Ferrari e Mercedes enfrentam preocupações de motor em Monza
Equipes irão para GP da Itália com algumas preocupações de confiabilidade do motor, após as falhas de clientes em Spa-Francorchamps
Todos os seis carros da Mercedes tiveram uma nova unidade de potência, chamada de fase 3, na sexta-feira do GP da Bélgica, com a intenção de chegar ao final da temporada sem mais alterações e, portanto, sem penalidades.
No entanto, Sergio Pérez, da Racing Point, sofreu um falha no segundo treino livre, e depois Robert Kubica teve um problema diferente em sua Williams no início da classificação.
Ambos os pilotos tiveram que voltar às unidades anteriores - de fase 2 - para a corrida, enquanto as unidades danificadas foram devolvidas para análise.
O chefe da Mercedes, Toto Wolff, admitiu que havia uma preocupação com os outros carros que participaram da corrida.
"Isso não nos comprometeu maciçamente", disse Wolff. "Não estávamos correndo nenhum risco na corrida, mas certamente não era uma situação confortável. As falhas pareciam ter origens diferentes e ainda não foram analisadas e compreendidas.”
A Ferrari introduziu seu novo motor em Spa apenas nos carros da Haas de Romain Grosjean e Kevin Magnussen e na Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi, antes de sua implantação planejada nos carros oficiais em Monza.
No entanto, Giovinazzi teve uma falha na classificação do sábado, e o chefe da da Ferrari, Mattia Binotto, admitiu que isso era motivo de preocupação.
"Precisamos analisar o que aconteceu porque uma dessas falhas deve estar relacionada a algo errado, bastante detectável”, disse Binotto.
"O motor voltará para Maranello, a primeira necessidade será desmontá-lo e tentar entender. Ainda temos alguns dias para reagir. Mas sim, é uma preocupação."
No começo do fim de semana em Spa, Binotto enfatizou que a introdução do novo motor com carros de clientes não era para ser um exercício de coleta de dados antes de implantá-lo na equipe oficial.
"A razão pela qual estamos implantando antes na Haas e Alfa Romeo não é para obter dados", disse ele quando perguntado pelo Motorsport.com. "Quando você introduz uma unidade, ela deverá ser totalmente confiável, homologada e validada no dinamômetro.”
"Portanto, a razão pela qual estamos fazendo isso é simplesmente que estamos em diferentes cenários em termos de quilometragem."
Enquanto os carros da equipe oficial estão programados para usar o novo motor em Spa, o chefe da Alfa Romeo, Fred Vasseur, disse ao Motorsport.com que não há planos para Kimi Raikkonen atualizar seu carro para a corrida. Qualquer mudança futura concederá ao finlandês uma punição de grid.
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