F1: Punições por troca de componentes: veja como está a situação de cada piloto antes do GP de Singapura
Veja apanhado das regras sobre unidades de potência e uma atualização sobre os componentes do motor usados por todos os pilotos do grid da F1 em 2022, faltando seis corridas para o fim da temporada
O regulamento da Fórmula 1 exige que cada piloto use um certo número de componentes durante a temporada. Caso ultrapassem essa cota de alocações, os pilotos são penalizados com perda de posições no grid a cada nova peça. Com um calendário extenso, é comum ver pilotos sendo punidos por esse motivo.
Para começar, uma unidade de potência na F1 é composta por sete elementos:
- Motor de combustão interna (ICE)
- Turbocompressor (TC)
- MGU-H (responsável por recuperar a energia gerada pelo calor)
- MGU-K (responsável por recuperar a energia gerada durante a frenagem)
- Bateria (ES)
- Unidade de controle eletrônico (EC)
- Sistema de exaustão (EX) - que é composto por quatro elementos separados
Um número limitado de cada um desses sete elementos pode ser usado no ano por cada piloto. O artigo 28.2 a) do Regulamento Desportivo da F1 prevê assim que "qualquer piloto não pode usar mais de 3 motores (ICE), 3 MGU-H, 3 turbocompressores (TC), 2 baterias (ES), 2 unidades de controle eletrônico (CE) , 3 MGU-K e 8 de cada um dos [...] quatro elementos que constituem um conjunto de sistema de escape durante um campeonato".
Quanto às penalidades, estão descritas no artigo 28.3 do mesmo regulamento. Veja a seguir:
- A primeira vez que um elemento adicional (ou seja, fora da cota) é usado, uma penalidade de 10 posições no grid é imposta.
- Na próxima vez, se for usado um elemento adicional do mesmo tipo, é imposta uma penalidade de 5 posições no grid.
- As penalidades são cumulativas, ou seja, se vários elementos são alterados de uma só vez, as penalidades são somadas.
- No entanto, a partir do momento em que o total ultrapassa 15 posições, o piloto é automaticamente reencaminhado para o final do grid. Se vários pilotos estiverem na mesma situação, eles são ordenados na parte de trás do grid de acordo com sua classificação durante a sessão de classificação.
- Para evitar que o mesmo piloto "estoque" novas peças acumulando penalidades durante o mesmo Grande Prêmio, apenas a última unidade montada para cada elemento pode ser usada nos GPs seguintes sem penalidade. As demais trocas irão gerar penalidades assim que forem feitas, aplicando a mesma lógica. Portanto, não há interesse prático em trocar o mesmo elemento várias vezes durante uma corrida.
- Por fim, as peças estão de fato ligadas ao carro e não ao piloto. Consequentemente, se um piloto for substituído temporária ou permanentemente durante a temporada, seu sucessor herdará os componentes da unidade de potência usados até o momento.
Agora que as regras já foram explicadas, vamos ao exemplo da atual temporada, que ainda tem seis corridas para acabar. Veja as seguintes tabelas:
Motores - Como está a situação antes de Singapura
As caixas amarelas indicam as peças para as quais o limite foi atingido, as vermelhas as peças para as quais a cota foi excedida.
ICE Cota = 3 |
TC Cota = 3 |
MGU-H Cota = 3 |
MGU-K Cota = 3 |
ES Cota = 2 |
CE Cota = 2 |
EX Cota = 8 |
|
---|---|---|---|---|---|---|---|
Russell | 3 | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 3 |
Hamilton | 4 | 4 | 4 | 4 | 2 | 2 | 4 |
Verstappen | 5 | 4 | 4 | 4 | 3 | 3 | 6 |
Pérez | 4 | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 6 |
Leclerc | 5 | 5 | 5 | 5 | 3 | 4 | 9 |
Sainz | 5 | 5 | 5 | 6 | 3 | 3 | 6 |
Ricciardo | 3 | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 3 |
Norris | 4 | 4 | 4 | 3 | 3 | 3 | 5 |
Alonso | 5 | 5 | 5 | 4 | 4 | 4 | 6 |
Ocon | 5 | 4 | 4 | 4 | 3 | 3 | 5 |
Gasly | 4 | 4 | 4 | 4 | 3 | 3 | 5 |
Tsunoda | 6 | 6 | 6 | 6 | 3 | 3 | 6 |
Stroll | 3 | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 3 |
Vettel | 3 | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 3 |
Albon | 3 | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 3 |
Latifi | 3 | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 3 |
Bottas | 6 | 7 | 7 | 4 | 2 | 3 | 6 |
Zhou | 4 | 4 | 4 | 3 | 2 | 3 | 5 |
Magnussen | 5 | 5 | 5 | 4 | 2 | 2 | 5 |
Schumacher | 5 | 4 | 4 | 4 | 2 | 3 | 7 |
As regras das alocações de caixas de câmbio
Em 2022, as regras relativas ao uso de caixas de câmbio para pilotos mudaram em relação ao que era feito anteriormente: não mais corridas consecutivas que uma caixa tinha que realizar, agora a gestão da alocação é com o que é feito do lado do motor. Cada piloto tem um número de peças por ano para usar como achar melhor, e assim que essa cota é excedida, uma penalidade é aplicada.
Mais precisamente, trata-se de dois tipos de peças chamadas "Componentes de Número Restrito", ou RNC, pelos regulamento: por um lado, grosso modo, a própria caixa de engrenagens e, por outro, a carcaça. Em ambos os casos, o limite por ano para um calendário de 22 Grandes Prêmios é quatro. Assim que uma peça ultrapassa essa cota, são aplicadas cinco posições de penalidade, independentemente de ser a primeira vez.
Caixas de câmbio - A situação antes de Singapura
As caixas amarelas indicam as peças para as quais o limite foi atingido, as vermelhas as peças para as quais a cota foi excedida.
Caixa de câmbio Quota = 4 |
"Carcaça" Quota = 4 |
|
---|---|---|
Russell | 3 | 3 |
Hamilton | 3 | 3 |
Verstappen |
4 | 5 |
Pérez | 4 | 4 |
Leclerc | 5 | 5 |
Sainz | 5 | 5 |
Ricciardo | 4 | 4 |
Norris | 3 | 3 |
Alonso | 3 | 3 |
Ocon | 3 | 3 |
Gasly | 3 | 3 |
Tsunoda | 3 | 4 |
Stroll | 3 | 3 |
Vettel | 4 | 4 |
Albon | 3 | 3 |
Latifi | 3 | 3 |
Bottas | 5 | 4 |
Zhou | 5 | 5 |
Magnussen | 3 | 3 |
Schumacher | 6 | 6 |
BEBEDEIRA e ZOEIRA: Rubinho e Massa citam Kimi, Schumi e Alonso como PARÇAS. Mas quem são os CHATOS?
Podcast #197 - Na berlinda, qual será o futuro de Ricciardo e Schumacher?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.