante corrida de recuperação, completando o pódio da corrida de Interlagos. Gabriel Bortoleto, que teve que largar da última posição do grid por conta da reconstrução do carro após batida na sprint e, por consequência, não participação no treino classificatório, sofreu um toque de Lance Stroll, rodou e bateu no Pinheirinho, abandonando a prova por quebra da suspensão do carro
A equipe do Motorsport.com está em peso em Interlagos e traz a melhor cobertura do GP de São Paulo de F1. Não perca nosso conteúdo aqui no site, nas redes sociais e também na Motorsport.tv Brasil no YouTube.
Como foi a corrida?
Antes da corrida, a FIA confirmou que tanto Max Verstappen quanto Esteban Ocon iriam largar dos boxes, por quebra do 'toque de recolher' do parque fechado. Além disso, outro tema pautava o pré-corrida: a previsão do tempo, já que a chuva na manhã de domingo e o céu nublado causava incerteza.
Na largada, Norris foi bem e permaneceu na ponta, mas Antonelli seguia pressionando-o. Enquanto Bortoleto ganhou a 17ª posição de Hamilton. No entanto, o brasileiro sofreu um toque de Lance Stroll, rodando e batendo na entrada do Pinheirinho, causando a primeira bandeira amarela e safety car de Interlagos. Com a quebra da suspensão, Gabriel abandonou a prova.
Lewis Hamilton também sofreu uma batida, mas com Carlos Sainz, precisando voltar aos boxes para trocar a asa dianteira. No entanto, o heptacampeão reclamou de perda de downforce e danos no assoalho.
Na relargada, na sexta volta, Piastri tentou um mergulho ao tentar ultrapassar Antonelli e Leclerc, com o australiano da McLaren e o novato da Mercedes travando os freios. Com isso, Piastri bateu em Antonelli, que bateu na roda dianteira direita de Leclerc, que furou o pneu e quebrou a suspensão. Com isso, Leclerc teve que abandonar a prova e o safety car virtual foi instaurado. Além disso, Verstappen relatou um furo nos pneus, precisando ir aos boxes.
Na nona volta, com o fim do safety car, Lando permaneceu na ponta, enquanto Piastri seguia na segunda colocação, seguido por Antonelli e Hadjar. No entanto, três voltas depois, Russell ultrapassou o francês com tranquilidade.
Pouco depois, um batida entre Stroll e Tsunoda, que fez o canadense rodar após tocar em sua traseira, rendeu 10 segundos de punição para o japonês da Red Bull.
Poucos momentos depois, com Verstappen passando Hamilton e, em seguida, Colapinto, o britânico da Ferrari foi para os boxes para tentar ajustar o carro e trocar para macios, reclamando de muita instabilidade.
Momentos depois do incidente entre Piastri, Antonelli e Leclerc, o australiano da McLaren tomou 10 segundos de punição pelos comissários da FIA.
Com uma rodada de idas aos boxes e a escalada de posições, Verstappen conseguiu ir até a sexta colocação, logo atrás de Albon. Na frente do anglo-tailandês da Williams, a dupla da Mercedes seguia em terceiro e quarto. Momentos depois, Max ultrapassou Albon, enquanto Antonelli foi aos boxes.
Enquanto todos os pilotos seguiam trocando os pneus, a dupla da McLaren seguia na frente sem trocar pneus, com Norris seis segundos na frente de Piastri e o australiano sete segundos na frente de Russell.
No entanto, na volta 31, Norris foi aos boxes, trocando os compostos médios para macios, enquanto Piastri assumia a ponta. Na saída do pitlane, Lando ficou logo atrás de Verstappen. Outro destaque da metade da prova era o desempenho de Hulkenberg, que seguia na sétima colocação, perseguindo Albon.
Na volta 32, Norris ultrapassou Verstappen, assumindo a terceira colocação. Enquanto isso, Tsunoda era punido novamente, mas por não cumprir a penalidade completamente.
Na volta 34, Hulkenberg conseguiu tomar a sexta colocação, enquanto Russell e Verstappen iam aos boxes. Com isso, Antonelli subia para a terceira colocação, enquanto Norris ficava em segundo.
No entanto, na volta 36, Hulkenberg foi aos boxes, perdendo as posições. Em seguida, Piastri parou nos boxes, cumprindo a penalidade de 10 segundos e saindo atrás de Lawson, enquanto a Ferrari chamava Hamilton para a garagem para retirar o carro, em um duplo abandono da Scuderia.
Verstappen seguia subindo posições, aproveitando as paradas nos boxes da Mercedes. Na volta 51, o holandês da Red Bull subiu até segundo e, pelo pit stop de Norris, assumiu a liderança. Na 52, Piastri foi aos boxes, com o australiano caindo para sétimo, uma posição na frente de Hulkenberg, que seguia fazendo uma boa corrida e se recuperando.
No entanto, Verstappen foi chamado aos boxes para trocar para pneus macios, saindo na quarta colocação durante a volta 55. Piastri, tentando escalar o grid, ultrapassou Lawson depois de muito esforço.
A saga de Verstappen pelo pódio continuava, com Russell reclamando de problemas nos freios e o piloto da Red Bull diminuindo cada vez mais a diferença para o britânico, chegando a menos de um segundo.
No início da volta 63, Verstappen aproveitou o fim da Reta dos Boxes e ultrapassou Russell, assumindo a terceira colocação por fora, defendendo-se do contra-ataque do britânico no S do Senna.
Logo em seguida, Verstappen começou a perseguir Antonelli, chegando na zona de abertura da asa móvel para tentar ultrapassar o italiano. Enquanto isso, Hulkenberg seguia tentando se aproximar de Lawson e Piastri diminuia a vantagem para Russell.
Lá na frente, Norris seguia garantindo a vitória com tranquilidade, enquanto Antonelli conseguiu segurar Verstappen logo atrás, fechando o pódio.
Corrida
| Cla | Piloto | # | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Pits | Pontos | Abandono | Chassi | Motor | ||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 1 | |
4 | |
71 |
- |
2 | 25 | McLaren | Mercedes | ||||||
| 2 | |
12 | |
71 |
+10.388 10.388 |
10.388 | 2 | 18 | Mercedes | Mercedes | |||||
| 3 | |
1 | |
71 |
+10.750 10.750 |
0.362 | 3 | 15 | Red Bull | Red Bull | |||||
| 4 | |
63 | |
71 |
+15.267 15.267 |
4.517 | 2 | 12 | Mercedes | Mercedes | |||||
| 5 | |
81 | |
71 |
+15.749 15.749 |
0.482 | 2 | 10 | McLaren | Mercedes | |||||
| 6 | |
87 | |
71 |
+29.630 29.630 |
13.881 | 2 | 8 | Haas | Ferrari | |||||
| 7 | |
30 | |
71 |
+52.642 52.642 |
23.012 | 1 | 6 | RB | Honda | |||||
| 8 | |
6 | |
71 |
+52.873 52.873 |
0.231 | 2 | 4 | RB | Honda | |||||
| 9 | |
27 | |
71 |
+53.324 53.324 |
0.451 | 1 | 2 | Sauber | Ferrari | |||||
| 10 | |
10 | |
71 |
+53.914 53.914 |
0.590 | 2 | 1 | Alpine | Renault | |||||
| 11 | |
23 | |
71 |
+54.184 54.184 |
0.270 | 2 | Williams | Mercedes | ||||||
| 12 | |
31 | |
71 |
+54.696 54.696 |
0.512 | 2 | Haas | Ferrari | ||||||
| 13 | |
55 | |
71 |
+55.420 55.420 |
0.724 | 2 | Williams | Mercedes | ||||||
| 14 | |
14 | |
71 |
+55.766 55.766 |
0.346 | 2 | Aston Martin | Mercedes | ||||||
| 15 | |
43 | |
71 |
+57.777 57.777 |
2.011 | 2 | Alpine | Renault | ||||||
| 16 | |
18 | |
71 |
+58.247 58.247 |
0.470 | 2 | Aston Martin | Mercedes | ||||||
| 17 | |
22 | |
71 |
+1'09.176 1'09.176 |
10.929 | 3 | Red Bull | Red Bull | ||||||
| dnf | |
44 | |
37 |
34 laps |
4 | Abandono | Ferrari | Ferrari | ||||||
| dnf | |
16 | |
5 |
66 laps |
Abandono | Ferrari | Ferrari | |||||||
| dnf | |
5 | |
0 |
|
Abandono | Sauber | Ferrari | |||||||
| Ver resultados completos | |||||||||||||||
VERSTAPPEN vai REINAR em SP? Vem CHUVA? Hamilton, BORTOLETO e tudo da F1 pré-Interlagos | BOTECO F1
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.