F1: Punições por troca de componentes: veja como está a situação de cada piloto antes do GP de Singapura

Veja apanhado das regras sobre unidades de potência e uma atualização sobre os componentes do motor usados ​​por todos os pilotos do grid da F1 em 2022, faltando seis corridas para o fim da temporada

Fans look on as the grid launches for the start

O regulamento da Fórmula 1 exige que cada piloto use um certo número de componentes durante a temporada. Caso ultrapassem essa cota de alocações, os pilotos são penalizados com perda de posições no grid a cada nova peça. Com um calendário extenso, é comum ver pilotos sendo punidos por esse motivo.

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Para começar, uma unidade de potência na F1 é composta por sete elementos:

  • Motor de combustão interna (ICE)
  • Turbocompressor (TC)
  • MGU-H (responsável por recuperar a energia gerada pelo calor)
  • MGU-K (responsável por recuperar a energia gerada durante a frenagem)
  • Bateria (ES)
  • Unidade de controle eletrônico (EC)
  • Sistema de exaustão (EX) - que é composto por quatro elementos separados

Um número limitado de cada um desses sete elementos pode ser usado no ano por cada piloto. O artigo 28.2 a) do Regulamento Desportivo da F1 prevê assim que "qualquer piloto não pode usar mais de 3 motores (ICE), 3 MGU-H, 3 turbocompressores (TC), 2 baterias (ES), 2 unidades de controle eletrônico (CE) , 3 MGU-K e 8 de cada um dos [...] quatro elementos que constituem um conjunto de sistema de escape durante um campeonato".

Quanto às penalidades, estão descritas no artigo 28.3 do mesmo regulamento. Veja a seguir: 

  • A primeira vez que um elemento adicional (ou seja, fora da cota) é usado, uma penalidade de 10 posições no grid é imposta.
  • Na próxima vez, se for usado um elemento adicional do mesmo tipo, é imposta uma penalidade de 5 posições no grid.
  • As penalidades são cumulativas, ou seja, se vários elementos são alterados de uma só vez, as penalidades são somadas.
  • No entanto, a partir do momento em que o total ultrapassa 15 posições, o piloto é automaticamente reencaminhado para o final do grid. Se vários pilotos estiverem na mesma situação, eles são ordenados na parte de trás do grid de acordo com sua classificação durante a sessão de classificação.
  • Para evitar que o mesmo piloto "estoque" novas peças acumulando penalidades durante o mesmo Grande Prêmio, apenas a última unidade montada para cada elemento pode ser usada nos GPs seguintes sem penalidade. As demais trocas irão gerar penalidades assim que forem feitas, aplicando a mesma lógica. Portanto, não há interesse prático em trocar o mesmo elemento várias vezes durante uma corrida.
  • Por fim, as peças estão de fato ligadas ao carro e não ao piloto. Consequentemente, se um piloto for substituído temporária ou permanentemente durante a temporada, seu sucessor herdará os componentes da unidade de potência usados até o momento.

Agora que as regras já foram explicadas, vamos ao exemplo da atual temporada, que ainda tem seis corridas para acabar. Veja as seguintes tabelas: 

Motores - Como está a situação antes de Singapura

As caixas amarelas indicam as peças para as quais o limite foi atingido, as vermelhas as peças para as quais a cota foi excedida.

 

ICE

Cota = 3

TC

Cota = 3

MGU-H

Cota = 3

MGU-K

Cota = 3

ES

Cota = 2

CE

Cota = 2

EX

Cota = 8

Russell 3 3 3 3 2 2 3
Hamilton 4 4 4 4 2 2 4
Verstappen 5 4 4 4 3 3 6
Pérez 4 3 3 3 2 2 6
Leclerc 5 5 5 5 3 4 9
Sainz 5 5 5 6 3 3 6
Ricciardo 3 3 3 3 2 2 3
Norris 4 4 4 3 3 3 5
Alonso 5 5 5 4 4 4 6
Ocon 5 4 4 4 3 3 5
Gasly 4 4 4 4 3 3 5
Tsunoda 6 6 6 6 3 3 6
Stroll 3 3 3 3 2 2 3
Vettel 3 3 3 3 2 2 3
Albon 3 3 3 3 2 2 3
Latifi 3 3 3 3 2 2 3
Bottas 6 7 7 4 2 3 6
Zhou 4 4 4 3 2 3 5
Magnussen 5 5 5 4 2 2 5
Schumacher 5 4 4 4 2 3 7

 

As regras das alocações de caixas de câmbio
Em 2022, as regras relativas ao uso de caixas de câmbio para pilotos mudaram em relação ao que era feito anteriormente: não mais corridas consecutivas que uma caixa tinha que realizar, agora a gestão da alocação é com o que é feito do lado do motor. Cada piloto tem um número de peças por ano para usar como achar melhor, e assim que essa cota é excedida, uma penalidade é aplicada.

Mais precisamente, trata-se de dois tipos de peças chamadas "Componentes de Número Restrito", ou RNC, pelos regulamento: por um lado, grosso modo, a própria caixa de engrenagens e, por outro, a carcaça. Em ambos os casos, o limite por ano para um calendário de 22 Grandes Prêmios é quatro. Assim que uma peça ultrapassa essa cota, são aplicadas cinco posições de penalidade, independentemente de ser a primeira vez.

 

Caixas de câmbio - A situação antes de Singapura

As caixas amarelas indicam as peças para as quais o limite foi atingido, as vermelhas as peças para as quais a cota foi excedida.

 

Caixa de câmbio

Quota = 4

"Carcaça"

Quota = 4

Russell 3 3
Hamilton 3 3

Verstappen

4 5
Pérez 4 4
Leclerc 5 5
Sainz 5 5
Ricciardo 4 4
Norris 3 3
Alonso 3 3
Ocon 3 3
Gasly 3 3
Tsunoda 3 4
Stroll 3 3
Vettel 4 4
Albon 3 3
Latifi 3 3
Bottas 5 4
Zhou 5 5
Magnussen 3 3
Schumacher 6 6

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