F1: Red Bull escala Vips para fazer TL1 no GP da Espanha

Equipe austríaca segue norma da F1 2022 que obriga times a abrirem espaço para novatos; já na Alfa Romeo, Kubica fará primeira sessão da sexta

F1: Red Bull escala Vips para fazer TL1 no GP da Espanha
Carregar reprodutor de áudio

Após a Williams anunciar a presença de um novato no TL1 para o GP da Espanha de Fórmula 1, agora foi a vez a Red Bull seguir o mesmo caminho, confirmando a presença de Juri Vips, piloto de sua Academia, que ocupará o RB18 de Sergio Pérez na primeira sessão em Barcelona.

A oportunidade para o piloto da Estônia vem como parte de uma nova regra introduzida pela FIA para ajudar jovens talentos a adquirirem quilometragem na F1. Para 2022, as equipes são obrigadas a reservar duas sessões de treinos livres de sexta-feira para pilotos novatos, que não disputaram mais que dois GPs em suas carreiras.

Leia também:

Vips era uma escolha lógica para a Red Bull, sendo parte da Academia há anos. Ele assinou com o time antes do GP de Macau de 2018, ganhando notoriedade após vencer a F4 Alemã em 2017. Ele conquistou os pontos para a superlicença da F1 em 2020, após completar quilometragem de testes com a equipe.

Além de ser piloto reserva da Red Bull e da AlphaTauri em diversas ocasiões, ele também participa regularmente dos testes pós-temporada em Abu Dhabi com o time austríaco.

Além de seus compromissos com a F1, Vips disputará a etapa deste fim de semana da F2. No momento, ele é o sexto no campeonato com a Hitech. Seu melhor resultado no ano foi um segundo lugar na primeira corrida em Jeddah.

Entre os novatos, Vips terá também a companhia do atual campeão da Fórmula E, Nyck de Vries, que ocupará o carro de Alex Albon na Williams, o que deve funcionar como teste para uma potencial oportunidade futura.

Na Alfa Romeo, Robert Kubica voltará ao cockpit pela primeira vez desde os testes da Pirelli em Ímola, assumindo o carro de Zhou Guanyu. Mas com uma vasta experiência na F1, sua presença não entra na cota de novatos da equipe suíça.

Robert Kubica, Alfa Romeo C42

Robert Kubica, Alfa Romeo C42

Photo by: Davide Cavazza

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST #178: Será o fim da linha para Vettel e Alonso na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

compartilhar
comentários
Alonso dá "boas vindas" a Hamilton ao seu mundo na F1: "Faz uma mega volta, mas está 1s atrás"
Artigo anterior

Alonso dá "boas vindas" a Hamilton ao seu mundo na F1: "Faz uma mega volta, mas está 1s atrás"

Próximo artigo

F1: Chefe da DAMS assume cargo de diretor esportivo no GP de Mônaco

F1: Chefe da DAMS assume cargo de diretor esportivo no GP de Mônaco