Recomendado para você

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP
MotoGP
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

F1: Verstappen ultrapassa Leclerc no final e vence GP da Arábia Saudita

Holandês e monegasco se beneficiaram de safety car para tomar a liderança de Pérez e piloto da Red Bull levou a melhor

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen respondeu à vitória de Charles Leclerc no Bahrein e venceu o GP da Arábia Saudita de Fórmula 1, com direito a ultrapassagem no final da corrida. O monegasco aproveitou um safety car durante a janela de pit stops e tomou a liderança de Sergio Pérez para mantê-la por um bom tempo, até o holandês alcançá-lo.

O mexicano controlava a corrida até a 16ª volta, quando Nicholas Latifi bateu e beneficiou o piloto da Ferrari, que havia trocado seus pneus antes do rival e pôde ficar à frente graças ao ritmo desacelerado do pelotão. Isso aproximou o pelotão e rendeu boas batalhas nos momentos derradeiros da prova.

Leia também:

A corrida

Apenas Kevin Magnussen, Lewis Hamilton e Nico Hulkenberg escolheram sair de pneus duros, o resto do grid optou pelos médios. A janela de pit stops prevista pela Pirelli incluía a 'padrão', de apenas uma parada nos boxes, ou no máximo duas.

Pérez começou bem e segurou a liderança nos metros iniciais, enquanto Verstappen ganhou o terceiro lugar de Carlos Sainz. Leclerc seguiu em segundo. Não houve muitas mudanças de posição na largada e o pelotão se manteve 'comportado'. No fundo, Zhou Guanyu reclamou no rádio da Alfa Romeo de um anti-stall na partida, mas continuou.

 

O mexicano abriu mais de um segundo rapidamente, marcou a volta mais rápida e não deu chance para o atacarem com o DRS. Os quatro primeiros se afastaram e ficaram a uma boa distância de cada um. Logo atrás, George Russell ultrapassou Esteban Ocon para subir à quinta colocação.

Com melhor ritmo, Fernando Alonso colou em seu companheiro de Alpine e os dois quase colidiram na reta após uma defesa de posição do francês, o que preocupou o chefe Otmar Szafnauer, claramente receoso na recuperação de imagens.

Sem qualquer ordem da equipe, a dupla protagonizou uma boa disputa pelo sexto lugar até a sétima volta, quando o bicampeão conseguiu o movimento na curva 1 e não tomou o troco por pouco. Na seguinte, Ocon conseguiu recuperar o posto, mas passou pela área de escape da pista e teve que devolver. Com isso, Valtteri Bottas aproveitou para se aproximar e colou nos dois.

 

À frente, Pérez seguia tranquilo na liderança, mas a Ferrari informava Leclerc no rádio que seus pneus desgastavam menos que os da Red Bull, algo que poderia tornar diferentes as voltas de pit stop de cada um. Verstappen e Sainz também estavam bem afastados um dos outro na terceira e quarta colocação, respectivamente, sem qualquer perigo de Russell, em quinto.

Na 14ª volta, a Alpine 'encerrou' a disputa entre Alonso e Ocon ao informar o francês para que não atacasse o espanhol. Com isso, ele teria que se preocupar em defender a sétima posição de Bottas, mas o finlandês logo conseguiu passá-lo.

Lance Stroll e Alexander Albon foram os primeiros a ir aos boxes e a Red Bull chamou Pérez ao pit stop na abertura do 16º giro - para retornar de pneus duros. Pouco depois, antes das paradas de Leclerc, Verstappen e Sainz, o safety car foi acionado por conta de um acidente de Latifi. Isso fez com que o monegasco pudesse fazer sua troca com o resto do grid em ritmo lento e assumisse a liderança.

 

Apenas Magnussen, Hamilton e Hulkenberg, que largaram de pneus duros, não aproveitaram o carro de segurança para trocar de pneus. O dinamarquês ocupava a sexta colocação, o britânico a sétima e o alemão a nona. Todo o resto do grid ficou com os mesmos compostos dos três.

A corrida foi retomada no início da 21ª volta e Pérez teve que ceder a terceira posição para Sainz por tê-lo fechado quando o espanhol saiu dos boxes. À frente, Leclerc resistiu à pressão de Verstappen e rapidamente abriu mais de um segundo de vantagem para se proteger do DRS e manter a liderança.

 

 

No meio do pelotão, Hamilton e Magnussen trocavam ultrapassagens pelo sexto lugar. O heptacampeão conseguiu tomar à frente do dinamarquês na 24ª volta pela curva 1, mas levou o troco logo depois. Na seguinte, o heptacampeão fez novamente o movimento mas dessa vez saiu com mais vantagem e se manteve à frente.

 

Leclerc e Verstappen trocavam voltas rápidas e o monegasco conseguia responder o aumento de ritmo do holandês, com 1s6 de vantagem na liderança. Na briga pelo pódio, Sainz tinha quase a mesma lacuna sobre Pérez na terceira colocação, mas os dois estavam longe dos ponteiros.

Na 36ª volta, fim de corrida para Alonso: o espanhol perdeu potência em seu carro e arrastou de voltas aos boxes para abandonar, mas não conseguiu. Daniel Ricciardo também teve o mesmo problema e parou na entrada do pit. Com isso, o safety car virtual foi acionado. Bottas foi outro a ter que se retirar da prova. 

 

Magnussen e Hulkenberg aproveitaram para trocar seus pneus, enquanto a Mercedes demorou para chamar Hamilton e só fez isso quando ele cruzou a reta principal, o que deixou o heptacampeão muito contrariado e reclamando no rádio. Como haviam dois carros parados na entrada dos boxes, o pit lane foi fechado e ele teve que dar voltas adicionais.

O GP foi retomado na 41ª volta e foi quando Hamilton pôde fazer seu pit stop, retornando na 12ª colocação. Leclerc não teve um bom reinício e Verstappen se aproximou com muita rapidez, cortando a diferença para meio segundo no giro seguinte.

Assim como no Bahrein, os dois ponteiros trocaram ultrapassagens pela liderança, o holandês chegou a tomar a ponta, mas o monegasco devolveu. A batalha teve direito até a freada brusca dos dois na curva 1 para sair à frente na linha de detecção do DRS.

 

Na 47ª volta, Verstappen conseguiu passar Leclerc e sair com boa vantagem para segurar a liderança nas curvas seguintes. Após boas disputas e os dois correndo colados, o holandês levou a melhor e saiu com a vitória. Sainz completou o pódio e a Ferrari foi ao top 3 com seus dois pilotos mais uma vez. Charles ficou com a volta mais rápida.

 

Resultado do GP da Arábia Saudita

Cla   # Piloto Chassi Motor Voltas Tempo Diferença Intervalo km/h Pits Abandono Pontos
1   1 Netherlands Max Verstappen Red Bull Red Bull 50         1   25
2   16 Monaco Charles Leclerc Ferrari Ferrari 50 0.549       1   19
3   55 Spain Carlos Sainz Jr. Ferrari Ferrari 50 8.097       1   15
4   11 Mexico Sergio Perez Red Bull Red Bull 50 10.800       1   12
5   63 United Kingdom George Russell Mercedes Mercedes 50 32.732       1   10
6   31 France Esteban Ocon Alpine Renault 50 56.017       1   8
7   4 United Kingdom Lando Norris McLaren Mercedes 50 56.124       1   6
8   10 France Pierre Gasly AlphaTauri Red Bull 50 1'02.946       1   4
9   20 Denmark Kevin Magnussen Haas Ferrari 50 1'04.308       1   2
10   44 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 50 1'13.948       1   1
11   24 China Guan Yu Zhou Alfa Romeo Ferrari 50 1'22.215       2    
12   27 Germany Nico Hulkenberg Aston Martin Mercedes 50 1'31.742       1    
13   18 Canada Lance Stroll Aston Martin Mercedes 49 1 lap       1    
14 dnf 23 Thailand Alexander Albon Williams Mercedes 47         1    
  dnf 77 Finland Valtteri Bottas Alfa Romeo Ferrari 36         3 Abandono  
  dnf 14 Spain Fernando Alonso Alpine Renault 35         1 Abandono  
  dnf 3 Australia Daniel Ricciardo McLaren Mercedes 35         1 Abandono  
  dnf 6 Canada Nicholas Latifi Williams Mercedes 14           Abandono  
  dns 22 Japan Yuki Tsunoda AlphaTauri Red Bull 0              

F1 AO VIVO: TUDO sobre GP da Arábia Saudita e as novas RIVALIDADES do campeonato | PÓDIO

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #169 - TELEMETRIA: Rico Penteado aponta o que GP na Arábia terá de diferente

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Autoridades da Arábia Saudita garantem que GP seria cancelado se houvesse perigo real
Próximo artigo F1: Leclerc aumenta vantagem na liderança e Verstappen 'salta' com vitória em Jeddah; confira classificação de pilotos e equipes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros