Recomendado para você

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

F1 - Villeneuve: "Leclerc falou como se já fosse primeiro piloto da Ferrari, mas ele não é"

"É cedo demais para isso, e Sainz ainda tem uma chance", disse o canadense em coluna

Charles Leclerc, Ferrari F1-75, arrives in Parc Ferme

O clima fechado na Ferrari durante e após o GP da Grã-Bretanha segue dando o que falar. E para o campeão de 1997 da Fórmula 1, Jacques Villeneuve, apesar da corrida de Charles Leclerc ter sido um motivo de destaque positivo, sua atitude perante à equipe é questionável, especialmente em meio à crescente vivida por Carlos Sainz.

A equipe de Maranello optou por uma estratégia que acabou sendo mais favorável ao espanhol no momento do safety car, impedindo Leclerc de lutar por uma vitória e até mesmo o pódio, já que foi mantido na pista com pneus duros gastos enquanto os demais estavam com macios novos.

Leia também:

Mas esse não foi o único momento entre os dois em Silverstone, com trocas de posição e mais. Ao final, era visível o descontentamento do monegasco com a equipe.

Em sua coluna no site formule1.nl, Villeneuve elogiou Leclerc por sua performance e, mesmo criticando o erro estratégico da Ferrari, também não viu com bons olhos a atitude do monegasco.

"O que gostei da corrida de Leclerc é o quão rápido ele foi com uma asa dianteira danificada. Mas não havia lógica em deixá-lo na pista com pneus duros com o safety car. Eles largaram mão de uma dobradinha".

"E eu vejo a Ferrari errando o tempo todo. Talvez eles esperavam que Sainz segurassem Hamilton ou que Hamilton não parasse se Leclerc entrasse. Eu entendo a raiva de Leclerc após a corrida".

Villeneuve aposta em dois pontos-importantes para a Ferrari neste momento: é preciso melhorar a comunicação e existe um temor na equipe italiana em favorecer um piloto sobre o outro.

"O que Leclerc precisa é melhorar sua comunicação com a equipe. Sim, Sainz estava mais lento, mas a dobradinha era possível. O momento que eles mudaram o pneu fez sentido, se não eles perderiam a corrida".

"Leclerc falou como se definitivamente já tivesse sido declarado primeiro piloto, e ele não é, incluindo no contrato. É cedo demais para isso, Sainz ainda tem uma chance. Ele pontuou bem hoje e após bom resultado e um dia ruim para os rivais, ele está de volta".

"Uma decisão [de favorecer um piloto] enquanto os dois ainda tem chance de lutar pelo título pode te atrapalhar como equipe. Eddie Irvine deixou vários pontos para Michael Schumacher em 1999 e, eventualmente, perdeu o campeonato".

Para fechar, Villeneuve acredita ainda que a atitude de Leclerc não deve reverberar bem dentro da equipe.

"Acho que a Ferrari não ficará muito feliz com o tom no rádio. Leclerc pediu por uma decisão que veio: 'Sainz foi notificado para aumentar o ritmo'. Isso deveria ter sido suficiente e pediu que cortassem as mensagem de rádio. Brigar sobre isso é inútil; tudo é transmitido e isso não é bom para a Ferrari. Faça isso após a corrida de portões fechados".

VÍDEO: Rico Penteado fala da genialidade de Alonso e revela drama de Petrov em 2010

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #184 - Felipe Kieling, da Band, revela como foi substituir Mariana Becker na cobertura da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Regulamento mostra que disputas polêmicas em Silverstone foram legais
Próximo artigo F1- Pérez é contra teto salarial de pilotos: “Nós que corremos o risco fazendo o show”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros