F1: Verstappen é punido em três posições de grid para GP da Rússia após batida com Hamilton
Holandês foi considerado culpado em incidente mais polêmico do GP da Itália

Max Verstappen foi punido para o grid do GP da Rússia, após a batida com Lewis Hamilton no GP da Itália de Fórmula 1.
A dupla fez contato na primeira chicane após Hamilton, saindo dos boxes, defender a linha que ia para a curva 2.
Verstappen saiu da pista e atropelou o meio-fio, seu Red Bull subiu na Mercedes de Hamilton. Ambos abandonaram.
Embora os dois pilotos se culpassem pelo acidente, os comissários consideraram Verstappen o culpado e deram-lhe uma punição de três lugares no grid para o GP da Rússia em duas semanas, além de dois pontos na superlicença.
“O carro 44 estava saindo dos boxes. O 33 estava na reta principal. Na 50 metros antes da curva 1, o carro 44 estava significativamente à frente do carro 33”, disse o comunicado da FIA à imprensa.
“O carro 33 freou tarde e começou a se mover ao lado do carro 44, embora em nenhum ponto da sequência o carro 33 tenha avançado mais do que apenas atrás da roda dianteira do carro 44.”
“Durante a audiência, o piloto do Carro 33 afirmou que a causa do incidente foi o piloto do Carro 44 abrindo após a Curva 1 e o “espremendo” até o ápice da Curva 2.”
“O piloto do Carro 44 afirmou que o do Carro 33 tentou passar muito tarde e deveria ter desistido da curva”
“Os comissários observaram na filmagem que o piloto do carro 44 estava em uma linha evasiva, embora sua posição tenha feito o carro 33 entrar no meio-fio. Além disso, os Comissários observaram que o Carro 33 não estava ao lado do Carro 44 até significativamente na entrada da Curva 1.”
“Na opinião dos Comissários, esta manobra foi tentada tarde demais.”
“Embora o carro 44 pudesse ter desviado mais do meio-fio para evitar o incidente, os comissários determinaram que sua posição era razoável e, portanto, concluíram que o piloto do carro 33 era o principal culpado pelo incidente.”
“Ao chegar à penalidade, os Comissários enfatizam que consideraram apenas o incidente em si e não as consequências dele.”
Os dois pontos na superlicença são os únicos que o piloto da Red Bull tem, já que não ocasionou outros incidentes no último ano.
EXCLUSIVO: MASSA dá PITACO na crescente RIVALIDADE da F1 entre HAMILTON e VERSTAPPEN
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST - Bottas: piloto que deixou a desejar ou talento 'sacrificado'?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.