F1: “Tema da Vitória” completa 40 anos; música já foi usada para Piquet, Senna, Barrichello, Massa e... Prost
Música marcou geração que via brasileiros brilharem na maior categoria do automobilismo mundial

Há exatos 40 anos, Nelson Piquet cruzava a linha de chegada em primeiro lugar em um GP de Fórmula 1 em casa, encerrando um jejum de oito anos, já que o último brasileiro a vencer em seu País foi José Carlos Pace, em 1975.
Na época, um detalhe diferente chegava aos ouvidos dos brasileiros que vibravam com o triunfo de Piquet, uma música que acompanhava a festa em forma de narração de Galvão Bueno: o Tema da Vitória.
Além de Piquet, o Tema da Vitória acompanhou todas as vitórias de Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Felipe Massa, sendo confundida até como “música do Senna”, já que os 41 triunfos do brasileiro foram ao som do tema.
Mas, algo poucas pessoas sabem é que no início, o Tema da Vitória não era executado para vitórias brasileiras na F1, mas apenas para o GP do Brasil. O inusitado é que no ano seguinte, Alain Prost venceu o GP do Brasil em Jacarepaguá e Galvão Bueno narrou seu feito com a música de fundo.
Rico Penteado revela como Flavio Briatore 'acabou com a brincadeira' na Renault F1
Podcast #220 - Fernando Alonso pode ser a 'salvação' da F1 em 2023?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.