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FIA: Acidentes com DRS foram "escolhas dos pilotos"

Diretor de corridas da FIA, Charlie Whiting disse que acidentes na nova zona de DRS durante GP da Grã-Bretanha foram consequências de "escolha de pilotos" e não eram diferentes de outras batidas

Romain Grosjean, Haas F1 Team, after the crash

A terceira zona de DRS em Silverstone, que chegava às curvas 1 e 2, foi um fator para dois acidentes durante o fim de semana do GP da Grã-Bretanha.

Romain Grosjean bateu durante os treinos, levando Lewis Hamilton a chamar a nova área de " inútil" e "perigosa", antes de Marcus Ericsson se lançar em um incidente similar durante a corrida.

"Acho que os incidentes em que os pilotos perderam o controle durante a primeira curva porque estavam com o DRS aberto durante foram uma opção dos pilotos, assim como qualquer outra opção que você faz em um carro", disse Charlie Whiting.

"É como qualquer carro que seja desafiador para os pilotos, e às vezes eles tentam fazer uma curva acelerando tudo quando não é assim que tem que ser, e eles rodam.”

"É a mesma coisa, é escolha deles. Se eles acham que podem fazer isso, podem tentar. Não é um requisito.”

"É como qualquer outra escolha que equipes e pilotos fazem."

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Whiting admitiu, no entanto, que a nova zona do DRS não contribuiu muito para ajudar nas ultrapassagens.

"Eu não acho que realmente ajudou", disse ele.

"A ideia era que os pilotos pudessem chegar um pouco mais perto um dos outros e, portanto, estar em uma posição melhor para atacar nas retas entre as curvas 5 e 6."

Embora ele tenha sentido que o DRS de Silverstone adicionou um desafio extra, Whiting disse que não era a favor de retornar aos regulamentos anteriores, que permitiam que os pilotos usassem o DRS onde quisessem.

"Eu não acho certo, porque tudo o que você estaria fazendo é criar tempos mais rápidos.”

"Todo o princípio do DRS é ajudar nas ultrapassagens e permitir que eles o utilizassem nos lugares em que você permita na corrida e isso parece inteiramente lógico para mim. Eu não seria a favor de voltar atrás."

Whiting confirmou que em Hockenheim terá uma zona DRS a mais e que a principal – perto do hairpin - será ampliada.

"Uma extra, outra na reta ao lado dos pits, outra entre as curvas 1 e 2, e a principal para a curva 6 será um pouco mais longa."

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