Recomendado para você

Mitsubishi Cup: Confira todas as duplas que venceram em São João da Boa Vista

Mitsubishi Cup: Confira todas as duplas que venceram em São João da Boa Vista

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup: Confira todas as duplas que venceram em São João da Boa Vista
Matheus Comparatto é o representante brasileiro no Porsche Jr Programme Shoot-out 2025

Matheus Comparatto é o representante brasileiro no Porsche Jr Programme Shoot-out 2025

Porsche Cup
Porsche Cup
Matheus Comparatto é o representante brasileiro no Porsche Jr Programme Shoot-out 2025
Porsche Cup: Wagner Pontes busca pódio em preliminar da F1

Porsche Cup: Wagner Pontes busca pódio em preliminar da F1

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Wagner Pontes busca pódio em preliminar da F1
Porsche Cup: Gustavo Zanon mira pódio para fechar a temporada da Carrera Sport em alta

Porsche Cup: Gustavo Zanon mira pódio para fechar a temporada da Carrera Sport em alta

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Gustavo Zanon mira pódio para fechar a temporada da Carrera Sport em alta
Porsche Cup: Antonella Bassani fecha temporada de estreia na Carrera Cup em etapa preliminar da F1

Porsche Cup: Antonella Bassani fecha temporada de estreia na Carrera Cup em etapa preliminar da F1

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Antonella Bassani fecha temporada de estreia na Carrera Cup em etapa preliminar da F1
Leonardo Sanchez busca título da Porsche Carrera Rookie na preliminar do GP São Paulo de F1

Leonardo Sanchez busca título da Porsche Carrera Rookie na preliminar do GP São Paulo de F1

Porsche Cup
Porsche Cup
Leonardo Sanchez busca título da Porsche Carrera Rookie na preliminar do GP São Paulo de F1
Porsche Cup retorna ao Brasil em fim de semana de gala e freios à prova em Interlagos

Porsche Cup retorna ao Brasil em fim de semana de gala e freios à prova em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup retorna ao Brasil em fim de semana de gala e freios à prova em Interlagos
Porsche Cup: Gerson Campos volta a Interlagos em busca do vice-campeonato da classe Challenge

Porsche Cup: Gerson Campos volta a Interlagos em busca do vice-campeonato da classe Challenge

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Gerson Campos volta a Interlagos em busca do vice-campeonato da classe Challenge

F1 traz impacto econômico 30% superior à cidade de São Paulo e vê crescimento de 75,8% do público feminino

Índices de 2022 superam R$ 1,3 bilhão; valor de exposição de mídia do GP São Paulo deste ano é de US$ 448,6 milhões

Brazillian GP crowds, fans

O GP de São Paulo de Fórmula 1 de 2022 superou expectativas, de acordo com levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O evento registrou impacto econômico de R$ 1,37 bilhão para a cidade de São Paulo, atraindo um público de 235.617 pessoas no autódromo.

O cálculo dos impactos econômicos foi realizado pela FGV com informações da Secretaria Municipal de Turismo, por meio do Observatório do Turismo, da São Paulo Turismo (SPturis).

Leia também:

O impacto econômico de R$ 1,37 bilhão (R$ 826,2 milhões diretos e R$ 545 milhões indiretos) aponta um crescimento real de 29,8% em relação a 2021, que foi de R$ 960 milhões. Tamanha movimentação econômica gerou R$ 206,4 milhões em impostos, em um aumento real de 30,4% na comparação com o evento anterior - a arrecadação de tributos em 2021 havia sido de R$ 143,8 milhões.

A atividade econômica realizada pelo GP São Paulo de F1, gerou efeitos que movimentaram outros setores, o chamado efeito-dominó. Os impactos diretos são os gastos efetivamente realizados pela organização do evento, pelos patrocinadores e pelo público. Os impactos indiretos correspondem à movimentação econômica gerada na cadeia produtiva da realização da F1. O número de profissionais envolvidos no evento deste ano foi de 13.708, um crescimento 42,8% em relação a 2021, que contou com 9.598 pessoas.

Exposição recorde

A exposição de mídia da cidade de São Paulo com a realização do GP também registrou crescimento. Um dos benefícios mais importantes para um patrocinador na F1 e em qualquer esporte é a sua exposição, e em 2022 o evento gerou 448,6 milhões de dólares em retorno de mídia para a cidade, um recorde, de acordo com o Fórmula Money.

O tipo de exposição gerado foi, em maior parte, pela transmissão da prova ao vivo para mais de 180 países e 445 milhões de expectadores globais únicos - 82,8% da exposição foi graças à transmissão do evento; 12% por mídia online e 5,3% foi por mídia impressa.

O valor total da exposição de mídia gerado nos três anos de realização do GP São Paulo foi de mais de 1 bilhão de dólares para a cidade: em 2019, o retorno da exposição foi de US$ 208,1 milhões; em 2021, US$ 403,1 milhões; e em 2022, US$ 448,6 milhões.

“Os excelentes números sobre o impacto econômico do GP São Paulo mostram que estamos conseguindo alcançar nossos objetivos: promover entretenimento de qualidade para quem vai ao autódromo, e gerar benefícios para toda a população de São Paulo. Além de proporcionar emprego e renda, o GP São Paulo projeta a imagem da Cidade para o Brasil e para o mundo, o que, com certeza, fortalece São Paulo como destino turístico. Para isso, estão sendo fundamentais a visão estratégica e a sensibilidade social do Prefeito Ricardo Nunes, que trabalha intensamente para que São Paulo receba o evento mais importante do Brasil da melhor maneira possível”, afirma Alan Adler, CEO do GP São Paulo de F1.

Perfil do público

Do público que foi ao autódromo para assistir o GP São Paulo, 70,2% eram de fora da capital. Desses, 45,5% vieram de fora do estado e 4,6%, de fora do país. Em 2021 o número de pessoas que veio de fora da capital foi de 64,4%, com 39,9% de fora do estado e 3,1% de fora do país. A presença feminina em Interlagos aumentou em 75,8% e passou de 20,7% em 2021 para 36,4% este ano.

O público mais jovem também compareceu mais ao circuito este ano. O público de 18 a 24 anos passou de 14,3% em 2021 para 21,3% em 2022; na faixa de 25 a 29 anos o crescimento foi de 18,8% para 22,8% este ano. Já entre o público de 30 a 39 anos a porcentagem no circuito caiu de 32,5% para 28,3% e na faixa dos 50 aos 59 baixou de 9,1% para 8,3%. A porcentagem de pessoas com mais de 60 anos diminuiu de 5,4% para 4,1%.

Pérez x Verstappen x Hamilton, CONSPIRAÇÃO na RBR, Binotto EM XEQUE na Ferrari, Russell e + F1 2022

 

Artigo anterior F1: McLaren revela pintura para final da temporada em Abu Dhabi
Próximo artigo TELEMETRIA: Rico Penteado comenta treta na Red Bull e fala de favoritos em Abu Dhabi

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros