Fórmula 1 GP dos Estados Unidos

F1: Red Bull admite existência de polêmico dispositivo que está no alvo da FIA, mas argumenta que fez acordo com o órgão

Equipe se pronunciou pela primeira vez sobre controvérsia a respeito do ajuste da altura da suspensão dianteira; saiba mais no Motorsport.com

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, is returned to the garage

A Red Bull admitiu que existe um 'truque' para alterar a altura do 'babador' dianteiro, mas insiste que ele não pode ser usado enquanto seu carro de Fórmula 1 estiver montado.  

As especulações sobre a possibilidade de uma equipe explorar uma forma de elevar e baixar a altura do seu 'T-tray' surgiram às vésperas do GP dos Estados Unidos, quando a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) revelou que está impondo uma restrição sobre o assunto.

Leia também:

O órgão regulador disse que, após as preocupações expressas pelas equipes sobre a possível exploração por uma rival das regras do parque fechado para ajustar a altura do carro entre a classificação e a corrida, novos procedimentos foram introduzidos a partir do fim de semana em Austin.

Uma maneira de fazer isso é por meio da instalação de selos em dispositivos que podem ser ajustados para alterar a altura de rodagem do 'babador' dianteiro de modo a garantir que eles não possam ser movidos. Antes do início das atividades em Austin neste fim de semana, ficou claro que o foco da questão girava em torno da Red Bull.

Fontes sugerem que as equipes foram alertadas no GP de Singapura sobre a especulação de que a escuderia de Milton Keynes tinha uma maneira de ajustar a altura do 'babador' dianteiro por meio de uma mudança nas configurações de um componente em uma área acessível a partir do cockpit.

Isso foi descoberto pelo fato de a Red Bull ter que publicar os detalhes do projeto desse elemento nos servidores da FIA, como parte dos regulamentos que envolvem peças de 'código aberto'. Sugeriu-se que esse dispositivo tinha uma série de configurações que poderiam ser ajustadas por um mecânico para ajudar a alterar a altura do carro.

A execução dessa ação seria permitida durante os treinos, portanto, o componente em si não está fora dos regulamentos, mas é ilegal que as alterações sejam feitas em condições do parque fechado -- o parc fermé começa pré-classificação e dura até o final da corrida.

Entende-se que houve discussões entre as equipes preocupadas com o assunto e a FIA durante o fim de semana de Singapura. Após essas conversas, a entidade reguladora conversou com a Red Bull antes da corrida para garantir que ela não estava fazendo nada de errado. Em pronunciamento nesta semana, a FIA disse que não havia evidências de que a equipe de Milton Keynes tenha de fato ajustado o dispositivo com o carro em condições de parc ferme.

No entanto, a partir de agora, o monitoramento desse aspecto do carro será intensificado para garantir que essa seja uma área em que ninguém possa trabalhar fora das normas.  A Red Bull negou ter feito qualquer coisa imprópria e insiste que o dispositivo não pode ser alterado depois que o carro é montado.

Um representante sênior da equipe disse: "Sim, ele existe, embora seja inacessível quando o carro está totalmente montado e pronto para correr. Nas inúmeras correspondências que mantemos com a FIA, isso veio à tona e concordamos com um plano para o futuro."

A controvérsia sobre o ajuste da altura do carro vem antes do que será uma intensa batalha entre a Red Bull e a McLaren pelo título da F1. Ambas as equipes estão atentas ao que suas rivais estão fazendo, sendo que o esquadrão de Woking foi recentemente alvo de uma investigação sobre a flexibilidade de sua asa traseira.

F1 volta: DECISÃO VERSTAPPEN x NORRIS e tretas de HAMILTON, BORTOLETO e GLOBO, com MAX WILSON! Stock

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

F1 de volta com DECISÃO VERSTAPPEN x NORRIS, tretas de HAMILTON, BORTOLETO e GLOBO, com MAX WILSON

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Jonathan Noble
Fórmula 1
Red Bull Racing
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Concorrente de Bortoleto, Bottas admite risco de ficar fora de 2025: "Não há nada que eu possa fazer"
Próximo artigo Ex-piloto de F1 revela uso de fraldas nos primeiros anos de corrida por problemas de saúde

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros