Recomendado para você

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP
MotoGP
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Stock Car
Stock Car
A Definir
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
A Definir
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

F1: Verstappen acusa Mercedes de ter assoalho mais flexível do grid

Piloto da Red Bull não entende por que Mercedes está feliz com restrição da flexibilidade do assoalho por ser a equipe mais infratora

Lewis Hamilton, Mercedes W13

As diretrizes técnicas à respeito do assoalho implementado para a nova geração de carros da Fórmula 1 continuam sendo debatidas, principalmente pelo fato da suspeita de algumas equipes terem interpretado uma brecha no regulamento, possibilitando uma maior flexibilidade do componente. As regras de uso serão revisadas, a fim de encerrar os pontos soltos, e na visão de Max Verstapen, a Mercedes não deveria estar feliz com isso, já que é uma das escuderias mais infratoras. 

Leia também:

Como parte do esforço da FIA para erradicar o excesso de peso dos carros atuais, a entidade está introduzindo uma série de novas medidas para o GP da França. 

Além de haver um limite na Métrica de Oscilação Aerodinâmica (AOM), que as equipes não poderão exceder, o órgão regulador do automobilismo também está restringindo os truques do assoalho flexível. 

Houve suspeitas de que algumas equipes encontraram maneiras inteligentes de contornar o limite atual de 2mm que os pisos e as tábuas podem flexionar. 

Esse movimento extra pode ajudar a oferecer um grande benefício no desempenho, já que permite que os carros se aproximem do solo par melhorar o downforce sem o risco de desgastar a prancha ou promover batidas provocadas pelos saltos. 

Quando os detalhes, sobre o que algumas equipes estavam fazendo, vieram à tona em uma reunião do Comitê Consecutivo Técnico da F1, vários times ficaram surpresos. 

O chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff, disse: "Ninguém tem ideia do que a FIA mostrou no último Comitê Técnico, o que foi uma grande surpresa para todos os times.

"O que está no regulamente e as intenções das regras são muito claras. Quero dizer, não há argumentos do por que isso poderia desviar mais do que está nos regulamentos. Uma surpresa, na verdade: um choque." 

O diretor de engenharia da Mercedes, Andrew Shovlin expressou sua crença que a repressão dos truques nos assoalhos flexíveis ajudaria a nivelar o campo de jogo, "prendendo" algumas equipes.

"Quando isso veio à tona, nós percebemos oportunidades que talvez não estávamos explorando," ele disse.

"Então, isso não nos afeta em como pilotamos nosso caro. Isso, talvez, pode afetar os outros competidores e em virtude disso, nos aproximamos um pouco."

Max Verstappen, Red Bull Racing

Max Verstappen, Red Bull Racing

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Mas, apesar da Mercedes ser tão receptiva com o movimento da FIA, Verstappen questionou a abordagem do seu rival. Ele avalia que a Mercedes é time que mostrou ter o assoalho mais flexível da temporada.

Falando no Red Bull Ring sobre a Mercedes apoiar as mudanças do assoalho flexível, Verstappen apontou: "Bom, o que eu não entendo muito bem, é que eles estão reclamando do assoalho flexível sendo que o deles é o mais flexível."

Com grande parte do foco, em relação aos assoalhos, voltado para Ferrari e Red Bull, os dois times insistem que eles não terão que fazer nenhuma mudança em seus carros em decorrência das novas restrições de flexibilidade.

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #185 - Ainda há quem resista ao halo após mais duas vidas salvas?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 AO VIVO: Acompanhe o Treino Livre 1 do GP da Áustria em Tempo Real
Próximo artigo F1: Verstappen mostra força da Red Bull em casa e lidera TL1 na Áustria

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros