Recomendado para você

F1: Equipe responde à alegação de Alonso de Aston Martin ser "nona mais rápida"

F1: Equipe responde à alegação de Alonso de Aston Martin ser "nona mais rápida"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Equipe responde à alegação de Alonso de Aston Martin ser "nona mais rápida"
Após título, Lucas Moraes confirma acordo com Dacia para disputar Dakar e temporadas 2026 e 2027 do W2RC

Após título, Lucas Moraes confirma acordo com Dacia para disputar Dakar e temporadas 2026 e 2027 do W2RC

Rally
Rally
Após título, Lucas Moraes confirma acordo com Dacia para disputar Dakar e temporadas 2026 e 2027 do W2RC
F1: Wolff vê "vantagem psicológica" para Verstappen na disputa pelo título

F1: Wolff vê "vantagem psicológica" para Verstappen na disputa pelo título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Wolff vê "vantagem psicológica" para Verstappen na disputa pelo título
F1: Vasseur admite que "subestimou pressão psicológica" ao não desenvolver carro

F1: Vasseur admite que "subestimou pressão psicológica" ao não desenvolver carro

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Vasseur admite que "subestimou pressão psicológica" ao não desenvolver carro
F1: Verstappen é 'sincerão' sobre recuperação que o recoloca na briga por título de 2025

F1: Verstappen é 'sincerão' sobre recuperação que o recoloca na briga por título de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Verstappen é 'sincerão' sobre recuperação que o recoloca na briga por título de 2025
F1: Bearman critica pilotagem "desesperada e perigosa" de Tsunoda em lance no GP dos EUA

F1: Bearman critica pilotagem "desesperada e perigosa" de Tsunoda em lance no GP dos EUA

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Bearman critica pilotagem "desesperada e perigosa" de Tsunoda em lance no GP dos EUA
Motorsport.com transmite NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Martinsville: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Martinsville: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Martinsville II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Martinsville: veja horários e como assistir
Stock Car: Confira horários e como assistir à etapa de Campo Grande

Stock Car: Confira horários e como assistir à etapa de Campo Grande

Stock Car
Stock Car
Campo Grande
Stock Car: Confira horários e como assistir à etapa de Campo Grande
Análise

Ferrari encontra solução para pistão graças à impressão 3D

Escuderia utiliza tecnologia de impressão na tentativa sair na frente em 2017

Ferrari SF16-H rear detail

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

Enquanto a Ferrari tem mantido um rígido código de silêncio sobre suas esperanças para a temporada seguinte, sob as ordens do presidente Sergio Marchionne, o trabalho está progredindo em Maranello para garantir um passo à frente muito necessário.

Depois de colocar pressão sobre si mesma no início de 2016, com declarações ousadas sobre ganhar a primeira corrida da temporada, este ano os esforços da Ferrari estão ocorrendo sob sigilo.

O desenvolvimento do projeto 668 está bem avançado e está programado para fazer sua aparição pública em Fiorano para um dia de filmagem no dia 24 de fevereiro.

O diretor técnico Mattia Binotto, que foi transferido do departamento de motores, espera um avanço graças a um projeto final que pode ter muito pouco em comum com a versão de 2016.

Foi apurado que o foco principal da mudança esteja na combustão, com a câmara ajustada para um aumento considerável na pressão, graças ao trabalho sobre o sistema de ignição a jato que tem sido usado nos últimos anos.

Sugere-se que exista um novo design de micro-injector da Magneti Marelli, que ajuda a garantir a chama perfeita para a câmara de ignição para aumentar o desempenho, e que também minimiza o uso de combustível para reduzir o consumo.

As mudanças vão colocar o motor sob grandes forças e aumento na temperatura, que pode ser uma ameaça à confiabilidade.

Para atingir seus objetivos, a Ferrari está tendo que revolucionar sua abordagem no design de motores, e decidiu se concentrar na inovação. Os testes estão agora em curso sobre um conceito de design do novo pistão que usa uma liga de aço nova.

Embora os fabricantes estejam limitados pela FIA, em termos dos materiais que podem usar, a Ferrari busca se afastar do alumínio, que é comumente usado.

Ligas de alumínio são mais leves do que o aço, mas têm menos capacidade de resistir à deformação e não quebrar em temperaturas extremas. Peso extra em peças móveis, como pistões, é um grande problema, então o foco tem sido em encontrar uma solução que funcione melhor e tenha mais confiabilidade.

Para ajudar na missão em encontrar a liga certa, os engenheiros de Maranello estão avaliando as mais recentes tecnologias de impressão 3D.

Usar esta técnica permite que os engenheiros construam camadas finas com um material de cada vez, por isso é possível criar formas complexas que não foram possíveis antes.

O grau de liberdade que vem da impressão 3D, aliado à velocidade de produção, abriu uma nova fronteira de desenvolvimento de design.

O uso de materiais, como ligas de aço, que em processos de fundição normais não seriam adequados para a produção de um pistão de F1, pode agora ser considerado porque você não precisa mais fabricar superfícies cheias.

É provável que a Ferrari não esteja sozinha na adoção desta tecnologia. Binotto está esperando conseguir as melhorias de desempenho o mais rápido possível, e poderá ser logo no início da temporada.

Artigo anterior Chefe da Haas diz que Brawn é o homem certo para ajudar F1
Próximo artigo Pirelli elege 10 melhores corridas da F1 dos últimos 30 anos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros