Recomendado para você

F1: Organizadores do GP em Madri negam rumores de cancelamento da etapa

F1: Organizadores do GP em Madri negam rumores de cancelamento da etapa

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Organizadores do GP em Madri negam rumores de cancelamento da etapa
F1: Verstappen pode manter o #1 mesmo se não for campeão em 2025?

F1: Verstappen pode manter o #1 mesmo se não for campeão em 2025?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Verstappen pode manter o #1 mesmo se não for campeão em 2025?
Moto3: Dettwiler fala publicamente pela primeira vez após grave acidente

Moto3: Dettwiler fala publicamente pela primeira vez após grave acidente

Moto3
Moto3
Moto3: Dettwiler fala publicamente pela primeira vez após grave acidente
Após venda das ações da Mercedes, qual o futuro de Wolff na F1?

Após venda das ações da Mercedes, qual o futuro de Wolff na F1?

Fórmula 1
Fórmula 1
Após venda das ações da Mercedes, qual o futuro de Wolff na F1?
Ayumu Iwasa, da Red Bull, "seria melhor que Tsunoda" na F1?

Ayumu Iwasa, da Red Bull, "seria melhor que Tsunoda" na F1?

Fórmula 1
Fórmula 1
Ayumu Iwasa, da Red Bull, "seria melhor que Tsunoda" na F1?
F1: Pérez revela bastidores e 'intrigas' na Red Bull e última conversa com Horner

F1: Pérez revela bastidores e 'intrigas' na Red Bull e última conversa com Horner

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Pérez revela bastidores e 'intrigas' na Red Bull e última conversa com Horner
Venda de ingressos do Heineken Village para o GP de São Paulo de 2026 começa hoje; veja informações

Venda de ingressos do Heineken Village para o GP de São Paulo de 2026 começa hoje; veja informações

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
Venda de ingressos do Heineken Village para o GP de São Paulo de 2026 começa hoje; veja informações
ANÁLISE F1: McLaren sabia do risco de ser desclassificada antes da corrida em Las Vegas?

ANÁLISE F1: McLaren sabia do risco de ser desclassificada antes da corrida em Las Vegas?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
ANÁLISE F1: McLaren sabia do risco de ser desclassificada antes da corrida em Las Vegas?
Últimas notícias

FIA adverte equipes sobre design de suspensão

FIA pode pedir que equipes removam sistemas de suspensão se não conseguirem provar que o ganho de desempenho aerodinâmico não é o objetivo principal do projeto

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08, leads Sebastian Vettel, Ferrari

O debate entre as equipes sobre dispositivos inteligentes de suspensão tem sido contínuo desde que a Ferrari escreveu à FIA no final do ano passado para questionar sua legalidade.

Embora o esclarecimento inicial da Ferrari não visasse nenhuma equipe específica, acredita-se que a questão gira em torno de conceitos de tecnologia que a Mercedes e a Red Bull usaram anteriormente e estavam sendo melhorados.

Embora as conversas mais recentes entre as equipes no início deste mês não tenham chegado a uma resolução, a FIA emitiu uma norma técnica esclarecendo a situação.

Em documento enviado às equipes e visto pelo Motorsport.com, a FIA esboçou como pretende avaliar a legalidade dos sistemas de suspensão, com foco particular em como eles afetam o desempenho aerodinâmico.

A FIA escolheu cinco características-chave que considerará ilegal:

- Qualquer sistema que altere a forma como o carro responda às acelerações;

- Nenhum acoplamento direto entre a função de altura de marcha, sistema de frenagem ou o sistema de direção;

- Controle de altura correto por meio de auto-nivelamento;

- Acoplamento direto entre o rolamento e as peças de apoio da suspensão;

- O armazenamento de energia para implantação retardada ou qualquer sistema que resultaria em assimetria não incidental na resposta às mudanças na carga aplicada às rodas.

A FIA disse que espera que o esclarecimento deixe claro sobre o que as equipes precisam fazer para provar que seu sistema esteja em conformidade.

O documento também diz que se uma equipe não satisfazer o delegado técnico, a FIA pode pedir que o sistema seja removido ou desativado.

Se uma equipe usar o sistema, apesar de ter a remoção solicitada, o assunto será relatado aos comissários.

Embora o último esclarecimento pareça descartar o tipo de sistema que a Red Bull é suspeita de usar, Christian Horner disse que acredita que sua equipe está dentro dos regulamentos.

"A FIA parece estar feliz com a maneira como interpretamos as regras", disse Horner. "Se alguém tem um problema com isso, eles têm o direito de protestar."

"Nós só podemos seguir o conselho que recebemos do órgão governante. Não há nenhum problema."

Artigo anterior Hamilton lidera manhã de testes em Barcelona
Próximo artigo Raikkonen coloca Ferrari na frente no segundo dia de testes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros