F1- Orgulhoso do comportamento pós-corrida, Hamilton volta a falar sobre 2021: "Roubado"

Ainda afetado pela maneira como as voltas finais ocorreram no GP de Abu Dhabi de 2021, Lewis Hamilton continua orgulhoso da maneira como lidou com o momento, principalmente ao ir parabenizar Max Verstappen

Lewis Hamilton, Mercedes, 2nd position, Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, congratulate each other in Parc Ferme

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Mais de dois anos após o incidente, o GP de Abu Dhabi de Fórmula 1 continua sendo um momento amargo na carreira de Lewis Hamilton. No momento em que o inglês estava a caminho da vitória e do oitavo título mundial, Nicholas Latifi saiu da pista, o que levou o safety car a intervir. Max Verstappen, que estava em segundo lugar na ocasião, foi para os boxes e colocou pneus macios novos, enquanto Hamilton permaneceu com pneus duros desgastados.

Leia também:

A corrida estava se encaminhando para um final com Safety Car, mas a FIA insistiu em reiniciá-la. Para que isso fosse possível, o diretor da corrida, Michael Masi, autorizou que os retardatários entre Hamilton e Verstappen se separassem, permitindo um duelo entre os dois homens, mas, para economizar tempo, os outros retardatários permaneceram na mesma posição, privando Carlos Sainz da chance de entrar na briga, o que foi um desvio da prática habitual. Masi também decidiu reiniciar a corrida no final da mesma volta, deixando Hamilton e Verstappen lutando por uma volta, ao contrário do procedimento habitual.

O resto da história é conhecido. Com seus pneus melhores, Verstappen ultrapassou Hamilton com facilidade para vencer a corrida e, mais importante, seu primeiro título mundial. O clã Mercedes expressou sua raiva pelo que aconteceu, mas o heptacampeão preferiu permanecer em silêncio por várias semanas. A FIA iniciou uma investigação e confirmou erros no procedimento aplicado no final da corrida.

Ao longo dos meses e anos, Hamilton tentou se distanciar o máximo possível dos acontecimentos, embora reconheça um momento "desolador e devastador" em 2021. Ele ainda sente que sofreu uma injustiça, mas continua orgulhoso da maneira como lidou com a situação, indo parabenizar Verstappen após a chegada.

"Fui roubado? Obviamente", disse o britânico à GQ. "Vocês conhecem a história, mas o que foi realmente bonito naquele momento, o que eu tirei de lição, foi que meu pai estava comigo e nós passamos por essa montanha-russa da vida juntos, com altos e baixos."

Lewis Hamilton avec son père Anthony après l'arrivée du GP d'Abu Dhabi 2021

Lewis Hamilton com seu pai Anthony após o final do GP de Abu Dhabi de 2021.

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

"No dia em que mais doeu, ele estava lá, e a maneira como ele me criou foi sempre de pé, de cabeça erguida. E, obviamente, fui parabenizar Max e não sabia das consequências que isso teria, mas estava realmente ciente de que havia um mini-eu observando."

"Foi o momento decisivo de minha vida. Eu realmente acho que foi, eu senti isso. Não sabia como seria percebido. É como se eu não tivesse visualizado. Mas eu estava realmente ciente disso: aqueles 50 metros que eu iria caminhar me levariam a cair e morrer ou a me levantar novamente."

Agora tudo isso são águas passadas, mas a lesão ainda não desapareceu completamente para Hamilton: "Se eu vejo imagens, ainda as sinto. Mas estou em paz com isso."

O que Hamilton não sabia na noite de Yas Marina era que ele passaria duas temporadas sem uma única vitória ao volante de sua Mercedes. Ele ficou surpreso com o apoio inabalável que recebeu: "Meus fãs estão realmente lá até a morte. No começo, eu não conseguia entender: "Pessoal, não estou mais ganhando nada! Mas percebi que não é fácil se identificar com alguém que sempre termina em primeiro lugar. É inspirador."

La voiture de sécurité, Lewis Hamilton, Mercedes W12, Lando Norris, McLaren MCL35M, Fernando Alonso, Alpine A521, et le reste des monoplaces

O carro de segurança na frente de Lewis Hamilton antes de os retardatários retornarem à volta

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

"É COMENTARISTA PORQUE NÃO FOI CAMPEÃO": A TRETA de Alonso e Herbert, comissário da F1 na Austrália

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #275 – Sainz e Ricciardo deram passos definitivos em suas carreiras na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Kimi Antonelli tem data de estreia marcada com carro da F1
Próximo artigo RETA FINAL: Hamilton roubado? F1 será vendida com compra da MotoGP pela Liberty?

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil