F1 - Amizade e desentendimentos: saiba como Jos Verstappen e Bernie Ecclestone aparecem no caso Horner

O que pai de Max Verstappen e o ex-chefão da F1 têm a ver com o caso que agita a Red Bull neste início de ano?

Bernie Ecclestone com Christian Horner, diretor de equipe da Red Bull Racing

Bernie Ecclestone com Christian Horner, diretor de equipe da Red Bull Racing

Mark Sutton / Motorsport Images

A Red Bull Racing apresentará seu carro para a temporada de 2024 da Fórmula 1 no dia 15 de fevereiro, mas ainda não se sabe se Christian Horner será o chefe de equipe até lá. Há dois dias, tornou-se público que uma investigação havia sido iniciada contra ele dentro da companhia, e os rumores começaram a aparecer.

Leia também:

O certo é que nesta sexta-feira Horner será interrogado pelo “advogado independente” solicitado pela fabricante de energéticos. De acordo com novas informações da publicação irmã do Motorsport.com, o Motorsport-total.com, outros funcionários já foram questionados sobre o assunto. Quanto às acusações exatas, surgiram muitos rumores, alguns bastante ousados, mas o certo é que a denúncia foi feita por alguém que trabalhou em estreita colaboração com o chefe da equipe de 50 anos de idade.

De acordo com outras informações da publicação, não está certo de que o destino de Horner será decidido na sexta-feira, é mais provável que o advogado primeiro avalie o que ouviu e depois tome uma decisão. No entanto, o tempo é essencial e presumivelmente todos ficariam felizes se o assunto fosse encerrado pouco antes da apresentação da próxima quinta-feira, o que a Red Bull sugere no seu anúncio que gostariam de encerrá-lo “o mais rápido possível”.

A novidade é que Horner teria sido aconselhado nos bastidores a renunciar para evitar o ataque da mídia, mas ele recusou e até montou sua própria equipe jurídica. Ele fez apenas uma declaração desde que as acusações se tornaram públicas, quando questionado pelo De Telegraaf ele as negou veementemente.

Enquanto isso, parece que o ex-chefe da F1, Bernie Ecclestone, interveio para tentar acalmar os ânimos. Horner é um grande amigo do antigo mandatário, foi padrinho de seu terceiro casamento. Segundo fontes, Ecclestone também queria persuadir Horner sair do comando da Red Bull sem traumas, mas sem sucesso.

No entanto, não parece ser coincidência que a história tenha aparecido pela primeira vez num jornal holandês. Com base em rumores nos bastidores da F1, o relacionamento entre Horner e Jos Verstappen se deteriorou seriamente, e sabe-se que Max Verstappen considera principalmente seu pai e Helmut Marko.

A Red Bull, como empresa, está naturalmente preocupada com a sua imagem, se ficar provado que Horner fez algo irreparável e não for tratado adequadamente, poderá causar enormes danos à marca. Até agora, ninguém que nossos colegas perguntaram acredita que Horner escapará impune, mas ele está sendo tratado como inocente por enquanto.

Ainda não está claro se a FIA irá intervir. Para eles, o assunto pode ser interessante apenas do lado da competição e dos regulamentos técnicos. Com isso, se Horner for considerado culpado, mas for demitido, é improvável que iniciem sua própria investigação.

Não se sabe quem poderia se tornar o sucessor de Horner se a Red Bull o demitisse como resultado do caso. Seria óbvio, porém, que o atual diretor esportivo Jonathan Wheatley poderia assumir a gestão da equipe, pelo menos interinamente.

As CONSEQUÊNCIAS do 'fico' de Norris: RED BULL vai atrás de QUEM agora que Lando ficará na McLaren?

Podcast #268 – O que será do futuro de Horner e Red Bull?

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Alpine apresenta “audacioso” A524 e continua ‘revezamento’ de cores
Próximo artigo F1: Renault revela que negociações com Andretti só serão retomadas quando equipe tiver vaga

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil