Recomendado para você

Almirola supera Zilisch em final dramático da NASCAR Xfinity em Las Vegas; Motorsport transmite categoria

Almirola supera Zilisch em final dramático da NASCAR Xfinity em Las Vegas; Motorsport transmite categoria

NASCAR XFINITY
NASCAR XFINITY
Las Vegas II
Almirola supera Zilisch em final dramático da NASCAR Xfinity em Las Vegas; Motorsport transmite categoria
Sainz traça paralelo entre Marc Márquez e Ayrton Senna

Sainz traça paralelo entre Marc Márquez e Ayrton Senna

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Sainz traça paralelo entre Marc Márquez e Ayrton Senna
Indy: Palou usa Alonso como exemplo em processo contra McLaren

Indy: Palou usa Alonso como exemplo em processo contra McLaren

Indy
Indy
Nashville
Indy: Palou usa Alonso como exemplo em processo contra McLaren
F1: Os recordes de Schumacher que Hamilton ainda segue quebrando; confira

F1: Os recordes de Schumacher que Hamilton ainda segue quebrando; confira

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Os recordes de Schumacher que Hamilton ainda segue quebrando; confira
MotoGP não planeja aumentar calendário para além das 22 corridas

MotoGP não planeja aumentar calendário para além das 22 corridas

MotoGP
MotoGP
MotoGP não planeja aumentar calendário para além das 22 corridas
F1 - Steiner manda recado para Horner após rumores relacionados a Haas: "Boa sorte!"

F1 - Steiner manda recado para Horner após rumores relacionados a Haas: "Boa sorte!"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Steiner manda recado para Horner após rumores relacionados a Haas: "Boa sorte!"
F1: Chefe da Cadillac revela mais detalhes sobre preparação para 2026

F1: Chefe da Cadillac revela mais detalhes sobre preparação para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Chefe da Cadillac revela mais detalhes sobre preparação para 2026
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Red Bull está pronta para protestar contra asa traseira da Mercedes

Chefes das equipes rivais na luta pelo título dividiram a coletiva da FIA nesta sexta-feira, em uma sessão tensa

Mercedes W12 rear wing detail

O chefe da Red Bull, Christian Horner, reiterou suas suspeitas de que a Mercedes esteja se beneficiando de um truque na asa traseira para aumentar a velocidade de reta na temporada 2021 da Fórmula 1. O britânico deixou claro que entrará com um protesto nessa reta final se acreditar que exista de fato alguma ilegalidade.

Em uma coletiva de imprensa tensa que colocou Horner lado a lado de Toto Wolff, o chefe da Red Bull também fez referência a "marcas de pontuação" que sua equipe observou na asa traseira do W12, deixando implícito que havia uma movimentação ilegal.

Leia também:

Horner já havia sugerido no Brasil que a Mercedes tinha uma velocidade de reta incomum, que ajudou Lewis Hamilton a se recuperar para vencer a prova.

Ele também sugeriu que a Red Bull está mais preocupada com as provas na Arábia Saudita e de Abu Dhabi, onde o baixo arrasto e a performance nas retas são mais importantes.

"Se eu protestaria?", disse Horner. "Absolutamente. Se acreditamos que o carro não segue o regulamento, vamos protestar. A velocidade de reta que vimos no México e no Brasil, todos viram no Brasil que não é algo normal".

"E sim um novo motor da Mercedes que trouxe um aumento de performance. Mas quando a diferença é de 27 km/h, e você vê as marcas na placa da asa traseira... É muito claro para nós o que está acontecendo. Então, claro, digo que depende da FIA dizer se é legal ou não. Se não for, você protesta se acha que o rival não cumpre as regras".

"Vamos seguir a situação. Dependerá do que acontece neste fim de semana. Vamos fazer uma análise. Não é apenas aplicado aqui, porque é pertinente as duas próximas provas".

"Sei que a Mercedes prestou muita atenção em nosso carro ao longo do ano e obviamente fazemos o mesmo. Os riscos são altos, há muito em jogo. E, como disse, queremos garantir que tudo seja nivelado".

Wolff voltou a insistir que não está preocupado com a legalidade do W12.

"Sempre disse que é assim que se luta, você tenta impedir que o competidor tenha uma vantagem. Se você tem algum ceticismo, porque alguém te disse algo, e você acredita que esse seja o motivo de uma vantagem, corra atrás".

"Acho que essa asa em particular foi revisada pela FIA umas 14 vezes, eles têm todos os desenhos. Não há nada que a Red Bull espera lá. Então ficaremos felizes em mandar, cortar, podemos enviar uma para Milton Keynes [sede da Red Bull]".

Horner questionou Wolff diretamente: "Então como você explica as marcas na asa traseira?". O austríaco respondeu: "Acredito que esteja dentro do permitido. Portanto, é ok".

A discussão já estava quente no momento em que a potencial ilegalidade surgiu.

"Acho que ninguém apareceria na pista com um motor ou uma asa traseira ilegal", disse Wolff. "O mundo é transparente demais para isso. E você ficaria irritado se tomar decisões que são ilegais em uma equipe com visibilidade tão grande".

"O nosso carro cumpre o regulamento?", disse Horner. "Absolutamente. Temos preocupações com a velocidade de reta da Mercedes que vemos desde Budapeste? Eles tem sido incríveis nas últimas corridas, sem dúvidas".

"Esperamos que a FIA faça um escrutínio, policie o esporte para garantir que todos os carros sigam o regulamento? É um documento complexo. Então dependemos muito da FIA para garantir que tudo seja ridiculamente justo".

"Porque o que queremos nas provas finais é uma luta justa, independente de quem vencer no final, isso não deve acontecer na sala dos comissários, nem no tribunal, precisa acontecer na pista. E queremos garantir que nas últimas provas, os carros sejam ridiculamente policiados, cumprindo o regulamento, porque há muito em jogo".

Wolff confirmou ainda que a asa traseira que levou à exclusão de Hamilton da classificação no Brasil também foi devolvida à Mercedes e já foi examinda.

"Sobre a asa, sim, a temos de volta. E como pensávamos, estava quebrada. Ela quebrou na classificação. Não passamos no teste de 85mm no lado direito. Passamos na esquerda, no meio, mas não na direita por uma fração. E tudo bem".

"Não podíamos inspecionar para argumentar sobre a quebra. E, consequentemente, descobrimos que dois parafusos se soltaram na classificação. E isso causou a irregularidade".

"E provavelmente foi importante no tempo de volta, mas as coisas são assim. Foi repassado aos comissários, e foi lidado de modo diferente do que no passado. com os outros podendo resolver coisas quebradas no parque fechado".

"Mas seguimos em frente, já foi e nos demos bem. Torcia apenas por mais pontos na Sprint. Mas isso é passado. Faremos o nosso melhor no GP atual e nos próximos".

F1 2021: VERSTAPPEN PUNIDO? A POLÊMICA revisão da TRETA em Interlagos e notícias do GP do Catar

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #147 – TELEMETRIA: O que a Red Bull tem que fazer no Catar? Hamilton favorito?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Verstappen descarta mudança de motor e pede revisão de regulamento
Próximo artigo F1: Mercedes responde e Bottas lidera TL2 para o GP do Catar; Verstappen é 3º e Hamilton 4º

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros