Últimas notícias

Feliz com o carro, Senna espera um grid apertado em 2012

Piloto destaca confiabilidade e pouca degradação dos pneus no FW34 e fala em lutar para entrar nos pontos

Bruno Senna completou sua primeira pré-temporada em 2012

Após a primeira pré-temporada da carreira na F-1, completando o equivalente a quase 18 GPs nos dias em que esteve a bordo da Williams nos testes coletivos, Bruno Senna saiu com uma boa impressão a respeito da confiabilidade e do uso dos pneus no carro, mas acredita que ainda é cedo para saber onde o time inglês está em relação aos rivais.

“O FW34 é muito diferente do R31. Tem muita diferença em termos de acerto mecânico e também na filosofia da aerodinâmica do carro. Os carros têm estilo de pilotagem bem diferentes, mas no final das contas o que conta são os pneus da Pirelli, e a gente está aprendendo bastante sobre isso. Os engenheiros melhoraram muito o carro em relação ao uso dos pneus”, afirmou o brasileiro.

“Conseguimos fazer muita quilometragem e o carro é dócil de pilotar no limite. Acredito que vamos poder achar mais velocidade no carro com os upgrades que vão sendo trazidos. E acho que vamos melhorar ainda mais em relação ao consumo dos pneus, que também já é um positivo do carro.”

Mesmo feliz com o carro, Senna espera que as diferenças em relação às rivais mais próximas do meio do pelotão sejam pequenas.

“Acho que o meio do grid vai estar bem apertado, vai estar todo mundo muito próximo um do outro. A gente vai ter de ralar bastante para conseguir andar na frente deles, mas o mais importante é ver o progresso que a equipe está tendo agora já nesta pré-temporada. Claro que ninguém começa a temporada com o carro 100% pronto para correr sem nenhum problema, mas estamos bem próximos disso.”

O piloto vê Red Bull e McLaren à frente e depois um grupo compacto, que inclui até mesmo a Caterham, que evoluiu em relação ao ano passado.

“Todas as equipes tiveram um pulo para frente, acho que a Force India, Toro Rosso e a Sauber estão fortes. A Lotus também parece estar forte, a Mercedes também está ali junto com tudo mundo, parece. A Ferrari não aparenta estar com tanta performance, a não ser eles estejam escondendo o jogo. E a McLaren e a Red Bull estão um pouco na frente de todo mundo, pelo que parece. Acho que a grande surpresa foi a Caterham, que está tendo uma performance razoável chegando nas equipes que estão na frente.”

Para a Williams, o objetivo é estar perto da zona de pontuação, ainda que isso represente um grande salto de qualidade em relação a 2011, quando a equipe marcou apenas cinco pontos.

“A intenção da equipe sempre foi estar de volta aos dez primeiros, algo que não é fácil porque o salto é grande em relação à performance do ano passado. Mas esta é a meta que a equipe se colocou para este ano e, pela experiência da pré-temporada, acho que a gente está competitivo neste sentido.”

Senna estreia na equipe neste ano e sabe que tem de mostrar serviço para continuar na categoria na próxima temporada, pois seu acordo termina em dezembro. O piloto, no entanto, se mostra confiante. “Acho que esse é o começo da minha carreira; com um bom trabalho neste ano, a gente pode estender esses contratos e, se Deus quiser, ficar bastante no futuro.”

In this article
Julianne Cerasoli
Fórmula 1
Bruno Senna
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Pirelli anuncia um novo carro de testes para 2012
Próximo artigo Marussia anuncia Maria de Villota como piloto de testes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros