Últimas notícias

F1 pode 'congelar' os carros de 2024 para a temporada 2025?

Falas de James Allison e precedentes da gestão Liberty Media geram debate sobre futuro dos regulamentos na elite global do esporte a motor; entenda

Haas pit garage detail

Após a Auto Motor und Sport noticiar que a Fórmula 1 deve permitir o desenvolvimento do carro de 2026 só a partir de 1º de janeiro do ano anterior, o diretor técnico da Mercedes agora 'deixa no ar' a possibilidade de a F1 'congelar' o carro de 2024 para '25.

O editor recomenda:

A 'interpretação' da fala de James Allison vem pelo fato de o engenheiro britânico destacar o seguinte: "[Em 2025] nós teremos 2026 em 'nossos cangotes', já que esse carro (de 2026) será projetado em 2025. É muito provável que os carros de 2025 sejam primos de primeiro grau dos de 2024. Então é duplamente importante acertar o carro de 2024".

O contexto por trás de tudo isso gira em torno da nova era de regras da F1, cujo início de vigência será em 2026. É quando a categoria terá foco em uma nova unidade de potência, sem o MGU-H, mas também haverá novidades aerodinâmicas, com a previsão de monopostos menores e mais leves. Ou seja, trata-se de um grande desafio para as equipes.

Uma 'revolução' que exigirá tempo e recursos, tanto econômicos como humanos. E com o limite orçamentário mais em vigor do que nunca, não será fácil desenvolver um carro para 2025 sem tirar muita energia do projeto que levará a F1 para a nova era, a de 2026.

Allison 'jogou a pedra' em um assunto que está se tornando atual: os carros de 2024 também poderão ser congelados para 2025? Esse precedente foi criado por causa da pandemia...

Em 2021, os carros deveriam ser completamente novos, uma vez que estava prevista a volta do 'efeito-solo' nos modelos daquele ano, mas a mudança de regras aerodinâmicas foi adiada para 2022 por questões financeiras. Assim, viu-se muito de 2020 na F1 2021.

Dona da F1, Liberty Media 'virou' o jogo

A estratégia financeira da Liberty inverteu a tendência econômica da F1: as equipes atingiram valores de mercado que até há pouco tempo eram impensáveis, mas têm de lidar com orçamentos limitados pelo teto de gastos.

Não seria uma grande surpresa se o conceito 'sugerido' por Allison fosse abraçado por outros membros da Comissão da F1, numa tentativa de congelar os carros de 2024 para 25, com desenvolvimento limitado. A ver os próximos capítulos da categoria máxima...

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

OUÇA: Pérez e até Marko na 'corda bamba' da RBR. Andretti-Ferrari na F1? Caos pré-EUA

In this article
Franco Nugnes
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Aston Martin se junta à Mercedes e terá atualização importante em Austin
Próximo artigo F1: Red Bull apresenta pintura especial para o GP dos Estados Unidos; veja imagens

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros