FIA ameaça punir times que não cumprirem restrições no rádio
Entidade não acata pedido de relaxar regras de comunicação e agora ameaça times com drive-throughs e punições de tempo
As equipes de Fórmula 1 agora correm risco real de punições se não cumprirem as regras de comunicação via rádio.
O Motorsport.com pode revelar que a FIA comunicou às equipes que as transgressões via rádio agora serão relatadas diretamente aos comissários de prova. Até então as equipes eram só advertidas verbalmente.
A notícia vem depois de algumas equipes terem se queixado de que as restrições estavam muito duras, algo colocado no centro das atenções com o problemas nas configurações de motor da Mercedes em Baku e com os problemas de freio no GP da Áustria.
Chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff é um dos que acredita que as restrições de rádio foram longe demais e devem ser afrouxadas para permitir mais comunicação.
"A FIA não está em uma posição fácil também, por conta de onde está o limite", disse Wolff. "As equipes podem facilmente abusar deles sob motivos de segurança para tentar se comunicar com os engenheiros.”
"Minha opinião é que nós provavelmente fomos um pouco longe demais no que é restrito - então vamos abrir para que todos possam ouvir tudo, algo que na verdade é uma sugestão de Bernie Ecclestone, não minha.”
Porém, longe de afrouxar as regras, a FIA confirmou que sua posição sobre o que é e não é permitido permanece inalterada. Agora as equipes irão enfrentar sanções se houver qualquer violação.
Isso pode incluir potenciais drive-throughs ou punições em tempo de prova. Chefe-técnico da Williams, Pat Symonds insinuou que a orientação mais rigorosa da FIA nesta sexta-feira pode indicar que: "o período de lua de mel acabou."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.