Recomendado para você

F1 - Verstappen 'zoa' largada de Norris em Las Vegas: "Se preocupou com os retrovisores e esqueceu de frear"

F1 - Verstappen 'zoa' largada de Norris em Las Vegas: "Se preocupou com os retrovisores e esqueceu de frear"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Verstappen 'zoa' largada de Norris em Las Vegas: "Se preocupou com os retrovisores e esqueceu de frear"
F1: Conflitos entre Cowell e Newey podem resultar em Horner como novo chefe da Aston Martin; entenda

F1: Conflitos entre Cowell e Newey podem resultar em Horner como novo chefe da Aston Martin; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Conflitos entre Cowell e Newey podem resultar em Horner como novo chefe da Aston Martin; entenda
F1: Quais regras a McLaren quebrou no GP de Las Vegas?

F1: Quais regras a McLaren quebrou no GP de Las Vegas?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Quais regras a McLaren quebrou no GP de Las Vegas?
F1: McLaren assume a culpa por desclassificação de Norris e Piastri e explica problema

F1: McLaren assume a culpa por desclassificação de Norris e Piastri e explica problema

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: McLaren assume a culpa por desclassificação de Norris e Piastri e explica problema
F1: McLaren é desclassificada do GP de Las Vegas por irregularidade técnica e Verstappen fica mais perto da liderança

F1: McLaren é desclassificada do GP de Las Vegas por irregularidade técnica e Verstappen fica mais perto da liderança

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: McLaren é desclassificada do GP de Las Vegas por irregularidade técnica e Verstappen fica mais perto da liderança
F1: McLaren é desclassificada do GP de Las Vegas por irregularidade técnica e Verstappen fica mais perto da liderança

F1: McLaren é desclassificada do GP de Las Vegas por irregularidade técnica e Verstappen fica mais perto da liderança

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: McLaren é desclassificada do GP de Las Vegas por irregularidade técnica e Verstappen fica mais perto da liderança
Veja como fica a tabela da F1 2025 pós-desclassificação da McLaren no GP de Las Vegas

Veja como fica a tabela da F1 2025 pós-desclassificação da McLaren no GP de Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
Veja como fica a tabela da F1 2025 pós-desclassificação da McLaren no GP de Las Vegas
F1: Veja o resultado atualizado do GP de Las Vegas após a desclassificação dos pilotos da McLaren

F1: Veja o resultado atualizado do GP de Las Vegas após a desclassificação dos pilotos da McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Veja o resultado atualizado do GP de Las Vegas após a desclassificação dos pilotos da McLaren
F1 - Hulkenberg elogia "ótimo trabalho" da Sauber após pontos em Las Vegas: "Era o máximo possível"

F1 - Hulkenberg elogia "ótimo trabalho" da Sauber após pontos em Las Vegas: "Era o máximo possível"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Hulkenberg elogia "ótimo trabalho" da Sauber após pontos em Las Vegas: "Era o máximo possível"
Últimas notícias

FIA adverte equipes sobre design de suspensão

FIA pode pedir que equipes removam sistemas de suspensão se não conseguirem provar que o ganho de desempenho aerodinâmico não é o objetivo principal do projeto

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08, leads Sebastian Vettel, Ferrari

O debate entre as equipes sobre dispositivos inteligentes de suspensão tem sido contínuo desde que a Ferrari escreveu à FIA no final do ano passado para questionar sua legalidade.

Embora o esclarecimento inicial da Ferrari não visasse nenhuma equipe específica, acredita-se que a questão gira em torno de conceitos de tecnologia que a Mercedes e a Red Bull usaram anteriormente e estavam sendo melhorados.

Embora as conversas mais recentes entre as equipes no início deste mês não tenham chegado a uma resolução, a FIA emitiu uma norma técnica esclarecendo a situação.

Em documento enviado às equipes e visto pelo Motorsport.com, a FIA esboçou como pretende avaliar a legalidade dos sistemas de suspensão, com foco particular em como eles afetam o desempenho aerodinâmico.

A FIA escolheu cinco características-chave que considerará ilegal:

- Qualquer sistema que altere a forma como o carro responda às acelerações;

- Nenhum acoplamento direto entre a função de altura de marcha, sistema de frenagem ou o sistema de direção;

- Controle de altura correto por meio de auto-nivelamento;

- Acoplamento direto entre o rolamento e as peças de apoio da suspensão;

- O armazenamento de energia para implantação retardada ou qualquer sistema que resultaria em assimetria não incidental na resposta às mudanças na carga aplicada às rodas.

A FIA disse que espera que o esclarecimento deixe claro sobre o que as equipes precisam fazer para provar que seu sistema esteja em conformidade.

O documento também diz que se uma equipe não satisfazer o delegado técnico, a FIA pode pedir que o sistema seja removido ou desativado.

Se uma equipe usar o sistema, apesar de ter a remoção solicitada, o assunto será relatado aos comissários.

Embora o último esclarecimento pareça descartar o tipo de sistema que a Red Bull é suspeita de usar, Christian Horner disse que acredita que sua equipe está dentro dos regulamentos.

"A FIA parece estar feliz com a maneira como interpretamos as regras", disse Horner. "Se alguém tem um problema com isso, eles têm o direito de protestar."

"Nós só podemos seguir o conselho que recebemos do órgão governante. Não há nenhum problema."

Artigo anterior Hamilton lidera manhã de testes em Barcelona
Próximo artigo Raikkonen coloca Ferrari na frente no segundo dia de testes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros