Ferrari faz escolha agressiva de pneus para GP do Azerbaijão
Equipe define que usará 10 jogos de pneus ultramacios em Baku, sendo que somente a Sauber e Stoffel Vandoorne fizeram o mesmo
Nesta terça-feira (17), a fornecedora oficial da F1, a Pirelli, divulgou as escolhas das equipes para o GP do Azerbaijão. A Ferrari surpreendeu e decidiu que seus dois pilotos poderão utilizar 10 sets de pneus ultramacios. Sebastian Vettel terá à disposição um set de macios e dois de supermacios. Kimi Raikkonen poderá usar dois macios e um jogo de supermacios.
Mercedes, Force India, Haas e Fernando Alonso passaram terão nove sets de ultramacios, enquanto a Red Bull, Williams e Toro Rosso optaram por oito, e a Renault está sozinha escolhendo apenas sete.
A corrida será uma incógnita para a Pirelli e as equipes, já que a mudança do final de junho, época das primeiras provas no local, para o fim de abril provavelmente terá temperaturas mais baixas do que as experimentadas nos dois anos anteriores.
"Baku é um pouco estranho", disse o chefe da Pirelli F1, Mario Isola, ao Motorsport.com. “Porque é um circuito de rua, mas com uma velocidade muito alta.”
“Você tem alguns setores que são muito, muito rápidos, mas você também tem algumas partes da pista sob o sol e algumas partes na sombra. Então você tem partes da pista com uma certa temperatura e partes com uma temperatura diferente. No ano passado foi em junho, então será claramente diferente.”
Isola espera que o mais suave dos três pneus possa dar mais voltas do que na China: “Acredito que o ultramacio em Baku é uma escolha menos agressiva em relação a Xangai, a gravidade do circuito é menor e também a aspereza do asfalto. Acredito que a diferença entre os compostos esteja na faixa de meio segundo.”
Xangai validou estratégia da Pirelli
Isola acredita que a corrida de Xangai foi mais uma prova de que a Pirelli conseguiu seu melhor resultado em 2018, com o vencedor da corrida, Daniel Ricciardo, usando todos os três compostos em seu caminho para a vitória.
“Vimos as melhores equipes se qualificando em um composto diferente no Q2, para tentar começar a corrida nele. Eles fizeram táticas diferentes e isso é bom. Obviamente, o Safety Car mudou as estratégias, mas a Red Bull fez um bom movimento, encaixando o macio nas últimas 26 voltas, e foi muito rápido no final.
“Fiquei feliz em ver que Ricciardo ganhou usando todos os três compostos. É bom que todos pudessem escolher qualquer um dos três compostos. O ultramacio não era ruim, as condições mais quentes ajudaram a reduzir a granulação.”
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