F1: Red Bull acredita que FIA não deveria mudar postura de aplicação das regras para a final

Christian Horner defende que, se fosse para fazer isso, deveria ter feito mais cedo no ano

Lewis Hamilton, Mercedes W12, battles with Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, ahead of Valtteri Bottas, Mercedes W12

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Com Max Verstappen e Lewis Hamilton empatados para a final da Fórmula 1 em Abu Dhabi, aliado à crescente tensão, muitos apostam na possibilidade do título ser decidido por um incidente. Por isso, o diretor de provas Michael Masi tratou de deixar claro que tomará todas as medidas necessárias para evitar isso, mas a Red Bull acredita que seja errado da parte dele endurecer a aplicação do regulamento apenas por ser a última etapa da temporada, valendo o campeonato.

Após uma etapa polêmica na Arábia Saudita, Masi lembrou as equipes antes do fim de semana que o Código Desportivo da FIA permite aos comissários reduzirem pontos já conquistados no campeonato em casos de conduta antidesportiva.

Leia também:

E em meio a incertezas dos pilotos sobre a aplicação do regulamento pela parte de Masi, especialmente a falta de consistência em decisões recentes sobre manobras defensivas, alguns sugeriram que a FIA deveria ser clara sobre o que é considerado permitido ou não.

Mas Christian Horner, chefe da Red Bull, acredita que uma mudança de abordagem da FIA neste momento seria errada. Em vez disso, ele acha que, se a FIA quiser impor regras mais rígidas, deveria ter feito isso após a batida entre Hamilton e Verstappen em Silverstone.

Questionado se haveria um benefício em Masi sentar com Hamilton e Verstappen antes do GP, Horner disse: "Não acho necessário. Não há diferença entre essa corrida e as 21 anteriores. Talvez deveria ter feito isso após Silverstone".

Max Verstappen, Red Bull Racing, talks with Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing

Max Verstappen, Red Bull Racing, talks with Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing

Photo by: Charles Coates / Motorsport Images

"Nossos pilotos estão bem cientes do regulamento. Tenho certeza de que a FIA as aplicará igualmente e com isonomia, como fizeram nas corridas anteriores".

Toto Wolff, chefe da Mercedes, disse que recebe bem o lembrete de Masi sobre as possíveis deduções de pontos, sentindo que é boa forma de barrar qualquer problema.

"Acho que com todas as controvérsias que tivemos nas últimas corridas, e de novo, isso é provavelmente um problema de percepção, visões diferentes de lados diferentes, é muito bom que Michael e a FIA tenham lembrado disso".

"Acho que isso acaba sendo um bom impedimento para todos, para manter a corrida limpa, o que pode ou não fazer e que simplesmente apenas o resultado real da corrida possa contar para o campeonato".

F1 AO VIVO: HAMILTON x VERSTAPPEN, tudo dos treinos para a FINAL em Abu Dhabi e as últimas da F1

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #151: Hamilton x Verstappen é a maior decisão da história da F1?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: FIA modifica zebras "agressivas" de Abu Dhabi
Próximo artigo Q4: A briga de Hamilton e Verstappen pela pole e tudo da classificação em Abu Dhabi

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil