FIA adverte equipes sobre design de suspensão
FIA pode pedir que equipes removam sistemas de suspensão se não conseguirem provar que o ganho de desempenho aerodinâmico não é o objetivo principal do projeto
O debate entre as equipes sobre dispositivos inteligentes de suspensão tem sido contínuo desde que a Ferrari escreveu à FIA no final do ano passado para questionar sua legalidade.
Embora o esclarecimento inicial da Ferrari não visasse nenhuma equipe específica, acredita-se que a questão gira em torno de conceitos de tecnologia que a Mercedes e a Red Bull usaram anteriormente e estavam sendo melhorados.
Embora as conversas mais recentes entre as equipes no início deste mês não tenham chegado a uma resolução, a FIA emitiu uma norma técnica esclarecendo a situação.
Em documento enviado às equipes e visto pelo Motorsport.com, a FIA esboçou como pretende avaliar a legalidade dos sistemas de suspensão, com foco particular em como eles afetam o desempenho aerodinâmico.
A FIA escolheu cinco características-chave que considerará ilegal:
- Qualquer sistema que altere a forma como o carro responda às acelerações;
- Nenhum acoplamento direto entre a função de altura de marcha, sistema de frenagem ou o sistema de direção;
- Controle de altura correto por meio de auto-nivelamento;
- Acoplamento direto entre o rolamento e as peças de apoio da suspensão;
- O armazenamento de energia para implantação retardada ou qualquer sistema que resultaria em assimetria não incidental na resposta às mudanças na carga aplicada às rodas.
A FIA disse que espera que o esclarecimento deixe claro sobre o que as equipes precisam fazer para provar que seu sistema esteja em conformidade.
O documento também diz que se uma equipe não satisfazer o delegado técnico, a FIA pode pedir que o sistema seja removido ou desativado.
Se uma equipe usar o sistema, apesar de ter a remoção solicitada, o assunto será relatado aos comissários.
Embora o último esclarecimento pareça descartar o tipo de sistema que a Red Bull é suspeita de usar, Christian Horner disse que acredita que sua equipe está dentro dos regulamentos.
"A FIA parece estar feliz com a maneira como interpretamos as regras", disse Horner. "Se alguém tem um problema com isso, eles têm o direito de protestar."
"Nós só podemos seguir o conselho que recebemos do órgão governante. Não há nenhum problema."
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