Recomendado para você

F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída

F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída
NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande

NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande
McDonald's e Red Bull lançam parceira em miniatura de F1; confira

McDonald's e Red Bull lançam parceira em miniatura de F1; confira

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
McDonald's e Red Bull lançam parceira em miniatura de F1; confira
Shell Select e KitKat apresentam projeto KitStop no canal de conveniência

Shell Select e KitKat apresentam projeto KitStop no canal de conveniência

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Shell Select e KitKat apresentam projeto KitStop no canal de conveniência
F1 - Hamilton pede mais tempo para se provar na Ferrari: "Roma não foi construída em um dia"

F1 - Hamilton pede mais tempo para se provar na Ferrari: "Roma não foi construída em um dia"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Hamilton pede mais tempo para se provar na Ferrari: "Roma não foi construída em um dia"
F1: Registros da Aston Martin revelam aumento salarial de Stroll em 2024

F1: Registros da Aston Martin revelam aumento salarial de Stroll em 2024

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Registros da Aston Martin revelam aumento salarial de Stroll em 2024
Quem são os candidatos ao título da NASCAR em Phoenix?

Quem são os candidatos ao título da NASCAR em Phoenix?

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Quem são os candidatos ao título da NASCAR em Phoenix?
NASCAR Brasil: Rubinho lidera primeiro treino da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil: Rubinho lidera primeiro treino da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Rubinho lidera primeiro treino da Special Edition no Velocitta

F1: Por que equipes devem 'ignorar' pneus macios na classificação em Baku?

A temperatura ambiente e de pista pode afetar o desempenho dos compostos e as escuderias podem tentar uma estratégia diferente do que é de costume

 Pirelli 500 Gps

O layout do circuito de Baku não pode ser comparado a nenhuma das outras 23 pistas do calendário da Fórmula 1. Os 6.003 metros, formados por 20 curvas, são um desafio para os pilotos, mas também para os engenheiros, que são chamados a lidar com problemas presentes apenas na pista do Azerbaijão.

Leia também:

Há duas novidades que podem embaralhar as cartas às vésperas do fim de semana, uma que já é conhecida há algum tempo, ou seja, o uso pela primeira vez na pista do Azerbaijão dos três compostos mais macios da linha Pirelli (C4, C5, C6) e outra que está tomando cada vez mais forma nessas horas. A previsão é de que as temperaturas sejam mais baixas do que o esperado e também há risco de chuva no sábado e no domingo.

Nesta sexta-feira, a temperatura deve ficar em torno de 22 graus, nove graus a menos do que na sexta-feira de 2024. Baku já é, por si só, uma pista desafiadora para os pneus. Da saída da Curva 16 até a frenagem da Curva 1 (a reta mede 2.200 metros), a temperatura da superfície dos pneus dianteiros cai 40 graus, de 100 para 60, o que é menos do que o valor que a borracha atinge nos aquecedores de pneus antes de deixar os boxes.

O risco é de travamentos em alta velocidade e, como essa é uma seção de frenagem muito exigente (em termos de desaceleração e a mais difícil de todo o campeonato mundial), no caso de um "ponto morto", há uma grande chance de comprometer o conjunto de pneus. Nesse cenário, uma temperatura mais baixa do ar e do asfalto não é uma boa notícia.

George Russell a Imola si era qualificacon con le medie con la Mercedes

George Russell em Imola se classificou com pneus médios com a Mercedes

Foto de: Peter Fox / Getty Images

Outro aspecto interessante diz respeito às estratégias que as equipes usarão antes da classificação de sábado. O C6 é um composto que está muito próximo do C5 em termos de desempenho (a Pirelli estima uma diferença de dois décimos no circuito de Baku), mas há uma diferença em termos de familiaridade com o pneu.

As equipes e os pilotos estão familiarizados com o composto, que foi batizado de "médio" neste fim de semana, enquanto o C6 ainda é um objeto um tanto misterioso. Não se pode descartar a possibilidade de que, nos treinos livres, mais de uma equipe use um jogo de macios a mais do que o normal para ter pelo menos dois dos três jogos de médios disponíveis para a classificação, mas também há quem acredite que pode haver equipes com a intenção de manter os três jogos de novos médios para a tarde de sábado.

No entanto, essa não seria uma estratégia sem precedentes. No fim de semana em Ímola, George Russell conseguiu o terceiro lugar usando um conjunto de C5 (médios) em vez de C6 (macios), uma escolha repetida pelo piloto da Mercedes em Montreal, onde ele surpreendentemente conseguiu a pole position usando um conjunto de médios.

A estratégia da Mercedes também é dada como certa na classificação de Baku, mas também pode haver alguma outra equipe (a Aston Martin está entre as suspeitas) disposta a fazer a mesma escolha. O cenário ficará mais claro se, nas três sessões de treinos livres, o número de jogos de pneus macios usados for maior do que o normal, um sinal claro de que o pneu "vermelho" não será o único a ser usado na classificação.

A VERDADE sobre a CARREIRA de DRUGOVICH | Bortoleto, HAMILTON, Hadjar na RBR | F1 com Victor Ludgero

Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1 - Chefe da Honda manda recado para Tsunoda: "Não há muito mais que podemos fazer por ele"
Próximo artigo F1: Hamilton lidera dobradinha da Ferrari em Baku no TL2; McLaren fica aquém e Bortoleto é 15°

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros