Recomendado para você

Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento
Últimas notícias

Ferrari e Red Bull anunciam saída da associação de equipes

Em comunicado, equipe italiana sugere que falta de clareza de acordo de restrição de gastos é o motivo do racha da FOTA

A FOTA foi criada em 2008

Ferrari e Red Bull anunciaram que deixaram a Associação das Equipes de F-1 (FOTA, em inglês). Ambas as equipes afirmaram que seguem interessadas no corte de gastos que a entidade vinha promovendo.

"A Red Bull Racing pode confirmar que deixou a FOTA. A equipe continuará comprometida a encontrar uma solução para o corte de gastos na F-1."

De acordo com comunicado da equipe de Maranello, foi uma decisão difícil tomada após as questões que o time entendia como centrais para a entidade foram deixadas de lado. 

“Alguns dos maiores feito da associação durante estes anos, em conjunto com a FIA, foi na redução de gastos, o que beneficiou a todos. A Ferrari estava na linha de frente nesta área, mesmo antes do nascimento da FOTA, e pretende continuar nessa rota.”

Segundo o comunicado, a Ferrari continuará trabalhando junto das demais equipes para tornar o atual acordo de restrição de gastos mais eficiente, “tornando-o mais estrito em áreas chave como aerodinâmica, testes e áreas que ainda não estão cobertas, como motores.”

Com exceção da Hispania, todas as demais equipes fazem parte da associação, comandada pelo chefe da McLaren Martin Whitmarsh.

A FOTA foi criada durante a temporada de 2008 e é uma das tentativas de gerar uma unidade entre as equipes e defender seus interesses perante a federação (FIA) e a detentora dos direitos comerciais da categoria (FOM).

A associação vinha em crise devido ao acordo de redução de gastos, que prevê cortes anuais nas despesas das equipes e vinha desagradando alguns membros por sua falta de clareza em determinados pontos, como na não inclusão de motores e Kers.

Em entrevista publicada ontem pelo site da F-1, o consultor da Red Bull, Helmut Marko, havia criticado o RRA.

“Nossa visão é que, como os motores e o Kers não fazem parte do acordo de restrição de gastos, é o caso de adotar os parâmetros precisos. A ideia de gastar menos é o certo, mas punir a Red Bull do lado aerodinâmico enquanto motor e Kers não fazem parte do acordo é difícil de aceitar”

Artigo anterior Button: "Só um cara teve um ano melhor do que eu na F-1”
Próximo artigo CEO da Sauber destaca importância do acordo de restrição de gastos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros