F1: O que Pérez precisa para ser vice-campeão em Las Vegas

Motorsport.com traz os cenários possíveis para que o mexicano fique com o P2 no campeonato de pilotos

Sergio Perez, Red Bull Racing, Christian Horner, chefe de equipe, Red Bull Racing

Foto de: Red Bull Content Pool

Sergio Pérez tem 32 pontos de vantagem sobre Lewis Hamilton no campeonato de pilotos antes do GP de Las Vegas de Fórmula 1, a penúltima etapa da temporada 2023, com 52 pontos ainda em disputa até a bandeira quadriculada na próxima e última etapa em Abu Dhabi.

Com isso em mente, o mexicano precisa terminar o domingo com uma diferença de 26 pontos ou mais em relação a Hamilton para garantir o segundo lugar a seu favor. Isso é suficiente para Pérez porque, embora ainda faltem 26 pontos para disputar, ele teria mais vitórias e segundos lugares do que o britânico.

O editor recomenda:

Entretanto, há apenas dois cenários em que Hamilton pode adiar o segundo lugar no campeonato, independentemente do que Pérez fizer.

O primeiro é que Hamilton vença a corrida com a melhor volta, o que deixaria o piloto da Mercedes com 252 pontos. Pérez poderia tentar terminar em segundo lugar na prova, o que o deixaria com 276 tentos com 24 pontos a mais que rival, com 26 ainda a disputar em Abu Dhabi.

A outra possibilidade é que Hamilton vença a corrida e Pérez termine em segundo, sem que nenhum dos dois estabeleça o recorde de volta no domingo, o que levaria o britânico a 251 pontos e o mexicano a 276, aumentando a diferença para 25 pontos.

Qualquer outro resultado significa que Hamilton dependerá do que Pérez fizer para levar a luta pelo segundo lugar para a pista de Yas Marina nesta temporada.

Veja a seguir onde "Checo" Pérez precisa terminar para ser vice-campeão em Las Vegas, levando em conta a posição de Hamilton na classificação da corrida:

  • Se Hamilton vencer e Pérez for o segundo colocado com a volta mais rápida, o mexicano será o vice-campeão. Diferença de 26 pontos.
  • Se Hamilton for segundo com a volta mais rápida, Pérez precisará terminar em terceiro para ser vice-campeão. Diferença de 28 pontos.
  • Se Hamilton for segundo sem a volta mais rápida, Pérez precisará terminar em quarto para ser vice-campeão. Diferença de 26 pontos.
  • Se Hamilton for o terceiro, com ou sem a volta mais rápida, Pérez precisará terminar em quinto para ser o vice-campeão. Diferença de 26 pontos.
  • Se Hamilton for quarto com a volta mais rápida, Pérez precisa terminar entre os seis primeiros para ser vice-campeão. Diferença de 27 pontos.
  • Se Hamilton for o quarto colocado sem a volta mais rápida, Pérez precisará terminar entre os sete primeiros para ser o vice-campeão. Diferença de 26 pontos.
  • Se Hamilton for quinto com com a volta mais rápida, Pérez precisará terminar entre os sete primeiros ou em oitavo com registro de volta para ser vice-campeão. Diferença de 27 ou 26 pontos. 
  • Se Hamilton for quinto com a volta mais rápida, Pérez precisará terminar entre os oito primeiros para ser vice-campeão. Diferença de 26 pontos.
  • Se Hamilton for sexto com a volta mais rápida, Pérez precisará terminar entre os oito primeiros ou em nono com registro de volta para ser vice-campeão. Diferença de 27 ou 26 pontos.
  • Se Hamilton for o sexto colocado sem a volta mais rápida, Pérez precisará terminar entre os nove primeiros ou o décimo colocado com o recorde de volta para ser o vice-campeão. Diferença de 26 pontos.
  • Se Hamilton for sétimo, com ou sem a volta mais rápida, Pérez precisa terminar entre os dez primeiros para ser vice-campeão. Diferença de 26 pontos.
  • Se Hamilton for o oitavo ou pior, Pérez será o vice-campeão, independentemente do resultado da corrida.
  • Se Hamilton terminar atrás de Pérez, o mexicano será o vice-campeão, independentemente do resultado da corrida.

 

RICO PENTEADO fala sobre o que pode dar CERTO e ERRADO no GP de LAS VEGAS | TELEMETRIA

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

 

Podcast #256 – Quais as chances do GP de Las Vegas se tornar um fiasco?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Hamilton: Las Vegas "nunca será como Silverstone"
Próximo artigo F1: Aston Martin vende parte das ações para grupo de investimento americano

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil